Promobit
Promobit Explica

Tudo sobre o Tizen: sistema das Smart TVs Samsung

O Tizen é o sistema operacional usado nas Smart TVs da Samsung. Conheça mais sobre o sistema e como a plataforma Smart Tizen pode transformar seu relacionamento com a televisão.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

2 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Hoje em dia, quase ninguém consegue ficar sem acessar a internet por muito tempo, mesmo enquanto está assistindo TV e, nessas horas, os sistemas smart dos televisores são um ótimo acréscimo para quem quer assistir filmes e seriados, ouvir música e até mesmo jogar diretamente na TV.

Cada fabricante utiliza sistemas próprios para que seus aparelhos se tornem inteligentes e um dos mais famosos do mercado é a Plataforma Smart Tizen, da Samsung. Neste texto, apresentamos para você as vantagens e desvantagens do sistema operacional.

O que é Smart Tizen

O sistema operacional presente em todas as TVs da Samsung é desenvolvido pela própria marca, porém não é disponibilizado de forma completa em todos os aparelhos, sendo uma versão mais enxuta para alguns modelos de entrada da empresa. Isso ajuda a empresa a manter preços mais atrativos para modelos de televisão de entrada.

A versão mais atual e com todas as funcionalidades é o Tizen 5.5, que possibilita controlar outros aparelhos inteligentes da Samsung e de outras empresas, desde que compatíveis, que vão de máquinas de lavar roupas a Home Theaters, transformando a TV em uma central de controle de uma casa conectada.

samsung ru7100

Desde o ano passado, já é possível utilizar comandos de voz em português para  controlar a televisão. Basta apertar o botão destacado no controle remoto e falar os comandos desejados, como “volume 50” para alterar o volume, “canal 53” para trocar de canal e é possível até mesmo perguntar algumas informações, como o clima na sua cidade e que horas são.

A Tizen destaca-se pela usabilidade agradável que possibilita navegar por uma barra translúcida na parte inferior da tela, enquanto o conteúdo que você assiste continua a ser exibido. A desvantagem fica na abrangência da biblioteca de aplicativos que, apesar de possuir os principais serviços, como streaming de vídeo e música, não é tão extensa quanto no Android TV, deixando a desejar aos usuários que possam querer algum aplicativo mais específico.

Funcionamento geral

O sistema operacional Tizen é um dos sistemas mais maduros quando se trata de sistema operacional para TVs e, junto com a qualidade das televisões Samsung, se destaca em vários aspectos de seu funcionamento.

Um deles é a conectividade com outros aparelhos, inclusive aqueles da Apple. é possível, por exemplo, acessar sua biblioteca do iTunes pela TV ou espelhar a tela do seu celular na TV.

Outro ponto positivo é a boa usabilidade do sistema, que é acessível mesmo para quem não se dá muito bem com tecnologia. O controle remoto pode ser um bom apoio para quem não sabe ou não gosta de mexer no celular e traz vários botões de atalho. Os comandos de voz também ajudam muito nesse ponto, principalmente agora que estão disponíveis em português.

O Smart Tizen também se conecta com a Bixby, inteligência artificial da Samsung, e o aplicativo Smart Things, usado para gerencias todos os objetos smarts de sua casa.

Outros usos para o Tizen

A principal vantagem do Tizen é que ele não está presente apenas nas televisões da marca, mas também em outros aparelhos, como smartwatches, tablets e até mesmo notebooks.

Uma das principais razões disso é o fato do Tizen ser um sistema operacional de código aberto, desenvolvido pela empresa Linux.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Variedade de aplicativos para sua televisão

Apesar das smart TVs estarem ficando mais famosas agora, o sistema Tizen existe desde 2012 e já é bastante amadurecido no mercado de sistemas operacionais. e isso se reflete na grande quantidade de aplicativos disponíveis para o sistema nas televisões.

Isso se refere tanto a aplicativos mais comuns, como Netflix, Prime Video, Spotify e YouTube como diversos jogos e outros tipos de aplicativos.