Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é WPS e para que serve a ferramenta?

Entenda mais sobre a tecnologia presente nos roteadores que facilita o acesso a rede wifi

Avatar do membro Jonathan Robert Viana da Silva

Jonathan Robert Viana da Silva

27 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Sabe aquela situação onde a pessoa pede a senha da sua rede wifi, mas a senha é tão complicada que fica até difícil de soletrar? É possível fazer essa conexão entre a rede de internet e os dispositivos de maneira muito mais rápida e prática. Para isso, é necessário utilizar o WPS, uma ferramenta presente em vários modelos de roteadores, que dispensa o uso de senhas e facilita essa conexão.

Saiba o que é WPS e como essa tecnologia funciona.

O que é WPS?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

WPS é a sigla em inglês para Wi-fi Protected Setup ou Configuração Protegida de Wi-fi, em tradução livre. O principal objetivo deste recurso é facilitar o processo de conexão à rede de internet por meio do wi-fi, dispensando o uso de senhas, mas sem deixar a rede desprotegida.

Para fazer a conexão desta maneira, basta acionar o botão com a sigla “WPS” ou ativar nas configurações internas do roteador, para que ele consiga se comunicar com o dispositivo e a conexão seja feita de forma automática.

Como o WPS funciona?

Como já dissemos, o WPS pode ser acionado por meio de um botão físico ou de forma virtual nas configurações do roteador. Após ser solicitada a conexão, o roteador gera uma senha numérica de 8 dígitos de forma automática e procura qual dispositivo quer se conectar à rede. É importante lembrar que o usuário não tem acesso à essa senha do WPS, já que todo o processo é pensado para não necessitar dela. A grande maioria dos roteadores já vem com o recurso incluso.

Os modelos que possuem o botão WPS, ativam a função por tempo limitado. Já os que não possuem o botão, vem com a ferramenta já habilitada de fábrica.

Desvantagens do WPS

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A ferramenta WPS é mais fácil de usar, porém também é menos segura. Isso acontece pois as senhas utilizadas pelo roteador possuem criptografia do tipo WPA e WPA2 (Wi-Fi Protected Access). Na prática, isso quer dizer que os usuários precisam cadastrar senhas fortes com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para garantir maior segurança contra hackers.

A senha criada pelo WPS também utiliza o padrão de segurança WPA, porém, somente com uma sequencia numérica. Senhas assim são consideradas fracas e possibilitam serem descobertas com maior facilidade. Como esse pin gerado automaticamente não pode ser alterado, a conexão fica mais vulnerável. Quando a rede é acessada, o novo dispositivo conectado também passa a ter acesso a todos os arquivos e dados compartilhados.

Além disso, existem muitos softwares disponíveis na internet que conseguem decodificar a senha do WPS do roteador. Isso pode deixar seus arquivos expostos e mais suscetíveis a ataques virtuais já que sua conexão não será privada. A velocidade também pode ser atingida, pois se alguém conseguir decodificar o código WPS, a pessoa também poderá utilizar a sua internet.

Vale a pena desligar o WPS?

Como vimos, o WPS pode ser um facilitador de conexão, mas deixa seus dados mais expostos. E como a segurança dos dados é cada vez mais importante, a dica é deixa-lo desativado, se o compartilhamento da senha da rede wi-fi toda vez que um novo dispositivo for conectado, não for um problema.

Na hora de configurar o roteador da sua casa, observe se a função já está ativa e se o botão WPS já vem incluso no roteador. Caso tenha o botão, basta ficar de olho no sinal luminoso em volta dele para saber quando o WPS está ativo. Importante ressaltar que não são todos os modelos de roteadores que permitem que o WPS seja desligado permanentemente. Para os roteadores que vem com a função ativa de fábrica, é necessário acessar as configurações internas para desativar o recurso. Confira sempre as instruções do manual do fabricante em caso de dúvidas.


Fique de olho nas promoções de informática aqui no Promobit. Você também pode aproveitar o cupom Submarino ou cupom Multilaser para deixar suas compras ainda mais baratas.