Campanha AMazon Dia das Mães
Comparativos

OLED C1 ou LED A1: qual a TV da LG faz mais sentido?

Independente do modelo a qualidade de imagem é boa, mas existem diferenças entre eles que vale a pena conferir.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

6 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A qualidade de imagem das TVs OLED já é conhecida por muita gente, porém nem sempre os modelos com esse tipo de tela são tão acessíveis. A opção de entrada da LG com tela OLED é a A1 que possui muitas semelhanças com o modelo mais robusto C1, mas também com diferenças fundamentais. Para saber qual melhor opções de TV entre OLED C1 ou OLED A1 veja nosso comparativo de TVs da LG. 

Qualidade de imagem próxima

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerando que a OLED A1 é uma versão mais simples da OLED C1, a qualidade de imagem é bastante próxima, para não afirmar que é rigorosamente a mesma. Sendo mais específico, em termos de volume e alcance de cor e principalmente em contraste, C1 e A1 oferecem praticamente a mesma imagem, que por sinal é de alta qualidade devido às características do OLED com seus pixels que se auto iluminam. 

Entretanto, há algumas diferenças em qualidade de imagem que são relevantes e a primeira delas é referente a capacidade de brilho. A capacidade de brilho da OLED C1 já não é das maiores em comparação a  outras TV da mesma faixa de preço, atingindo cerca de 390 NITs,a capacidade de brilho da OLED A1 é ainda menor.

Outro aspecto em que a C1 leva inegável vantagem é por ter um painel com taxa de atualização nativa de 120Hz, especificação que é superior aos 60 hz em todas as situações, desde games nos consoles de nova geração ao consumo em filmes e séries, principalmente em cenas de ação e que possuem imagens em movimento com transições rápidas. Quanto aos recursos de melhoria de imagem, ambas contam com suporte aos Dolby Atmos e HDR10+.

Já no quesito áudio, OLED C1 e OLED A1 não podem ser chamadas de TVs com excelente qualidade de áudio, assim como acontece com boa parte das TVs disponíveis no mercado, mesmo entre os modelos mais premium. Ainda assim, a C1 possui um sistema de áudio melhor com 2.2 canais que totalizam 40W de potência e também possibilitam distinguir os graves com mais clareza.  Já a OLED A1 possui apenas 2 canais e potência total de 20W, o que já demonstra a inferioridade em relação ao modelo mais caro da marca. 

Design e conexões

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
OLED C1 e A1 são muito extremamente finas.

Por característica do tipo de painel que não possui um backlight com LEDs por trás da tela, as TVs OLED são normalmente mais finas que a concorrência. E por aqui as duas fazem jus à regra e possuem apenas 3 milímetros de espessura. As diferenças no design são mais evidentes quanto a base para sustentação de cada modelo. Enquanto a A1 conta com pès em formato de V invertido, mais semelhante a modelos mais básicos, a C1 possui uma base larga com aspecto de aço escovado que além de oferecer um visual mais premium também mantém a TV mais próxima à suficiência em que está posicionada. 

Já quanto às entradas, é inegável a vantagem que a C1 leva sobre o modelo OLED de entrada. Enquanto a C1 conta com 3 entradas USB e 4 entradas HDMI no padrão 2.1, ideal para jogar com resolução 4K nos novos consoles e com taxa de atualização variável, a OLED A1 é equipada com 3 entradas HDMI no padrão 2.0 e 2 entradas USB, arranjo mais comum para TVs intermediárias e básicas. Já quanto ao suporte a assistentes, ambas contam com os dois principais, Google Assistente e Alexa para suas automações de casa inteligente. 

Plataforma smart e jogos 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Oled A1 possui design mais simples.

As duas TVs contam com a versão mais recente da plataforma smart WebOS, a 6.0 que foi reformulada e agora conta com tela inicial ocupando todo o painel e menus com nova aparência. Além da reformulação, o sistema segue com os bons benefícios de antes como a boa biblioteca de aplicativos, embora não tão ampla como no Google TV, e a fluidez na transição entre APPs. As duas TVs também vêm acompanhadas do controle Smart Magic que possibilita navegar entre os menus da interface através de um cursor em tela controlado por gestos no ar. 

Já para jogos a vantagem é para a OLED C1 e por uma distância considerável. Embora a OLED A1 seja uma boa TV para os consoles da geração anterior, PS4 e Xbox One, A OLED C1 conta com todas as entradas HDMI 2.1 e possui suporte a tecnologias de taxa de atualização variável e exibindo conteúdos em movimento com alta qualidade gráfica e sem borrões.

OLED C1 ou A1: qual a melhor?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como foi possível perceber, analisando apenas a ficha técnica das duas TVs, fica claro que a OLED C1 é melhor, até porque a proposta da LG é de fato diferencia-las, com a OLED A1 sendo a porta de entrada paras as telas OLED, enquanto a LG C1 é a experiência mais ampla com esse tipo de tela. Ainda há a OLED CX que é a TV premium da marca e que expande ainda mais as possibilidades de uso para TVs 4K. 

Com tal diferenciação em mente, vale considerar o que você está em busca ao pesquisar por uma das TVs OLED da LG. Caso seu uso majoritário seja apenas assistir conteúdos audiovisuais com ótima qualidade de imagem, seja TV aberta ou streaming, mas games não são sua prioridade, a OLED A1 é uma boa forma de economizar dinheiro e entrar no mundo das TVs de tela com pixels que se auto iluminam. 

Já se você quer o máximo em qualidade para todos os tipos de uso, como jogar com consoles de nova geração, usar a TV como monitor e até ter uma experiência de imagens com maior fluidez, será necessário optar pela OLED C1 que é a que desempenha melhor todos os tipos de uso em comparação com a A1, porém, a diferença de preço é considerável e pode passar dos 1.500, valor considerável e que possivelmente faz sentido apenas se o consumidor deseja os diferenciais do modelo mais caro. 

Ficha técnica

TVOLED C1OLED A1
TelaOLEDOLED
Polegadas48″, 55”,65″, 77″, 83”55”, 65”
Frequência120Hz60Hz
HDRSimSim
UpscalingSimSim
Áudio40w20w
HDMI4 (2.1)3 (2.0)
USB33
Wi-FiSimSim
BluetoothSimSim
Sistema OperacionalWebOSWebOS
Comandos por vozSimSim

As melhores promoções de TV 4K você encontra aqui no Promobit e com o cupom Americanas ou cupom Submarino sua compra pode ficar ainda mais barata.