Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Qual o melhor sistema operacional para Smart TV?

Os quatro principais sistemas operacionais para TV são: Tizen, webOS, Android TV e Roku. Saiba qual destes é o melhor sistema operacional para Smart TV.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

1 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Atualmente são quatro os principais sistemas operacionais que destacam-se por equipar as Smart TVs,  seja TVs 4K ou TV 32 polegadas, sendo que Samsung e LG possuem seus S.O., Tizen e webOS, respectivamente, enquanto o Android TV do Google equipa os aparelhos da Sony, Philips, Philco e TCL. Além destes, um sistema operacional que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e nas casas brasileiras é o Roku OS, presente nos aparelhos da TCL e também na nova TV Philips com Roku. Mas entre os quatro, qual é o melhor sistema operacional para Smart TV?

Neste texto, apresentamos as qualidades e diferenças entre os quatro sistemas de acordo com reviews e comentários de usuários e informações técnicas disponibilizadas pelos próprios desenvolvedores para que você escolha o que mais combina com as suas características de uso. 

Atualizado em abril de 2021.

Android TV

melhor sistema operacional para Smart TV

O sistema operacional do Google está presente nas TVs da Sony, Philips, Philco e TCE e tem como uma de suas vantagens a interface mais do que conhecida do Google, além de dispensar a compra de um Chromecast, já que é possível espelhar a tela do smartphone Android na TV.  Seu smartphone Android também pode ser usado como controle remoto para navegar pelo sistema da TV.  

A navegação no Android TV acontece através de grandes cartões na tela, que são os aplicativos instalados no sistema, e este modelo de seleção ocupa quase todo o monitor. Apesar do conteúdo continuar sendo executado em segundo plano, a cada novo acesso ao menu dos aplicativos, toda a tela volta a ser preenchida por essas cartelas.

Uma das vantagens de ser um sistema operacional do Google é a grande biblioteca de aplicativos, que possui a maioria dos apps disponíveis no Google Play também em versões compatíveis para o sistema operacional da Android TV. As pesquisas de voz cada vez mais comuns realizadas pelo celular por meio do Google Assistente também estão presentes no sistema operacional do Google para TVs.

Porém, o Android TV é um sistema mais parrudo e, por isso, mais difícil de ser encontrado nas TVs com preço acessível, pois exige configurações mais robustas do aparelho. Além de possuir uma interface que, apesar de ser familiar (afinal, é Android), não é muito fluida para navegação nos aparelhos de TV, de acordo com algumas análises.

Tizen

melhor sistema operacional para Smart TV

O sistema operacional presente em todas as TVs da Samsung é desenvolvido pela própria marca, porém não é disponibilizado completo em todos os aparelhos, sendo uma versão mais enxuta para alguns modelos de entrada da empresa.

A versão mais atual e com todas as funcionalidades é o Tizen 5.5, que possibilita controlar outros aparelhos inteligentes da Samsung e de outras empresas, desde que compatíveis, que vão de máquinas de lavar roupas a Home Theaters, transformando a TV em uma central de controle de uma casa conectada. 

O sistema operacional da Samsung também conta com um sistema que pode agradar aos gamers, o GameFly, uma assinatura mensal que dá acesso a um catálogo com dezenas de games para serem jogados na própria TV.

A Tizen destaca-se pela usabilidade agradável que possibilita navegar por uma barra translúcida na parte inferior da tela, enquanto o conteúdo que você assiste continua a ser exibido. A desvantagem fica na abrangência da biblioteca de aplicativos que, apesar de possuir os principais serviços, como streaming de vídeo e música, não é tão extensa quanto no Android TV, deixando a desejar aos usuários que possam querer algum aplicativo mais específico. 

webOS

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A fluidez durante a navegação é certamente a principal vantagem do WebOs para os demais sistemas desta lista. Atualmente na versão 6.0, o webOS permite navegar entre os aplicativos com facilidade, sendo rápido para entrar e sair em cada um deles, além do controle remoto presente em modelos mais novos que simula a utilização de um mouse na tela do sistema operacional apenas movimentando o controle no ar. 

O webOS costuma rodar sem travamentos ou engasgos, mesmo ao executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, como selecionar um conteúdo e configurar o sistema, sem a necessidade de que cada ação ocupe toda a tela por vez.

As atualizações, assim como no sistema operacional da Samsung, também não são tão frequentes, porém a versão do webOS que está na TV pode até não ser a mais atual em aparelhos mais antigos ou mais simples, mas é sempre uma versão completa. Logo, uma TV mais básica ou avançada, se tiver a mesma versão do sistema operacional, contará com os mesmos recursos. 

Como ressalva também fica a quantidade não tão grande de aplicativos, mas os principais certamente estão por lá.

Roku OS

O sistema operacional da Roku, uma plataforma de streaming que chegou há pouco tempo no país, tem se tornado cada vez mais comum nos lares brasileiros, devido a sua facilidade de uso e por estar presente em modelos de entrada de marcas como a TCL, e mais recentemente a Philco. Um dos pontos positivos desse sistema é que ele também funciona como uma central de mídia, podendo conectar outros dispositivos, além de contar com uma interface fluída e bastante intuitiva.

Além dos serviços de streaming, o Roku OS também oferece uma plataforma de navegação bastante completa pela qual você consegue encontrar seus filmes e séries favoritos sem dificuldades. Um ponto positivo é que o Roku OS roda diferentes aplicativos e conteúdos de forma nativa.

Nos EUA e Canada, por exemplo, a Roku teve um bom crescimento em 2020. Esse sucesso se deve pela presença do sistema operacional em aparelhos de entrada, que oferecem um bom custo-benefício. Além disso, o Roku OS é sempre muito elogiado pelos usuários por garantir uma interface de fácil utilização, com um catálogo extenso de aplicativos (sendo esse um de seus grandes diferenciais, junto com a usabilidade), mas será que isso faz dele o melhor sistema operacional para Smart TV?

Qual o melhor sistema operacional para Smart TV?

melhor sistema operacional para Smart TV

O Android TV, apesar de ser o sistema operacional com mais aplicativos disponíveis e ter a experiência Google por trás, incluindo serviços já disponíveis na TV (como o Google Filmes), não é o sistema operacional que entrega a melhor experiência de navegação e fluidez ao usuário. Fator muito importante, pois navegar apenas usando os direcionais do controle remoto é uma situação comum no uso de Smart TVs. As atualizações com maior frequência, a compatibilidade com o sistema operacional Android e familiaridade com a interface Google ajudam a começar a usar o sistema sem sentir-se perdido no início. 

No quesito fluidez, Tizen e webOs apresentam melhor usabilidade, sem a necessidade de interromper o que está sendo exibido em tela para navegar pelo sistema, sendo o webOS ainda mais ágil para entrar e sair pelas aplicações sem engasgos ou a sensação de estar dando voltas. A padronização existente nas TVs da LG também é uma vantagem que diferencia o webOS do Tizen, embora os dois sejam bem próximos. 

Já o Roku OS é uma opção bem interessante que tem cada vez mais se popularizado ao redor do mundo. A plataforma fluída e bastante eficiente é ideal para quem procura por uma central de mídia para agregar seus principais conteúdos.

De forma geral, podemos considerar atualmente o WebOS o melhor sistema operacional para Smart TV por apresentar uma navegação mais fluida e intuitiva, sendo seguido de perto pelo Tizen da Samsung e um pouco mais distante pelo Android TV. Mas no caso de usuários que priorizam ter mais opções de aplicativos e imersão no sistema Android ao invés de uma usabilidade mais “refinada”, o sistema operacional do Google torna-se o mais indicado. Para quem procura algo mais básico, mas que ainda seja rápido e tenha uma usabilidade intuitiva e um custo-benefício atraente, o Roku OS é uma opção que tem agradado usuários em todo o mundo.


O Promobit é o lugar para comprar uma nova TV ou encontrar as melhores promoções de informática. E aproveite que com o cupom Americanas sua compra pode ficar ainda mais barata.