Take a fresh look at your lifestyle.

O que é marketplace?

O marketplace tem se tornado personagem cada vez mais comum em lojas online, mas muita gente sequer sabe o que são. Explicamos o que é e como esse modelo de negócios funciona.

Se você faz compras online já deve ter ouvido o termo marketplace. Ele não é nada recente e tem sido cada vez mais adotado por grandes e-commerces, que falham em explicar como tudo funciona e com quem o cliente terá que lidar durante toda a compra. Explicamos cada detalhe a seguir.

O que é marketplace?

Marketplace nada mais é do que um modelo de negócios adotado por lojas de e-commerce (comércio online) como uma nova fonte de lucro sem gastar muitos recursos.

Nesse modelo de negócios, a loja fornece um espaço dentro de seu próprio site para que outros vendedores anunciem seus produtos. A loja fica com uma porcentagem de toda venda, enquanto o vendedor tem uma plataforma completa à disposição, podendo alcançar muito mais pessoas.

É importante deixar claro para o cliente de quem ele está comprando, por isso, as lojas exibem, próximo ao preço, a informação sobre vendedor e entrega. Normalmente, o texto exibido é “vendido e entregue por loja X”.

Marketplace Shoptime
Marketplace Shoptime

No caso específico da imagem acima, vemos um produto que é vendido e entregue pela loja Gorila Shield. Ela possui um site próprio, por onde vende capas e acessórios para smartphones, mas opta por também anunciar seus produtos no Shoptime.

Assim, o Shoptime atua apenas como intermediador, oferecendo sua plataforma para o vendedor parceiro anunciar seu produto e interferindo apenas em casos extremos. Já o Gorila Shield é responsável pela venda, entrega e também pelo pós-venda, caso seja necessário.

Entrega por marketplace

As condições de entrega variam de loja para loja. Via de regra, a venda e entrega do produto são responsabilidade do vendedor do marketplace, mas em alguns casos a própria varejista cuida do processo de entrega visando oferecer mais segurança a seus clientes.

Quando o vendedor é responsável pela entrega, ele pode optar pelo meio que achar mais conveniente, enviando seus produtos através dos Correios ou de uma transportadora, portanto, as regras de frete não se aplicam a todos os vendedores do marketplace da mesma forma.

As lojas do grupo B2W Digital (Americanas, Submarino e Shoptime), por exemplo, realizam a entrega de certos produtos vendidos pelo marketplace. Nesses casos, o comprador visualiza no site o texto “vendido por loja X e entregue por Submarino”, por exemplo.

Marketplace Submarino
Marketplace Submarino

Nesse caso, havendo algum problema com a entrega do produto, quem responde é o Submarino. O varejista resolverá os detalhes com o vendedor parceiro e o cliente poderá ficar mais tranquilo, uma vez que o retorno da empresa é garantido.

É confiável comprar no marketplace?

Essa é a dúvida mais comum de quem compra em uma loja online que trabalha com esse modelo de negócios. Nossa resposta é: depende.

São milhares de vendedores de marketplace presentes na internet, que anunciam os mesmos produtos em diferentes e-commerces. Os varejistas não avaliam, como deveriam, cada vendedor parceiro, por isso, não é incomum vermos relatos de produtos falsificados sendo vendidos através do marketplace.

Você, comprador, deve ficar atento com à que está vendendo o produto, sua reputação e as avaliações feitas por outros clientes. O Reclame Aqui também é um importante aliado que te ajuda a descobrir se uma loja é confiável.

No Promobit, nossa equipe de moderação avalia cada vendedor do marketplace de cada loja e só aprova ofertas daqueles que são realmente confiáveis. Nosso foco é oferecer uma plataforma de compras segura aos membros da comunidade, portanto não aprovamos vendedores desconhecidos, que acabaram de entrar no varejo, uma vez que não é possível dizer se estes são confiáveis.

Quais lojas trabalham com marketplace?

É importante saber quais são as lojas que trabalham com o modelo de marketplace, para que fiquemos atentos no momento de realizar a compra. Além de Americanas, Submarino e Shoptime, outras lojas adotam tal modelo de negócios:

Amazon: A Amazon Brasil passou a vender em 2017 produtos de diversas categorias (indo além de livros e e-readers), porém trabalhando apenas com marketplace. Por ora, todos os produtos anunciados no site da empresa são vendidos por sites parceiros, com exceção de livros e produtos próprios da Amazon.

Marketplace Amazon
Marketplace Amazon

Walmart: O Walmart encerrou sua presença no comércio online brasileiro no início de 2018, fez queima de estoque e passou apenas a trabalhar com o modelo de marketplace. Hoje, todos os produtos disponíveis no site da empresa são vendidos e entregues por outros vendedores — o Walmart atua apenas como intermediador.

Marketplace Walmart
Marketplace Walmart

Netshoes: A Netshoes não é o maior e-commerce de produtos esportivos do mundo por acaso, ela oferece grande variedade de produtos, muitos deles vendidos através do marketplace. Lá podemos encontrar pequenas lojas e grandes marcas de esportes e produtos fitness.

Marketplace Netshoes
Marketplace Netshoes

Estes foram apenas alguns exemplos de lojas que trabalham com marketplace. Podemos citar ainda Carrefour, Zattini, Dafiti, Tricae, Kanui, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia.

Atente-se à informação de quem está vendendo o produto na hora de fazer uma compra em alguma loja online. Cada varejista é obrigado a fornecer a informação quando a venda e/ou entrega é realizada por terceiros.

Caso faça a compra e não veja em lugar algum a informação referente ao vendedor, pode ficar tranquilo, a loja em questão não trabalha com marketplace, sendo ela a responsável por todas as etapas do processo.

Tem dúvidas sobre um marketplace e quer saber se ele é ou não confiável? Você pode sugerir uma oferta desta loja no Promobit e receberá um feedback da nossa equipe de moderação casonão seja segura!


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!