Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Samsung Neo QLED vs LG QNED: qual a melhor TV de mini Leds?

Samsung e LG são as marcas que comercializam as TVs com painel de mini leds no mercado nacional.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de set de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Uma das principais novidades no mercado braisleiro de Tvs foi a chegada das linhas de LG e Samsung que fazem uso da tecnologia de mini LEDs em seus painéis. respectivamente LG QNED e Samsung Neo QLED prometem imagens com muito brilho, cores vivas e contraste bem próximo do que é encontrado nas telas OLED, mas será que existe uma linha melhor no embate entre Samsung Neo QLED vs LG QNED? Analisamos as duas opções. 

Mas antes de se aprofundar no mar de pixels, e especificações das duas linhas de TV, fique sabendo que a melhor cobertura da Black Friday é aqui no Promobit. O principal final de semana para quem quer economizar está chegando e com ele ótimas ofertas. 

Neo QLED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As TVs com tecnologia Neo QLEDs da Samsung abrigam os modelos da marca com a tecnologia de mini leds, sendo a diminuição dos LEDs que geram a luz branca que possibilita visualizar as imagens como a grande diferença da tecnologia. Segundo a Samsung os LEDs localizados no Backlight,  são até 40% menores que os LEDs convencionais usados em TVs como as QLEDs. Por ter menos Led é possível preencher o painel backlight com mais LEDs e proporcionar um contraste mais apurado e maior controle da iluminação entre áreas claras e escuras de uma mesma tela. 

Assim como as TVs de LED, as Neo QLEDs também fazem uso de iluminação que chega até os led, porém os mini leds são iluminados individualmente, o que faz toda a diferença por evitar o cruzamento de luz que atravessa os LEDs e possibilitar maior controle das matizes em cada mini led. Todos os modelos da linha Neo QLED possuiem entradas HDMI 2.1, compatibilidade com Google Assistente e Alexa, e as tecnologias de aperfeiçoamento de imagem e áudio Dolby Atmos e Dolby Vision.

LG QNED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de não possuir uma linha anterior de TVs com pontos quânticos,  o anunciou da linha QNED da LG foi muito bem recebido por unir o recurso com outra já presente em uma linha mais simples da marca, o Nanocell (camada de Nanopartículas presente na composição do painel que filtra a luz para apresentar imagens mais limpas  e cores com maior intensidade). 

Além de somar as tecnologias nanocell e Quantum Dort em uma mesma linha de Tvs a LG também diminuiu os leds presentes no backlight para minis LEDs que ficar aproximadamente 1/40 menos que os leds convencionais, além de diminuir o tamanha das zonas de iluminação dos LEDs e aumentar a quantidade de zonas de controle de luz dos LEDs, em média 2.500 zonas de escurecimento individuais, assim é possível escurecer zonas do painel e acender outros grupos, deixando os pretos mais intensos e as partes claras ainda mais vivas. 

Modelos, dimensões e disponibilidade

A LG trouxe ao brasil depois da Samsung suas TVs com micro LEDs e também de forma mais tímida, com apenas 3 modelos, QNED80, QNED99 e QNED90, além de modelos focados em dimensões de tela maiores, entre 55 e 86 polegadas. Todos os modelos são 120 Hz, com HDMI 2.1 além da QNED99 possuir resolução 8K. 

Já a Samsung mostra-se mais consolidada no mercado de TVs MINI LED com quatro modelos, QN83, QN90, QN85, todas com resolução 4K, enquanto a QN700 apresenta resolução 8K. Todos os modelos possuem taxa de atualização de 120 Hz, HDMI 2.1 e um leque maior de tamanhos que os encontrados na LG. Os modelos da Samsung chegam até 85 polegadas, mas há a versão de 43 polegadas da QN90, modelo que é pensado para games e que pode ser usado como monitor. 

Samsung Neo QLED vs LG QNED: qual a melhor?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tecnicamente não há diferenças consideráveis em qualidade técnica nos modelos das linhas de Mini LED das duas fabricantes, porém, em média as TVs da Samsung são menos caras do que as da LG até o momento, mas a variação de preço pode depender de qual modelo pretende comprar de cada fabricante e a depender do tamanho de tela. 

Defina o que busca em sua TV e quanto pretende pagar em sua nova TV, tendo em vista de que não há opções baratas em nenhuma das linhas tanto de Samsung quanto de LG,  e assim opte pelo modelo de uma das fabricantes que mais o atenda e com o menor preço, pois as capacidades do painel de mini LEDs são equivalentes nas Neo QLEDs e nas QNEDs. 


Para comprar sua TV em promoção use o cupom Submarino ou cupom Americanas e economize!