Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Tênis com sola reta é a melhor opção para treino?

Os tênis de mola não agradam muitas das pessoas que vão a academia e optam pelo treino com tênis de sola reta. Leia mais sobre seus pros e contras

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

21 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Estar com um tênis confortável para frequentar a academia é uma questão importante, independente de qual exercício você realizará. Recentemente, muitas pessoas deixaram de utilizar tênis de mola, também conhecidos como “tênis de academia”, e passaram a usar tênis de sola reta e baixa. Essa questão acaba sendo uma dúvida frequente, principalmente em quem está começando a frequentar a academia: “treino com sola reta ou não?”.

Com esta dúvida em mente, confira a nossa análise sobre as diferenças entre realizar o treino com tênis de mola ou com sola reta e baixa, e qual o melhor para determinados tipos de exercícios. 

Por que começaram a utilizar tênis de sola reta e baixa em treino? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
All-Star e Vans são algumas das marcas de tênis de sola reta mais populares em academias

Não é raro vermos pessoas que vão à academia, mas que não gostam do tênis de mola, pelos mais variados motivos, mais comumente relacionados ao seu visual. Afinal de contas, tem que estar preparado para postar “o de hoje está pago” nos stories, não é mesmo? 

Além da questão visual, um outro fator que levou algumas pessoas a passar a preferir pelo treino com tênis de sola reta, seria relacionado a correria do dia a dia. Boa parte das pessoas se organizam para ir à academia com base no horário de trabalho, e para muitos, não era prático carregar um tênis extra apenas para treinar, ou não tinham tempo de voltar até em casa e trocar de tênis.  Ou seja, ir para a academia diretamente com o calçado que já estava no pé se tornou a solução. 

Por conta disso, tênis de marcas como All-Star se tornaram a principal, e em certos casos a única, opção para treinar. Tendo entendido a razão do uso, vamos saber qual o seu diferencial. 

O tênis de sola reta é indicado para quais exercícios?

Calçados com sola baixa e reta se destacam em relação ao tênis de mola para realizar exercícios que demandam uma maior estabilidade nos pés, como atividades relacionadas a musculação. Devido ao seu solado fino, esse tipo de tênis é uma boa escolha para exercícios como levantamento de peso e agachamentos. 

Utilizá-los acarreta em um aumento da ativação muscular, pois permite flexionar os joelhos de uma forma melhor, ao mesmo tempo que exige uma menor amplitude de movimentação do tronco. Além de fortalecer a musculatura dos pés, por aumentar a exigência dessa área, ao realizar o treino com sola reta. 

Ademais, atividades de musculação feita em máquinas, onde a pessoa permanece sentada ao fazê-la, também não possui nenhuma contra indicação para tênis de sola baixa e reta, por não gerar tanta pressão e estresse nos pés e na coluna.

Por outro lado, ao realizar exercícios de impacto, como correr na esteira, flexões ou crossfit em geral, é de suma importância estar com um calçado com amortecimento e estrutura para impacto. Os “tênis de academia” possuem amortecimento extra e um formato de solado específicos para dissipar a energia, reduzindo o impacto causado diretamente na coluna. 

Portanto, a resposta para a pergunta “treino com sola reta?” é: Depende da atividade física que você realizará na academia. 

Qual a importância de utilizar o tênis correto na academia?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Realizar exercícios físicos de forma incorreta pode resultar em desconfortos e lesões, e o mesmo pode ser dito sobre utilizar o tênis errado para realizar certas atividades. Conforme vimos anteriormente, cada um dos tênis são indicados para tipos específicos de exercícios. 

Porém, cada pessoa possui um corpo diferente, necessidades diferentes ao frequentar a academia, ainda mais falando sobre tênis. Cada pessoa também possui um tipo de pisada diferente, sendo altamente recomendado realizar uma consulta com um ortopedista para entender melhor sobre, e a partir daí decidir com qual tênis você treinará. 

Afinal, estamos falando de movimentos físicos realizados repetidamente, então saber não só o seu estado atual, mas também o que pode vir a acontecer, ao realizar uma atividade de forma contínua, pode evitar maiores problemas a médio e longo prazo. 

Por fim, ao entrar na academia, saiba quais são as suas metas e o que você deseja alcançar com os treinos, para a partir daí ver quais exercícios farão parte da sua rotina, para enfim, escolher pelo calçado correto. 


Além de achar os melhores preços de tênis, aqui no Promobit você pode economizar ainda mais com os cupons Netshoes. Aproveite!