Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Depurador ou coifa: qual melhor opção para a sua cozinha?

Está cansado do cheiro de fritura na cozinha empesteando a casa toda? Veja a diferença entre depurador e coifa e qual escolher.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

13 de out de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Uma cozinha completa é o sonho de muita gente, e, além de enfeitar a estética da cozinha de milhões, alguns equipamentos têm funcionalidades bem importantes, como o depurador ou a coifa. Apesar de não serem itens essenciais como uma geladeira e um fogão, facilita muito a vida de quem os tem. Por isso, hoje vamos trazer as diferenças entre esses produtos e ajudar a sanar a dúvida: depurador ou coifa

Qual a diferença entre depurador e coifa?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A principal diferença entre o depurador e a coifa, além de seu tamanho, é a maneira que limpam o ar. Enquanto o depurador faz a limpeza do ar por meio de um filtro e o devolve ao ambiente, a coifa recolhe o ar próximo de sua entrada e o joga para fora por meio de um cano. 

Além de seu modo de funcionamento, ainda existem algumas outras diferenças que podem ajudar na sua escolha como a forma de instalação, manutenção e preço. Listamos a seguir as vantagens e desvantagens de cada modelo. 

Vantagens e desvantagens de cada opção

Depurador

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

1. Fácil instalação

O depurador é um equipamento de fácil instalação, podendo ser feito sem quebrar estruturas. No entanto, é necessário um suporte sólido acima (como armários)  para que ele seja bem posicionado. Além disso, é necessário manter a distância recomendada para que sua sucção e limpeza do ar sejam eficientes. 

2. Preço mais acessível

Por ser menor, o depurador tem um preço mais acessível de mercado se comparado à coifa. Apesar do modelo e tamanho interferir no valor final do produto. 

3. Limpeza do ar limitada

Pelo sistema de limpeza ser a renovação do ar, e se tratar de um aparelho pequeno seu alcance é limitado. Ou seja, pode ser que o aparelho não retire totalmente o odor de sua cozinha, apenas amenize.  

4. Maior frequência de manutenção

Como o depurador faz a limpeza de ar por meio de filtro, a sua manutenção é mais frequente, sendo necessário limpar sempre os buraquinhos de entrada e saída de ar, além da troca do filtro a cada três meses no mínimo. 

Compre agora Depurador Slim 60cm Suggar na Amazon

Coifa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

1. Instalação complexa

Pelo sistema de limpeza do ar da coifa ser a retirada, é necessário que a casa ou apartamento tenha estrutura para instalação, com saída para os dutos de ar. Além disso, o aparelho costuma ocupar muito espaço, seja o modelo de parede ou teto. 

2. Preço mais elevado

Por ser um sistema complexo de funcionamento, a coifa conta com diversos componentes e por isso seu preço é mais elevado. Outro ponto que deve ser levado em consideração são as despesas com instalação, já que se você não quiser um dutos aparecendo será necessário rebaixamento de gesso no teto e um profissional para colocar o aparelho da maneira correta.

3. Limpeza do ar mais eficiente

Uma das vantagens da coifa é a retirada eficiente de vapor, gordura e odor do ar, deixando sua cozinha com um clima agradável, já que seu alcance é maior. Indicada principalmente para cozinhas grandes.

4. Menor frequência de manutenção 

Outro ponto é que a coifa, pelo seu tamanho e sistema de limpeza, requer uma manutenção, tanto de limpeza interna, quanto de filtro menor. Podendo ser feita de seis em seis meses dependendo do uso do equipamento. 

Compre agora Coifa de Parede Infinity Fischer na Amazon

Depurador ou coifa: qual a melhor opção?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, qual é melhor: coifa ou depurador? A resposta é depende. Os aparelhos, apesar de terem a mesma função, contam com características bem distintas. Por isso, antes da compra é necessário avaliar as necessidades que deseja suprir com o produto, tamanho da cozinha, frequência de uso, e o investimento disponível. 


Para garantir os melhores descontos em suas compras, utilize o nosso cupom Amazon!