Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre os modelos de caixa de som?

As diferenças entre caixas de som vão muito além da potência e do visual. Descubra quais são elas e por que comparar várias opções antes de comprar.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

31 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Assim como qualquer outro equipamento eletrônico, caixas de som possuem características que as diferenciam de outros produtos do mesmo segmento, mesmo que sejam idênticas ao compararmos as especificações de dois ou três produtos.

Cada fabricante é responsável por tais características, uma vez que possuem seu próprio perfil de áudio e público-alvo que espera um produto com determinados aspectos que não podem ser ignorados pela companhia.

Confira:promoções de Caixa de Som

No artigo de hoje explicaremos algumas dessas diferenças e o porquê delas irem muito além do volume ou visual.

Construção

A construção do produto é um dos fatores que mais influenciam no som obtido. Aqui não nos referimos ao design do produto, o que certamente pode influenciar na qualidade sonora e experiência proporcionada pelo produto, mas ao sistema de speakers utilizado pela fabricante.

As principais marcas que fabricam caixas de som atualmente, como Sony, JBL, Sennheiser, Beats, Philips, Bose, entre outras, fabricam também seus speakers. Sendo responsáveis pelo produto desde seu projeto inicial até o nascimento do aparelho, a fabricante tem total controle sobre como a caixa produzirá cada música.

Para facilitar a compreensão podemos citar como exemplo a Sony, marca cujos produtos são conhecidos pelos graves mais avantajados. Por ser responsável pelo projeto de grande parte dos produtos, a companhia japonesa tem liberdade para priorizar o som dos woofers (baixas frequências) sobre os tweeters (altas frequências), fazendo das batidas uma característica memorável de cada um de seus produtos.

Sony SRS-XB31

Se sairmos da categoria de caixas de som, podemos ver que diversas marcas — até mesmo a própria Sony — fabricam eletrônicos do mesmo segmento, como fones de ouvido, e os direcionam para públicos diferentes, alguns para uso no dia a dia e outros para uso profissional. A construção única de cada modelo é o que possibilita essa distinção, uma vez que a fabricante tem total controle sobre a forma que seu produto reproduz sons.

E após criadas as caixas de som ou fones de ouvido, o som reproduzido por eles é completamente inalterável? Não! É para isso que temos perfis sonoros.

Perfil sonoro

Além da questão física, o som pode ser administrado também por software, ou seja, programas que definem a maneira como cada speaker deve se comportar e são capazes de controlar o volume das frequências.

Muitas das caixas de som atuais, como a JBL Flip 4, possuem diferentes perfis sonoros que visam atender a públicos com diferentes preferências. Assim, se você tem preferência por um som balanceado e comprou uma caixa de som onde a predominância dos graves é muito grande, pode alterar o perfil sonoro e escolher um que iguale ou aproxime as frequências.

caixa de som Bose SoundLink Color II

Alguns produtos ainda possuem suporte a equalizadores próprios, dando mais liberdade a usuários avançados que conhecem o próprio ouvido e possuem o conhecimento para configurar cada aspecto sonoro, não ficando presos a perfis sonoros pré-configurados.

Como escolher a melhor caixa de som?

Quando falamos de experiência sonora, falamos de algo pessoal que pode variar muito de pessoa para pessoa. É claro, existem produtos que serão ruins para qualquer público, assim como produtos que serão ótimos para qualquer pessoa, mas, no geral, não há uma resposta simples e definitiva quanto à escolha da melhor caixa de som.

Recomendamos sempre que teste pessoalmente os produtos que deseja antes de comprar. Caso não tenha tal possibilidade, peça dicas para alguém que tenha um gosto parecido com o seu, conselhos para entendidos do assunto, indicações de entusiastas que amam testar novos produtos, ou teste você mesmo, tendo sempre em mente que, comprando pela internet, você tem até 7 dias para devolver um produto que não lhe agradar — o direito de arrependimento garante isso.

No Promobit, além de informações, você encontra também indicações de produtos de todos os segmentos. Recentemente indicamos as melhores caixas de som Bluetooth para comprar em 2018, uma seleção formada por modelos dos mais acessíveis aos mais caros e completos. Confira e veja se algum lhe agrada!


Decidiu a caixa de som que irá comprar ou está em dúvida entre uma ou mais opções? Adicione os produtos em sua lista de desejos e acompanhe todas as promoções para estar preparado para a Black Friday, principal temporada de promoções do ano e uma das datas mais indicadas para a compra de eletrônicos.