Promobit
Promobit Explica

PlayStation 4 e Xbox One são compatíveis com 4K?

Sony e Microsoft lançaram novos consoles para dar suporte à resolução 4K, mas muita gente ainda tem dúvida: qual versão do PlayStation 4 e Xbox One são compatíveis com 4K?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

28 de fev de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A oitava geração de consoles foi a primeira a ter novos representantes das empresas dominantes antes do início da nova geração. A Sony lançou o PlayStation 4 Pro e a Microsoft lançou o Xbox One X, tudo isso graças à ascensão do 4K e HDR e TVs compatíveis.

Agora, quatro modelos são vendidos no mercado: PS4 Slim, PS4 Pro, Xbox One S e Xbox One X. Mas quais deles são compatíveis com 4K? O usuário tem dúvidas e ajudaremos a saná-las neste artigo.

O PlayStation 4 é compatível com 4K?

Apenas o PlayStation 4 Pro é compatível com a resolução 4K. Embora não rode jogos nessa resolução de forma nativa, ele foi lançado com esse intuito e é recomendado para quem já tem uma TV 4K, ou para quem deseja jogos com performance melhor jogando em TV Full HD, uma vez que as especificações do console são mais avançadas.

O PlayStation 4 Slim, assim como o modelo antigo, não é compatível com 4K. Mesmo em uma TV 4K, o console rodará os jogos na resolução máxima suportada, ou seja, 1080P (1920 x 1080 pixels). Cada TV 4K tem sua própria técnica de upscaling (tecnologia que aprimora imagens de resolução menor a um nível próximo do 4K) e você verá as imagens normalmente, mesmo que o console não suporte a resolução máxima da TV.

Ps4 Pro e Ps4 Slim

Lembramos que, mesmo que a TV faça o upscalingdas imagens, a experiência de jogar com imagens aprimoradas e jogar em um PS4 Pro é bem diferente. Caso você tenha uma TV 4K e possa pagar a diferença para o PlayStation 4 Pro, fica aqui a nossa recomendação.

O Xbox One é compatível com 4K?

Aqui a questão é um pouco mais complicada, pois tanto o Xbox One S quanto o Xbox One X são compatíveis com a resolução, mas de formas diferentes.

O Xbox One S só é capaz de exibir entretenimento em 4K, não games. Assim, é possível assistir filmes em 4K no console através de discos Blu-ray, ou séries em 4K através da Netflix ou Amazon Prime Video. Mas nada de jogos em 4K nativo.

Xbox One X e Xbox One S

Já o Xbox One X foi projetado com o 4K em mente e todo o seu poder de fogo é justamente para poder rodar jogos nativamente nessa resolução. O Xbox One X é compatível com 4K e HDR e é a versão recomendada para quem pode pagar mais para ter um console muito mais potente.

A versão antiga do Xbox One não é mais vendida por lojas oficiais e não oferece compatibilidade com 4K ou HDR. Ela foi substituída no mercado pelo Xbox One S e caso você esteja planejando comprar o console básico da Microsoft, recomendamos fortemente o modelo S (branco).

Vale a pena comprar um Xbox One X ou PlayStation 4 Pro para TVs Full HD?

Sim, vale a pena. Criamos esse tópico extra para explicar algumas coisas para quem quer comprar um dos consoles mais potentes, mas não possui uma TV 4K.

Ambos os consoles da Sony e Microsoft contam com uma tecnologia chamada Supersampling. Com ela, as configurações gráficas dos jogos são carregadas como se você estivesse jogando em uma TV 4K, e então o console as exibe em resolução menor, na sua TV Full HD.

Com isso, temos imagens muito mais belas, melhorias nas texturas e no antisserilhamento, além de ter desempenho superior graças às especificações avançadas do console. Podemos dizer que o supersampling funciona de forma inversa em relação ao upscaling, embora ambas as tecnologias proporcionem melhorias na imagem.


Agora que você sabe quais consoles da família PlayStation e Xbox são compatíveis com 4K, já pode garantir o seu! Ainda tem dúvidas? Fizemos um artigo bem bacana indicando o melhor console para comprar em 2018. Levamos em consideração vários aspectos, e talvez no final a sua conclusão seja a mesma que a nossa.

Também indicamos as melhores TVs 4K para games, com opções variando de acordo com o seu tipo de orçamento. Caso você esteja pensando em pegar um PS4 Pro ou Xbox One X, não deixe de considerar uma dessas opções!