Promobit
Guias de Compra

Rotativa, alisadora, térmica e mais: veja os tipos de escova de cabelo

Explicamos como funciona e para que serve os tipos de escova de cabelo que existem no mercado. Conheça-os para melhorar a saúde dos seus fios.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

29 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Secador de cabelo, chapinha, cachos… tudo isso já foi assunto aqui no blog do Promobit, mas ainda não tínhamos um artigo que reunisse todos os tipos de escova existentes no mercado para você cuidar dos seus fios. Por isso, montamos este texto explicando para que serve os tipos de escova de cabelo (térmica, modeladora, rotativa, alisadora e secadora) e como você pode utilizá-las a seu favor. 

Escova térmica

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A escova térmica é um tanto quanto antiga e serve para secar e alisar o cabelo ao mesmo tempo, com a utilização do secador. Pode ser utilizada em casa, mas é comumente encontrada nos salões de beleza, quando um cliente pede para ser feita uma escova simples. A estrutura que fica em contato com o cabelo é feita de metal ou em cerâmica, o que faz com que ela absorva o calor do secador e proporcione uma secagem muito rápida. Para passar mais facilmente pelos fios das madeixas, ela tem formato cilíndrico. 

Leia mais:Vale a pena investir em uma escova térmica?

Escova alisadora

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pode ser considerada uma evolução da escova térmica, pois funciona a partir da energia elétrica e dispensa o secador. Esse tipo de produto não tem o formato cilíndrico e seu design se assemelha a uma escova de pentear comum, mas com alguns botões a mais para que você possa controlar a temperatura dele (os níveis vão variar de acordo com cada marca), ligar e desligar, entre outras funções. 

Escova modeladora ou rotativa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A escova modeladora, também chamada de rotativa, é uma escova cilíndrica e giratória que seca ao mesmo tempo que modela e alisa as mechas dos cabelos. Dentro disso, existem algumas variações a serem encontradas no mercado: escova modeladora que pode ser usada no cabelo molhado; escova modeladora que só modela com os fios secos; algumas próprias para dar volume e brilho. De qualquer jeito, a maioria promete diminuir o frizz dos fios e servem inclusive para fazer penteados, como topetes. 

Leia mais:vale a pena comprar uma escova rotativa?

Pessoas com cabelo crespo não devem utilizar escovas modeladoras, porque os fios podem enroscar, machucar a cabeça e não alisar. Para alisar esse tipo de cabelo, é necessário fazer tratamento químico ou utilizar chapinha. 

Escova secadora

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A escova secadora vem para substituir o uso do secador de cabelos e do pente. Ela é específica para o uso em cabelos molhados e seca enquanto penteia. Alguns modelos vêm revestido com íons e turmalina, que fecham a cutícula dos fios e ajudam a evitar o frizz das madeixas. 

Dentre tantos modelos, qual escolher?

Para escolher entre estes tipos de escova, o mais fácil é optar pelo mais completo, que abrange a maior parte de funções. Ao que parece, esse papel é o da escova rotativa, que pode secar cabelos úmidos ao mesmo tempo que faz os penteados. Por mais que a escova secadora possa ser usada nos cabelos bem molhados, me parece ser um investimento melhor optar por uma escova modeladora e secar bem o cabelo na toalha de banho antes de utilizá-la. 


Agora que você já sabe quais são os tipos de escova de cabelo, não deixe de aproveitar nossas promoções de escova rotativa e utilizar um cupom Submarino ou cupom Americanas para pagar mais barato!