Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é impedância e como ela pode afetar a qualidade do seu fone de ouvido?

Explicamos um pouco sobre o funcionamento do fone de ouvido e a importância da impedância para a qualidade sonora.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

5 de abr de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de escolher um fone de ouvido, existem diversos fatores e especificações que interferem em maior ou menor grau na qualidade do som que você ouvirá. Impedância é um desses atributos mais técnicos que merecem uma certa atenção.

Apesar de ser incluído na maioria das descrições dos diferentes tipos de fone de ouvido, há bastante confusão sobre o que é impedância e sua relação com a qualidade do áudio. No artigo de hoje vamos tentar explicar e simplificar a atuação desse atributo e responder a pergunta que muitos fazem: fones de ouvido com alta impedância são melhores?

O que é impedância?

fone-de-ouvido

Em termos gerais e simplificando bastante, impedância é uma força oposta criada pelos componentes de um circuito à passagem da energia elétrica, o que resulta em perda e exige que mais energia seja necessária para o funcionamento do mecanismo. No caso do fone de ouvido, transformar eletricidade em movimentos mecânicos e estes em som.

É comum confundir impedância com resistência, principalmente porque o segundo é um dos fenômenos que criam o primeiro, mas não o único. Resistência é uma propriedade dos materiais utilizados nos componentes de um fone que causam “perda” (transformação em calor) da energia contida na corrente. No entanto, em alguns casos, esses componentes não “gastam” essa energia, mas oferecem uma forma de impedimento à essa passagem, o que é chamado de reatância. Quando somamos resistência com reatância temos a impedância em um sistema.

Qual a relação da impedância com o fone de ouvido

Em um primeiro olhar, podemos dizer que a relação se baseia em dois pontos: altura e potência da fonte de energia. Quanto mais alta é a impedância (medida em Ohms), maior a potência exigida para fazer o mecanismo funcionar corretamente, o que pode resultar em um volume mais baixo ao usar fones de alta impedância em fontes menos potentes. No entanto, ao analisar esse atributo mais profundamente, descobrimos que não é tão simples assim.

Primeiramente, é preciso dividir os fones em dois grupos:

Fones de alta impedância (profissionais)

Como explicamos, quanto maior a impedância, mais potente deve ser a fonte de energia utilizada para fazê-lo funcionar literalmente em alto e bom som. Para isso, é preciso um amplificador potente, o que não iremos encontrar em smartphones e notebooks, onde costumamos utilizar com mais frequência nossos headphones.

São considerados fones de ouvido de alta impedância os modelos com mais de 50 Ohms. No entanto, é bem mais comum encontrar, nesta categoria, produtos entre 150 e 600 Ohms. Mas como falamos, quanto maior a impedância, maior deve ser a potência do amplificador ou o som ficará baixo.

Fones de baixa impedância (comuns):

São os headphones ou earphones do dia a dia que usamos para ouvir músicas ou podcasts fora de casa ou no trabalho. Esses são os mais comuns, populares e baratos – quase sempre há alguma promoção de fone de ouvido no Promobit. No entanto, é importante pontuar que a impedância não afeta apenas a altura do áudio, por isso, não basta escolher um modelo com baixa impedância e ter um som alto e de qualidade.

Na verdade, para quem quer um bom fone de ouvido para o dia a dia, é recomendado a escolha de um com 32 Ohms, em média. Vamos explicar isso no próximo tópico.

fone-profissional

Alta impedância significa melhor qualidade sonora?

Sim e não. Como já explicamos o não, vamos falar um pouco sobre o sim agora. Além da potência, a impedância afeta a construção da bobina de voz do fone de ouvido, mecanismo responsável por transformar os impulsos elétricos em som.

Headphones com baixa impedância utilizam uma bobina mais grossa e com menos camadas (mecanismo mais barato). Já os modelos com alta impedância utilizam uma bobina mais fina (até do que um cabelo humano). Esse tipo de dispositivo permite que a quantidade de ar entre as suas camadas seja muito pequena, o que produz um campo eletromagnético mais poderoso e um som mais limpo e sem distorções. Por isso, fones com alta impedância costumam ter melhor qualidade.

Existem outros fatores envolvidos

Além da impedância, existem outros fatores que vão influenciar na qualidade do fone de ouvido. Nesse quesito, a qualidade de construção é decisiva e vai fazer uma diferença ainda maior no resultado final. Por isso, é importante observar com calma todos os aspectos que podem influenciar o som do headphone ou mesmo dar um bom destaque a como ele é construído.

Claro, poder experimentar um modelo pessoalmente ainda é o melhor método para encontrar um aparelho que seja confortável e tenha qualidade sonora que irá lhe agradar.


Além das promoções de fone de ouvido, fique atento aos cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Amazon para economizar ainda mais no seu headphone.