Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é e quais os benefícios dos suplementos de pré-treino?

Suplemento proporciona mais disposição, diminuem o cansaço e dor durante as atividades físicas

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

19 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Um dos suplementos mais populares, o uso do pré-treino é adotado por muitas pessoas que treinam (pesado ou não). Apesar de não promover diretamente ganho de massa muscular ou perda de peso, ele pode ajudar a atingir ambos objetivos, desde que consumido da maneira correta. 

Os suplementos pré-treino atuam diretamente no desempenho do treino, pois proporcionam mais disposição, diminuem o cansaço e dor e até mesmo possuem resultado positivo sobre a força. Ele também possui componentes que auxiliam na queima da gordura. 

O que é suplemento pré-treino? 

O pré-treino é um composto formado por várias substâncias que vão atuar em diferentes frentes para melhorar o desempenho durante execução da atividade física. Por ser um composto e não um nutriente especificamente, cada produto possui uma fórmula, o que irá influenciar diretamente nos efeitos após ingestão. 

Apesar das fórmulas mudarem bastante, podemos dividir os componentes da grande maioria dos pré-treinos em três categorias: extratos de plantas, aminoácidos e estimulantes, com maior predominância dos dois últimos, que iremos falar um pouco mais abaixo: 

Estimulantes

Com maior concentração nos suplementos pré-treino, os estimulantes são responsáveis pelo pico de energia, disposição, força e até mesmo diminuição da percepção de dor, o que influencia diretamente no desempenho durante o treino. 

Cafeína

Velha conhecida dos brasileiros, a cafeína atua no estímulo do sistema nervoso central, nos induzindo ao estado de alerta. Quando chegamos nesse estado, temos maior concentração e foco, diminuição da sensação de fadiga e dor, dilatação dos vasos a sanguíneos e vias aéreas (mais oxigênio e nutrientes). Além disso, ela ainda possui papel na queima de gordura corporal. 

Taurina

Presente nos energéticos, a taurina é um poderoso estimulante, tendo efeito no sistema nervoso assim como a cafeína. Além disso, ela promove elevação da força, resistência e regula a atividade da insulina, que é um hormônio fundamental para o que os nutrientes necessários cheguem até às células. 

Teofilina 

Outro estimulante presente em alguns dos melhores pré-treinos, a teofilina tem os mesmo efeito sobre o sistema nervoso central, com o diferencial de ter atuação mais forte na dilatação dos brônquios do pulmão e aumento do fluxo sanguíneo. A substância é encontrada, em concentrações menores, em chás. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aminoácidos 

Os melhores pré-treinos do mercado possuem uma boa variedade e concentração de aminoácidos, que vão ajudar na síntese de proteínas, melhor irrigação sanguínea, aumento da força, regulação das atividades intracelulares, entre outras funções. Claro, a quantidade dessas substâncias será pequena e os ganhos ínfimos comparados a ingestão de suplementos com os compostos isolados. 

BCAA

Aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA é composto pelos aminoácidos L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. O composto atua dentro do músculo, na síntese da proteína, ajudando a recuperação das fibras musculares e, consequentemente, ganho de massa muscular. Por isso, o BCAA é um dos suplementos mais conhecidos e consumidos por atletas. 

Arginina

O aminoácido promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que, além de diminuir a pressão arterial, permite que mais sangue chegue aos músculos. Como o sangue é responsável por carregar oxigênio e nutrientes até as células musculares, a Arginina auxilia todos os processos intracelulares. 

L-Carnitina

O aminoácido atua no metabolismo das gorduras, fornecendo mais força para o organismo durante a atividade física. Claro, ele também possui papel fundamental na queima da  gordura e diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides. 

Beta Alanina

A Beta Alanina também atua na metabolização das gorduras, mas também das proteínas e dos carboidratos, no entanto, seu principal benefício está no reconhecimento dos nutrientes que devem entrar nas células e na regulação da atividade de outras enzimas. 

Cuidados ao tomar pré-treino

Antes de tudo, devido aos estimulantes, os suplementos pré-treinos não são indicados para pessoas com qualquer problema cardíaco, de pressão alta ou doença crônica, pois podem provocar sérios problemas. 

Outro cuidado é não exceder a dosagem indicada, pois pode sentir problemas como taquicardia e alteração na pressão. Como fatores como o peso e a altura podem interferir nessa quantidade, o ideal é sempre importante ir a um profissional para avaliar qual deverá ser a dosagem ideal para você. 


Além de informações, você também aproveite as melhores promoções de suplementos no Promobit. Fique de olho também nos cupons Americanas e cupons Netshoes.