Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Qual é o melhor entre SSD e HD externo? Confere para saber

Na dúvida se vale mais a pena investir em SSD e HD externo? Qual é o melhor entre eles dois? Confere o texto para descobrir.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

7 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Um HD é mais acessível financeiramente, mas não tem tanta velocidade na transferência de informações. Já um SSD externo exige um investimento financeiro maior, porém oferece mais velocidade de transferência de arquivos. Afinal, entre os dois, qual é o melhor entre SSD ou HD externo? Analisamos os dois dispositivos para trazer aqui as suas vantagens e desvantagens, acompanhe para descobrir.

Qual é o melhor no processamento de informações e portabilidade?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O SSD e o HD externo funcionam do mesmo modo, realizam a transferência de informações e as armazenam. Porém é nesse processamento de dados que já temos a primeira diferença.

Realizar a transferência ou leitura de arquivos pelo SSD é muito mais veloz do que pelo HD, uma vez que isso acontece devido às características físicas dos dois, o SSD guarda os arquivos em chips de memória flash que proporciona uma performance muito melhor para leitura e transmissão. 

Até devido a essa questão de leitura e velocidade que é muito mais fácil encontrar essa informação na ficha técnica de um SSD do que no HD.

O fato dele ser externo gera uma diferença de performance nos dois produtos, HD e SSD, por não estar integrado ao computador ou dispositivo secundário, justamente por precisar de um cabo e conexões diferentes que são mais lentas do que as internas.

Além disso, uma desvantagem do HD é o fato de não ser portátil como o SSD, sendo também mais pesado. Essas características, de peso e portabilidade, são duas vantagens do SSD que devem ser consideradas antes de escolher a melhor opção para o que você deseja.

Sobre a resistência de SSD externo e HD externo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A composição de um HD é diferente do SSD, uma vez que ele possui um disco rígido onde os dados ficam localizados, daí até o nome do produto Unidade de Disco Rígido, já o SSD é uma placa com conexões elétricas, SSD significando Unidade de Estado Sólido. 

Quem já teve contato com um CD vai saber que a resistência não é tão grande e se tratando de um disco do HD, qualquer queda mais forte ou batida pode gerar um arranhão no disco e até a sujeira pode prejudicar a leitura do HD.

É justamente a presença de uma parte móvel no HD que o torna um dispositivo menos resistente em comparação com o SSD. Uma vez que o disco vai rodar em alta velocidade e o braço do HD vai lendo as informações no CD, mas se sair do lugar ou mesmo ganhar novos arranhões devido a quedas ele pode ter uma perda na leitura dos dados.

SSD ou HD Externo qual a melhor escolha?

Disponível com várias opções de armazenamento diferentes, o SSD tem conquistado o mercado e tem vantagens bastante positivas, como a sua rapidez, resistência e portabilidade. 

Aliado a isso, ainda tem o fato de estar ficando com um preço cada vez mais próximo do HD com a mesma disponibilidade de armazenamento, o que torna a decisão de optar pelo HD externo muito mais uma escolha de quem precisa do dispositivo.

Tendo em vista que o SSD tem vantagens muito mais positivas do que o HD e uma tecnologia mais nova que ainda está sendo aprimorada, à exemplo do SSDs PCIe, o SSD é uma opção muito melhor com relação ao custo-benefício.


Não deixa de conferir as ofertas de HD e SSDs. Compre com desconto usando um cupom da Americanas ou o cupom do Submarino.