Take a fresh look at your lifestyle.

Android TV: quais os benefícios e vantagens do sistema de Smart TV do Google

O sistema operacional Android TV é usado em diversos modelos de televisão. Conheça seus benefícios e vantagens.

0

As smart TVs disponíveis no mercado trazem vantagens interessantes para quem está acostumado a consumir conteúdo online, como vídeo no YouTube ou Netflix, ouvir música pelo Spotify e até mesmo acessar sites diversos, aplicativos e jogos.

Como acontece hoje com diversos produtos disponíveis no mercado, existem diversas opções para quem procura uma dessas televisões inteligentes. Entre essas características, uma das mais importantes a se analisar é o sistema operacional de cada aparelho.

No texto de hoje, vamos falar sobre o sistema Android TV, encontrado em modelos da Philco, Philips, TCL e Sony.

O que é o Android TV?

O Android TV é o sistema operacional responsável por transformar o que seria uma “TV comum” em uma televisão inteligente. Esses sistemas funcionam de forma similar ao Windows de nossos notebooks e trazem diversos aplicativos, proporcionando uma experiência completamente nova.

O sistema Android TV é um dos mais completos e facilmente encontrados no mercado, dando acesso a aplicativos e serviços diretamente da Play Store do Google para os usuários. Seus concorrentes principais são o sistema Tizen da Samsung e o sistema WebOS da LG.

Antes de falar das vantagens ou desvantagens do sistema de Smart TV do Google, vamos falar um pouco melhor sobre o funcionamento dele e como isso pode influenciar no seu dia a dia ao utilizar a televisão. Assim fica mais fácil definirmos depois o que vale e o que não vale a pena no sistema.

O sistema Android TV

O sistema do Google é bastante universal em seu funcionamento, no que se refere a aparelhos, e um pouco mais restrito no quesito compatibilidade. As principais marcas de Smart TVs que contam com esse sistema são a Sony e a Philips.

Seu funcionamento é, em geral, bastante eficiente, com boas ferramentas e opções, além de contar com uma gama enorme de aplicativos possíveis de serem utilizados, afinal, estamos falando do Google. Se você já é um usuário comprometido da marca, terá ainda mais facilidade em utilizar o sistema, já que ele se integra facilmente com o Google Home e traz funcionalidades do Google Chromecast e do Google Assistant já instaladas.

Quem possui um celular Android também consegue utilizá-lo como controle remoto, o que torna toda a navegação mais fácil e abrindo espaço para o uso de ainda mais aplicativos, já que você pode compartilhar a tela do seu celular na televisão.

Breve comparação com outros sistemas

Os outros sistemas operacionais mais conhecidos para Smart TVs são o webOS da LG e o TizenOS da Samsung. Nossa ideia não é fazer um comparativo aprofundado sobre o uso de cada um deles neste post, mas fazer uma breve comparação.

O webOS da LG é conhecido por apresentar uma interface bastante agradável e amigável para os usuários, principalmente para aqueles que não tem muita experiência com produtos tecnológicos do tipo. Nesse aspecto, é mais vantajoso do que o Android TV (que, por sua vez, apresenta mais benefícios para quem já está familiarizado com os sistemas do Google).

A apresentação dos aplicativos e funcionalidades também é melhor colocada na tela, em uma única linha na parte inferior. Isso ajuda na localização dos menus, configurações e aplicativos que você queira usar.

Sobre o Tizen OS da Samsung, ele é provavelmente o sistema operacional mais completo do mercado atualmente. Uma de suas principais vantagens é conseguir se conectar com praticamente qualquer outro aparelho Samsung, desde soundbar até robôs aspiradores de pó e geladeiras (contando que você tenha uma dessas geladeiras inteligentes da Samsung, claro).

Seu sistema de controle por voz também é bastante elogiado, utilizando a mesma interface usada hoje pela Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. É possível realizar diversos tipos de comandos por voz com bastante precisão.

Quais as vantagens do Android TV

O sistema operacional permite que o telespectador acesse aplicativos, como Netflix e YouTube, e a internet pela própria interface da TV –  o que é o básico de todo a smart TV. Alguns aparelhos também conseguem fazer reconhecimento por voz, permitindo que você dispense o controle remoto e use o Google Assistente. Mas são os próximos pontos que tornam o sistema mais interessante.

Se você já está familiarizado os diversos aparelhos e sistemas do Google, você terá muita facilidade em utilizar o Android TV, além de ter a vantagem de poder conectar seus aparelhos com muita facilidade. O sistema da Google permite ainda que você compartilhe vídeos e imagens diretamente de seu smartphone Android para a tela da televisão, assim como de alguns dispositivos iOS, Mac e Windows. Mas você também tem acesso ao Google Home, que é um aplicativo que permite a você controlar todos os dispositivos conectados pelo seu wifi.

Para quem adora jogos, outra boa notícia é que você pode baixar e instalar esses aplicativos Android diretamente na sua televisão e aproveitar os seus jogos favoritos com muito mais facilidade, além de ter uma tela maior e melhor qualidade de imagem (a depender de cada modelo de televisão). O progresso dos jogos são salvos na sua conta, pelo Google Games, e sincronizados entre os seus aparelhos, então você não precisa se preocupar. Se você gosta de investir mais em jogos, é possível até mesmo usar alguns tipos de joysticks sincronizados na TV para facilitar o momento de entretenimento. Todo o conteúdo do Google, como Google Filmes e Google Música, também ficam disponíveis para televisões com esse sistema operacional.

Quer receber avisos sempre que aparecer Smart TV em promoção?

O controle de voz oferecido pelo Google Assistant no Android TV também é muito bom. Para começar, ele dispensa o uso de um controle (mesmo pelo celular) para realizar as funções que você deseja. Além de outras funções extras, como realizar buscas, abrir aplicativos etc, como nos próprios smartphones Android.

E também não há muita dificuldade para se logar em outros aplicativos, como Netflix e Spotify, já que com o Google Smart Lock você pode optar por deixar todas as suas senhas salvas na nuvem da sua conta Google, fazendo com que os aparelhos preencham automaticamente as senhas quando você precisar logar em algum serviço.

Desvantagens do Android TV

Nem tudo é perfeito e o sistema Android TV também traz algumas desvantagens. As principais delas são sua interface, que pode ser considerada poluída por alguns usuários, e o funcionamento interno, que não é tão fluido como o de outras marcas.

Sobre a interface, a disposição e distribuição dos aplicativos é bastante carregada, ocupando bastante espaço na tela. São cinco fileiras de aplicativos, em geral, divididas entre várias categorias, como filmes, jogos, aplicativos etc. Não é difícil de usar, exatamente, mas pode demorar um tempo até você se acostumar e não é super intuitivo.

Sobre a questão do funcionamento do sistema, como o Android TV é um sistema terceiro utilizado pelas fabricantes de televisores, muitas vezes ele não vem em seu estado “puro” (como acontece com os smartphones Android). Isso faz com que seja um sistema mais instável do que os da LG e Samsung.

Outros pontos a se considerar ao escolher uma Smart TV

É claro que, ao fazer este texto, nós nos focamos em explicar sobre o funcionamento das televisões que possuem o sistema Android TV. Isso não significa que a sua escolha precise (ou deva) levar apenas este ponto em consideração antes de uma compra.

Na hora de escolher uma televisão nova, considere também o tipo de uso que você fará dela, quantas polegadas ela deve ter, sua resolução de imagem, marca (que vai influenciar em pós-venda, atendimento, manutenção etc) e diversos outros pontos.

Aqui mesmo no Promobit temos alguns textos que podem ajudar você a fazer essa escolha, da forma mais completa possível:

Leia mais:

 


O Promobit traz para você as melhores promoções de tv, assim como descontos incríveis para jogos e cupons promocionais para todos os tipos de compra. Se você tiver dúvidas sobre o funcionamento do Android TV ou das Smart TVs, deixe seu comentário!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!