Take a fresh look at your lifestyle.

Melhor forma de gastar dinheiro no exterior: cartão, espécie ou transferência?

Comparamos quatro formas de gastar dinheiro no exterior para você descobrir qual é a melhor de acordo com o quanto você pode despender com câmbio.

Planejar uma viagem para o exterior exige seguir muitos passos, como escolher o local, a hospedagem, comprar as passagens, definir a mala e as roupas para levar e também comprar dinheiro local e saber de que forma levá-lo para outro país. Para te auxiliar nesse último quesito, comparamos quatro formas de gastar dinheiro no exterior (cartões, espécie e transferência bancária) e esclarecemos qual é a melhor entre elas. 

Leia também: 

Dinheiro vivo: arriscado, mas com taxa mais baixa de IOF

Adquirir moeda em espécie é a forma mais barata de fazer o câmbio entre o real e o dólar, por exemplo, ou outra moeda estrangeira, porque o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado nesses casos é apenas 1,1% do total. O IOF é um imposto cobrado em diversas operações financeiras no Brasil e no exterior e é dito como uma forma de o Governo Federal controlar e medir as operações de crédito no país. 

Porém, você não deve adquirir todo o dinheiro necessário para a sua viagem em espécie, porque essa medida não é muito segura: por algum motivo você pode perder o dinheiro, ser roubado ou algum imprevisto acontecer com a grana e você ficar sem parte ou o total dela. 

Além disso, recomenda-se que você divida a quantia que tiver em espécie e coloque em lugares diferentes, como a doleira que fica junto ao corpo, a sua carteira e o cofre da hospedagem. 

Cartão de crédito: cotação do dia do fechamento da fatura + IOF

cartão de crédito

A vantagem do cartão de crédito é que é possível bloqueá-lo em caso de perda, roubo ou furto e ninguém conseguirá mexer nele. Porém, o IOF sobre operações com esse tipo de cartão é mais alto: 6,38%. Além disso, a cotação utilizada é a do dia do fechamento da fatura (e não a do dia que você realizar a compra), então há o risco de você pagar pelo valor da moeda mais alto do que o esperado. Logo, o cartão de crédito pode ser uma opção em caso de emergência, mas não para ser usado todos os dias durante a viagem. 

Cartão pré-pago: cotação fixa + IOF

Esta é a opção mais popular para viagens ao exterior, no sentido de que é simples de fazer e de gerir antes e depois de partir para outro país. Este tipo de cartão é recarregável, ou seja, você paga uma taxa para adquiri-lo e depois o recarrega com a moeda do país para onde vai, garantindo a cotação do dia em que ele for carregado. Porém, mesmo assim o IOF cobrado é de 6,38%. 

Uma das vantagens deste cartão é que, se na volta da viagem sobrar dinheiro nele, você poderá pedir o ressarcimento. Além disso, se não quiser, pode deixar o saldo lá e utilizar o cartão numa próxima viagem. 

Transferência: só para quem tem conta no exterior

Uma última opção, mas só para quem tem conta no exterior, é transferir o dinheiro direto para lá daqui do Brasil. É possível fazer isso com o envio de remessas por meio de plataformas online de envio e recebimento de dinheiro do exterior, como a Remessa Online ou a Transfer Wise. Cada empresa tem taxa de comissão e IOF próprios, de acordo com o caráter da transação (geralmente as taxas são mais baixas do que as de cartões de crédito e pré-pago). 

Afinal, qual é a melhor forma de gastar dinheiro no exterior?

Diante de todas as formas de gastar dinheiro no exterior, afinal, qual é a melhor? Nossa indicação é que você não escolha apenas uma opção, mas sim pelo menos duas: a moeda em espécie, para comprar itens na rua, em barraquinhas e objetos menores com tranquilidade (e também para estar preparado caso seu cartão esteja com um problema momentâneo); e o cartão pré-pago, pois ele é fácil de usar, versátil e aceito em diversos lugares. Não saia do Brasil sem habilitar o seu cartão de crédito para ser usado no exterior, mas pense nele como apenas uma emergência. 


Agora que você já sabe qual a melhor forma de gastar dinheiro no exterior, não se esqueça de dar uma olhada nas nossas promoções de passagens aéreas e promoções de pacote de viagem para encontrar o melhor para você!


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!