Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é Dolby Vision e como ele melhora a imagem da sua TV?

Conheça o Dolby Vision, padrão de grande alcance dinâmico que é mais eficaz que o HDR, porém, mais restrito.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

17 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O HDR é sinônimo de melhoria de imagem, pois está presente em uma quantidade maior de modelos de TVs. Porém o Dolby Vision possui a mesma proposta e melhores resultado quando o assunto é melhorar a imagem da TV, embora seja menos conhecido. Saiba mais neste artigo o que é o Dolby Vision, quais as TVs equipadas com a tecnologia e as vantagem em relação ao HDR.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

O que é Dolby Vision?

O Double Vision é o padrão é a tecnologia de melhoria de imagem nos moldes do HDR, mas desenvolvido pela Adobe, empresa de software famosa por seus programas para trabalhos multimídia, criatividade e criação de conteúdo como Adobe Photoshop, Adobe Premiere, Adobe Illustrator, entre outros.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

HDR ou grande alcance dinâmico é a tecnologia de aprimoramento de imagem que destaca os contrastes e cores, dando mais brilho as áreas claras e tons mais reais de preto às regiões escuras, além de deixar as cores mais vivas ao ampliar as cores de cada pixel da tela. De forma simplificada, o Dolby Vision é o padrão de HDR da Adobe que mostrou-se superior ao HDR e ao HDR10. 

O formato Dolby Vision está presente em serviços de streaming, inclusive para dispositivos móveis, cinemas e TVs. Algumas marcas que disponibilizam modelos com suporte ao padrão Dolby Vision no Brasil são LG, Sony e TCL.  

Vantagens e desvantagens do Dolby Vision

O conceito do padrão HDR é aumentar níveis de brilho e contraste, além da intensidade das cores, porém esse aumento possui sempre a mesma intensidade, independente da necessidade da cena. Já o Dolby Vision destaca-se por ser capaz de alternar a intensidade do alcance dinâmico de acordo com as exigência do que está em tela e em tempo real. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: LG

Outra vantagem do Dolby Vision sobre o HDR está na intensidade do brilho e na riqueza de detalhes. A medida da capacidade de luminância de uma tela é feita em NITs, e enquanto o padrão HDR tem em média 1.000 NITs, o Dolby Vision é capaz de suportar até 10.000 NITs. A riqueza de detalhes da imagem é outra vantagem do formato de grande alcance dinâmico da Adobe sobre o HDR e também pode ser constatada comparando outra unidade de medida, o Bit. Com o Dolby Vision atinge 12 Bit de profundidade de imagem, o formato HDR chega a 10, sendo que o Bit é uma unidade informativa que representa maior riqueza de detalhes e quanto maior for o número de Bits mais detalhes na imagem. 

Na busca por acirrar a disputa do mercado de TVs, as empresas de tecnologia já desenvolveram versões mais recentes do padrão HDR, são elas o HDR10 e atualmente o HDR10+, que já são capazes de moldar a intensidade de luzes e tons escuros, mas que ainda possuem os mesmos 1.000 NITs de luminância e 10 bits.  

A grande desvantagem do Dolby Vision é que ele não é um formato aberto, logo a oferta de aparelhos de TV e serviços como cinemas e streaming que oferecem o formata é mais restrito. Apesar de a TV com Dolby Vision ser mais cara, ela já estará habilitada também ao padrão HDR, que é aberto. 

Modelos de Tvs com Dolby Vision

Por não ser um formato aberto, não está tão disponível no mercado quando o HDR e suas evoluções, porém existem TVs muito boas da LG e Sony comercializadas no Brasil e compatíveis com a tecnologia. 

LG 55SM9000 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As TVs da LG da linha OLED e NanoCell são as que possuem compatibilidade com o padrão Dolby Vision. Um bom exemplo é a SM9000 que também tem 120hz de taxa de atualização, painel IPS e possui inteligência artificial. O modelo já esteve disponível no Promobit por R$3.600,00.

Sony 905F

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Disponível em 55, 65, 75 e 85 polegadas, a Sony X905F tem o sistema operacional Android TV, habilitada para receber comando de voz através do Google assistente conta com boa fluidez para jogos e além do Dolby Vision, a tecnologia TRILUMINOS da Sony amplia a paleta de cores alcançáveis pela TV, resultando em tonalidades mais reais. O modelo de 55 polegadas já pintou no Promobit por R$3.400.


As melhores promoções estão no Promobit. Modelos com tecnologia HDR10, HDR10+ ou Dolby Vision podem ficar ainda mais baratos com algum cupom de desconto.