Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é TV 3.0? Entenda o futuro da TV aberta

Tecnologia promete inovações para melhorar a experiência do telespectador. Saiba o que é TV 3.0 e o que muda.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

19 de mar de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A forma como a TV aberta é consumida no Brasil vai mudar. Assim como aconteceu com a substituição do sinal analógico há alguns anos, a TV Digital nos moldes que conhecemos atualmente já está se encaminhando para novos formatos. A TV 3.0 promete trazer mais qualidade de som, imagem e uma integração maior com a internet a partir de 2024. Mas afinal, o que é TV 3.0? Vou precisar trocar de de aparelho?

Saiba mais sobre as novidades e mudanças que serão necessárias para se adaptar ao novo padrão.

O que é TV 3.0?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TV 3.0 é um novo modelo de transmissão que está chegando para substituir a TV Digital. Da mesma forma que ocorreu com o sinal analógico, que começou a ser trocado pelo sinal digital em 2007, a TV 3.0 também vai trazer uma nova era para a televisão brasileira. A tecnologia promete mudar a maneira como produtos televisivos da TV aberta são produzidos e consumidos pelos telespectadores.

Basicamente, a TV 3.0 vai proporcionar aos usuários qualidade de imagem e sons superiores aos existentes atualmente na tv aberta. Conexão com a internet e programação mais segmentada, também são apostas.

O que muda com a TV 3.0?

Imagens em 4K/8K

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com a TV 3.0 será possível ver imagens de alguns dos seus programas favoritos da tv aberta com resolução em 4K (3840 x 2160 pixels) e até mesmo 8K (7680 x 4320 pixels). Isso significa qualidade de imagens muito superior. Afinal, quanto maior a resolução, melhor será a qualidade do que está sendo exibido.

Para você ter uma ideia, a tv aberta opera com padrão de resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) na maioria das vezes. Isso significa que a resolução em 4K é 4 vezes maior que a Full HD e a 8K 16 vezes maior. São imagens lindas e cada vez mais realistas nesses padrões de resolução.

Imagens com HDR

O HDR é a tecnologia responsável por iluminar os pixels e deixar as cores mais vivas, brilhantes e nítidas. Ele controla de forma automática o balanço entre as cores claras e escuras. De uma forma mais simples, o preto fica mais preto, o branco mais branco e as outras cores ganham mais variedade.

Como o 4K/8K tem mais pixels em sua resolução, o HDR também consegue controlar melhor essa iluminação. O resultado são imagens mais bonitas e realistas.

Áudio imersivo

Com imagens melhores, o áudio precisa melhorar também. O áudio imersivo, também conhecido como áudio 3D, proporciona um som ambiente muito mais real e personalizável. A intenção é colocar o telespectador o mais dentro possível da cena.

Por exemplo, em uma cena de filme de ação, os efeitos sonoros dão a impressão de estar acontecendo tudo ao seu redor naquele instante. Ou então em uma partida de futebol, onde poderá escolher ouvir o som de somente uma torcida, tornando o mais real possível a sensação de estar dentro de um estádio. Essa tecnologia já é utilizada por algumas salas de cinema.

Conteúdo segmentado

Com a TV 3.0, as emissoras poderão disponibilizar seus conteúdos de acordo com regiões e perfil do usuário de forma mais prática. Assim como acontece em serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, que disponibilizam seus catálogos de forma diferente para cada país e sugere outros títulos de acordo com o perfil de consumo de cada telespectador. Na tv aberta já acontece algo semelhante com a exibição de jornais regionais.

Integração com a internet

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Essa aproximação com a internet será feita entre os canais e aplicativos. Você vai conseguir alternar facilmente entre a tv aberta e os conteúdos que as emissoras disponibilizam na internet. Semelhante ao que a Globoplay já faz, onde com muita facilidade é possível escolher assistir o que está passando na programação ao vivo ou o que está disponível no catálogo do streaming.

Vou precisar trocar minha TV?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Provavelmente você vai precisar de um aparelho que tenha suporte a todas essas tecnologias. Além disso, muitas Smart TVs disponíveis no mercado já vêm com HDR, áudio imersivo e imagens em 4K ou 8K e conseguem ser ótimos receptores para a TV 3.0.

Mas fica tranquilo, essa mudança para a TV 3.0 será feita de forma gradual. De acordo com o Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), organização responsável pelo desenvolvimento da TV Digital no Brasil, a previsão de chegada do sinal nos primeiros lares está prevista para começar em 2024.

E caso você precise trocar sua TV agora ou em breve e está na dúvida de qual escolher, confira aqui no Promobit uma seleção com as 10 melhores TVs 4K de 2022.


Aqui no Promobit você encontra muitas promoções de TVs e aproveita os melhores descontos utilizando o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia. Fique de olho também nos descontos da Black Friday, em novembro, para trocar a TV da sua casa.