Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é e como usar o cartão de crédito virtual?

Cartão de crédito virtual já está aparecendo bastante em bancos, mas você sabe o que é e como usar? Vem conferir que nós te contamos.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

15 de jun de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Bastante presente em bancos virtuais e que está chegando em vários bancos físicos, o cartão de crédito virtual é uma funcionalidade que oferece praticidade e segurança ao seu dia a dia de compras online. E é justamente para falar sobre suas vantagens e desvantagens, além de explorar mais o que é e como usar o cartão de crédito virtual que vamos falar hoje.

Aproveitando, não deixa conferir os outros textos sobre segurança e celulares, como o texto sobre como ocultar aplicativos no smartphone Android e iOS.

O que é o cartão de crédito virtual?

Ao fazer o cadastro no banco, em alguns deles, já existe previamente a funcionalidade do cartão de crédito virtual que é capaz de realizar compras em qualquer lugar online, enquanto que há alguns bancos em que a função necessita ser solicitada.

O cartão de crédito virtual possui um código de segurança próprio e um ano de vencimento também, separado e diferente do seu cartão físico. Entretanto, ele continua ligado à sua conta e, em certos casos, pode ter um limite de compra específico apenas com o propósito de ser utilizado uma vez e deletado. Já em outros casos, o limite do seu cartão virtual é o mesmo do físico.

Concluindo o processo de cadastro no banco e, se for necessário, a solicitação do cartão virtual, você receberá o acesso no app ou internet banking onde há o cartão virtual.

Tendo os dados do cartão, você pode realizar a compra normalmente e, após sua conclusão, o cartão poderá ser excluído manualmente por você ou o banco pode excluir o cartão automaticamente após um certo tempo, vai depender do sistema do seu banco. Então, é importante se informar sobre ele com o próprio banco.

Vale destacar que essa possibilidade de apagar o cartão após uma compra específica é a principal vantagem que o cartão virtual oferece, pois os seus dados não ficam expostos e tendo a chance do cartão ser clonado, se você apagar o cartão após a compra e não usá-lo com frequência sem sua exclusão.

Apagando o cartão após a compra, pode ser possível gerar um novo cartão e ter outro cartão virtual para futuras compras que terá uma nova numeração de segurança e ano de vencimento, que o tornam único.

Como usar o cartão virtual?

cancelamento de compra

Já tendo as informações do cartão virtual, você pode realizar a compra online, similar ao processo de como faz quando realiza o procedimento com o cartão físico.

Na compra, vai preencher os campos pedindo o número do cartão, o nome que está nele, o código de segurança e a validade. Após completar os dados do cartão você pode prosseguir o processo de compra até ele ser finalizado.

Tendo comprado o produto, você pode verificar se o valor da compra já consta em sua conta do banco. Ela estando presente, você pode ir na área do cartão virtual e acionar o botão de “excluir cartão virtual”, é possível que ele esteja dentro da área de configurações ainda em cartão virtual. Caso o seu banco não libere a exclusão manualmente, vale entrar em contato para garantir que ela seja feita.

Mais uma vantagem é que ele, diferentemente do físico, não torna necessário pagar a taxa pela manutenção do cartão, justamente por ser online. Já uma desvantagem do cartão virtual é que ele é exclusivo para compras online, então você não pode usá-lo no dia a dia para conseguir realizar o pagamento de algo fisicamente.

Vale a pena ter um cartão virtual?

Se você costuma fazer várias compras online, pagar serviços de assinatura usando cartão de crédito, usar um cartão de crédito virtual pode ser uma saída para trazer mais segurança para esse processo. Principalmente nas compras não recorrentes em que é possível apagar o cartão após finalizar a compra. desta forma você está impedindo que seus dados sejam expostos e acabe sofrendo uma fraude no cartão. Caso você não faça esse processo de apagar o cartão, ele acaba se tornando só mais um cartão, deixando os dados disponíveis e sem segurança.

Todavia, de um modo geral, ter e usar um cartão virtual traz mais vantagens justamente pelas suas características, você não vai precisar se preocupar com fraudes e conseguirá fazer suas compras utilizando o próprio limite da sua conta, sem aquele sistema do cheque especial ou mesmo empréstimos.


Falando em compras virtuais, não deixa de conferir as ofertas de Smartphones, Tablets e Telefones. Na hora de comprar, não esquece de usar o cupom da Americanas ou o cupom da Magazine Luiza para conseguir desconto!