Take a fresh look at your lifestyle.

Qual o melhor sistema operacional para Smart TV?

Os três principais sistemas operacionais são Tizen, webOS e Android TV, cada um deles com suas diferenças e qualidades.

1

Atualmente são três os principais sistemas operacionais que destacam-se por equipar as Smart TVs, sendo que Samsung e LG possuem seus S.O., Tizen e webOS, respectivamente, enquanto o Android TV do Google equipa os aparelhos da Sony, Philips, Philco e TCE. Mas entre os três, qual é o melhor sistema operacional para Smart TV?

Neste texto, apresentamos as qualidades e diferenças entre os três sistemas de acordo com reviews e comentários de usuários e informações técnicas disponibilizadas pelos próprios desenvolvedores para que você escolha o que mais combina com as suas características de uso. 

Android TV

O sistema operacional do Google está presente nas TVs da Sony, Philips, Philco e TCE e tem como uma de suas vantagens a interface mais do que conhecida do Google, além de dispensar a compra de um Chromecast, já que é possível espelhar a tela do smartphone Android na TV.  Seu smartphone Android também pode ser usado como controle remoto para navegar pelo sistema da TV.  

A navegação no Android TV acontece através de grandes cartões na tela, que são os aplicativos instalados no sistema, e este modelo de seleção ocupa quase todo o monitor. Apesar do conteúdo continuar sendo executado em segundo plano, a cada novo acesso ao menu dos aplicativos, toda a tela volta a ser preenchida por essas cartelas.

Uma das vantagens de ser um sistema operacional do Google é a grande biblioteca de aplicativos, que possui a maioria dos apps disponíveis no Google Play também em versões compatíveis para o sistema operacional da Android TV. As pesquisas de voz cada vez mais comuns realizadas pelo celular por meio do Google Now também estão presentes no sistema operacional do Google para TVs.

Porém, o Android TV é um sistema mais parrudo e, por isso, mais difícil de ser encontrado nas TVs com preço acessível, pois exige configurações mais robustas do aparelho. Além de possuir uma interface que, apesar de ser familiar (afinal, é Android), não é muito fluida para navegação nos aparelhos de TV, de acordo com algumas análises.

Tizen

O sistema operacional presente em todas as TVs da Samsung é desenvolvido pela própria marca, porém não é disponibilizado completo em todos os aparelhos, sendo uma versão mais enxuta para alguns modelos de entrada da empresa.

A versão mais atual e com todas as funcionalidades é o Tizen 4.0, que possibilita controlar outros aparelhos inteligentes da Samsung e de outras empresas, desde que compatíveis, que vão de máquinas de lavar roupas a Home Theaters, transformando a TV em uma central de controle de uma casa conectada. Porém, os comandos de voz ainda não estão disponíveis em português.  

O sistema operacional da Samsung também conta com um sistema que pode agradar aos gamers, o GameFly, uma assinatura mensal que dá acesso a um catálogo com dezenas de games para serem jogados na própria TV.

A Tizen destaca-se pela usabilidade agradável que possibilita navegar por uma barra translúcida na parte inferior da tela, enquanto o conteúdo que você assiste continua a ser exibido. A desvantagem fica na abrangência da biblioteca de aplicativos que, apesar de possuir os principais serviços, como streaming de vídeo e música, não é tão extensa quanto no Android TV, deixando a desejar aos usuários que possam querer algum aplicativo mais específico. 

Leia mais:

webOS

A fluidez durante a navegação é certamente a principal vantagem do WebOs para os demais sistemas desta lista. Atualmente na versão 4.5, o webOS permite navegar entre os aplicativos com facilidade, sendo rápido para entrar e sair em cada um deles, além do controle remoto presente em modelos mais novos que simula a utilização de um mouse na tela do sistema operacional apenas movimentando o controle no ar. 

O webOS costuma rodar sem travamentos ou engasgos, mesmo ao executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, como selecionar um conteúdo e configurar o sistema, sem a necessidade cada ação ocupar a tela uma por vez.

As atualizações, assim como no sistema operacional da Samsung, também não são tão frequentes, porém a versão do webOS que está na TV pode até não ser a mais atual em aparelhos mais antigos ou mais simples, mas é sempre uma versão completa. Logo, uma TV mais básica ou avançada, se tiver a mesma versão do sistema operacional, contará com os mesmos recursos. 

Como ressalva também fica a quantidade não tão grande de aplicativos, mas os principais certamente estão por lá.

Qual o melhor sistema operacional para Smart TV? 

Quer receber avisos sempre que aparecer Smart TV em promoção?

O Android TV, apesar de ser o sistema operacional com mais aplicativos disponíveis e ter a experiência Google por trás, incluindo serviços já disponíveis na TV (como o Google Filmes), não é o sistema operacional que entrega a melhor experiência de navegação e fluidez ao usuário. Fator muito importante, pois navegar apenas usando os direcionais do controle remoto é uma situação comum no uso de Smart TVs. As atualizações com maior frequência, a compatibilidade com o sistema operacional Android e familiaridade com a interface Google ajudam a começar a usar o sistema sem sentir-se perdido no início. 

No quesito fluidez, Tizen e webOs apresentam melhor usabilidade, sem a necessidade de interromper o que está sendo exibido em tela para navegar pelo sistema, sendo o webOS ainda mais ágil para entrar e sair pelas aplicações sem engasgos ou a sensação de estar dando voltas. A padronização existente nas TVs da LG também é uma vantagem que diferencia o webOS do Tizen, embora os dois sejam bem próximos. 

De forma geral, podemos considerar atualmente o WebOS o melhor sistema operacional por apresentar uma navegação mais fluida e intuitiva, sendo seguindo de perto pelo Tizen da Samsung e um pouco mais distante pelo Android TV. Mas no caso de usuários que priorizam ter mais opções de aplicativos e imersão no sistema Android ao invés de uma usabilidade mais “refinada”, o sistema operacional do Google torna-se o mais indicado.


O Promobit é o lugar para comprar uma nova TV ou encontrar as melhores promoções de informática. E aproveite que com o cupom Americanas sua compra pode ficar ainda mais barata. 

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!