Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é e como usar um cupom de desconto?

Muitas pessoas se perguntam o que são cupons de desconto, como funcionam e por que eles não valem para qualquer produto. Respondemos essas dúvidas!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

19 de mar de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Se você costuma usar cupons de desconto em compras na internet deve saber que eles não funcionam em qualquer compra, têm número de uso limitados e podem expirar  em questão de horas.

Explicamos nesse artigo o que são os cupons de desconto, como eles funcionam, como usá-los e as lojas que mais utilizam cupons.

O que é cupom de desconto?

O cupom de desconto nada mais é do que um código especial disponibilizado por lojas para dar um desconto extra ao consumidor durante uma compra na internet.

Eles são gerados com algumas limitações já em mente, por isso que encontramos cupons que só valem para a primeira compra na loja, ou que só funcionam na compra de TVs, ou que só podem ser usados se comprarmos uma certa quantidade de produtos.

Cupons servem para dar um desconto maior e nos fazer comprar, afinal, quem não se sente tentado a finalizar uma compra quando vê que o preço diminui mais ainda usando um código especial?

Eles também podem servir para fazer usuários trazerem amigos e conhecidos para o serviço. Os cupons do Uber funcionam assim, dão desconto para duas pessoas afim de fazê-las usar o serviço.

Há ainda cupons de desconto específicos para categorias — estes visam impulsionar vendas de produtos em temporadas de promoções de TVs ou campanhas de smartphones realizadas por certas lojas —, e cupons que dão um certo desconto em compras a partir de um certo valor.

Por que os cupons expiram tão rápido?

Os cupons de desconto são gerados em quantidade controlada, muitas vezes para atingir o objetivo da loja. Por isso, muitos funcionam apenas com um produto específico e expiram quando uma certa quantidade de unidades é vendida ou quando o estoque chega a zero.

Outros cupons de desconto funcionam apenas até uma data e hora. Esses geralmente expiram quando uma promoção da loja chega ao fim.

Geralmente não há como saber quando um cupom de desconto expira, pois as lojas nem sempre divulgam essa informação. Já nos casos de cupons exclusivos de usuários (aqueles que você ganha por assinar a newsletter da loja ou usar um serviço pela primeira vez) geralmente há um período máximo para uso antes da expiração, informação essa que sempre é fornecida.

Por que os cupons de desconto não funcionam para todos os produtos?

Como destacamos anteriormente, cada cupom de desconto é gerado pela loja com algum objetivo específico, portanto a sua usabilidade depende do objetivo da loja.

Imaginemos que a Americanas está oferecendo cupons de desconto para promoção especial de TVs 4K da Samsung para vender até a Copa do Mundo. Ela provavelmente criará um cupom promocional que só funciona em TVs 4K da Samsung e que provavelmente expirará após a Copa do Mundo. Se tentarmos usar esse cupom para comprar uma TV da LG, Sony ou TCL, ele não funcionará.

Samsung MU6120

Outro exemplo: a Loja Compra Certa quer vender 1000 unidades de um refrigerador Brastemp. Para atingir esse objetivo, a loja faz uma promoção do produto e gera um cupom de desconto para aquele refrigerador que só pode ser usado mil vezes. Como a loja só tem à venda 1000 unidades do produto, o cupom não poderá ser usado depois do estoque esgotar, portanto podemos dizer que aquele código promocional só é válido para aquela promoção.

Onde encontrar um cupom válido?

Muitos sites e plataformas agregam cupons de desconto, mas não os testam para saber quais deles ainda estão valendo. O Promobit tem uma seção exclusiva para cupons válidos de lojas confiáveis.

Os cupons de desconto do Promobit passam pelo mesmo processo de verificação que todas as ofertas que são sugeridas pela comunidade. Cada um deles é testado para certificar o usuário de sua usabilidade e as regras, quando divulgadas, são expostas para que o consumidor saiba se aquele cupom realmente funciona.

O Promobit faz verificação própria dos cupons postados periodicamente e conta com a ajuda da comunidade na sugestão e aprovação de novos códigos promocionais, reportando aqueles que não funcionam mesmo.

Em nossa seção exclusiva você encontra cupons de mais de 200 lojas e marcas e pode ver aqueles que estão válidos, assim como aqueles que já foram encerrados (para o caso de você querer testá-lo e tentar a sorte). O Promobit também fecha parceria com lojas para garantir cupons exclusivos para a comunidade, portanto você verá por aqui cupons de lojas confiáveis como Centauro, Eletrum, Bebe Store, entre outras, que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar.

Você também pode encontrar cupons válidos para apps de carona como 99, Cabify e Uber. Todas as regras desses cupons são exibidas em suas páginas, para que você saiba as condições de uso de cada um deles e consiga garantir um bom desconto em sua viagem.

Lojas mais populares com cupons

Há muitas lojas que disponibilizam para os consumidores, mas algumas se destacam pela quantidade de cupons que fornecem e os descontos que esses códigos promocionais dão. Confira as principais lojas com cupons de desconto:

Americanas: As lojas Americanas vendem todo tipo de produto e disponibilizam cupons para diferentes categorias. Há cupons já tradicionais na loja, como o ALO10 que dá 10% de desconto na compra de smartphones; e o TVCOM10 que dá 10% de desconto em TVs. Esses cupons expiram e voltam regularmente com novas promoções nas categorias atreladas a eles, mas há muitos outros códigos promocionais fornecidos pela loja, alguns para exclusivos primeira compra e outros para compras de itens de uma marca específica.

Netshoes: A Netshoes também tem costume de disponibilizar muitos cupons de desconto para os compradores,sendo que é raro não haver nenhum código válido para a loja. Os cupons da Netshoes mais comuns são aqueles que dão X de desconto em compras acima de X valor; códigos que dão desconto na compra de produtos de uma marca específica; cupons de desconto para uma seleção de produtos; e muitos outros.

Submarino: O Submarino faz parte da B2W Digital, assim como a Americanas. Muitos dos cupons que vemos em uma loja também aparecem em outra, mas não na mesma época, já que isso confundiria o consumidor. O ALO10 também é tradicional no Submarino, e como a loja tem maior força na venda de livros, o LIVROS10 também é um código promocional que volta e meia está dando desconto para algum produto.

Como usar um cupom?

Cada loja tem uma maneira diferente de se utilizar um cupom de desconto, por isso fique atento durante sua compra e não a finalize antes de aplicar o cupom, caso haja algum para sua compra.

Em lojas como Saraiva, Carrefour, Consul, Compra Certa, Bebe Store, Centauro e Ricardo Eletro o cupom de desconto deve ser inserido no carrinho de compras. Procure por um campo especifico para inserir o cupom de desconto — algumas vezes você verá uma caixa de texto, em outras haverá apenas um texto clicável — aplique-o e, caso ele esteja válido, veja o desconto sendo computado no valor da sua compra.

Outras lojas como Netshoes, Dafiti, Americanas Kanui, Shoptime, Futfanatics, Zattini e Submarino disponibilizam um espaço para aplicação do cupom apenas no final da compra. Isso significa que você terá que calcular o frete primeiro e, antes de finalizar sua compra, verá um espaço para aplicar o cupom e garantir um desconto extra.

Tem dúvidas de como aplicar um cupom em alguma loja? Visite a página da loja na qual você está comprando, aqui no Promobit. Em grande parte delas temos um passo a passo de como aplicar o cupom de desconto naquela loja e garantir o melhor preço!


Tem alguma dúvida sobre um tipo específico de cupom de desconto? Não deixe de nos perguntar!

E se tiver um cupom que queira sugerir, basta acessar a seção exclusiva de cupons do Promobit. Basta inserir o código e algumas informações para ajudar outras pessoas a garantir um desconto extra usando o código promocional!