Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como ocultar aplicativos no smartphone Android e IOS?

Ocultar aplicativos é uma camada a mais de segurança, organização e privacidade em seu aparelho.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

30 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Seja por privacidade, organização e principalmente segurança, ocultar aplicativos sensíveis em seu smartphone pode ser uma boa prática para evitar dores de cabeça futuras. Porém a forma para fazer isso não é tão intuitiva e muda de acordo com a plataforma, Android ou iOS. Para saber como ocultar aplicativos no Smartphone confira nosso passo a passo de acordo com as principais marcas de smartphones. 

Vale lembrar que tais funções são boas práticas para deixar o aparelho mais seguro, mas não uma garantia de que ninguém irá encontrar esses aplicativos, pois são funções presentes no sistema do aparelho e disponíveis para todos os usuários.

Smartphones Xiaomi

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nos aparelhos da Xiaomi a função de ocultar aplicativos já está no sistema do aparelhos e pode ser feita de duas formas. São caminhos diferentes, mas que levam ao mesmo lugar, ou se preferir, proporcionam o mesmo resultado. 

  • Uma delas é ir até o app Segurança na tela inicial, depois em recursos adicionais e por fim em “ocultar aplicativos”. Selecione os aplicativos que deseja ocultar. 
  • Outra maneira é indo até as configurações do aparelho, depois na opção “Aplicativos” e em seguida em “Bloqueio de aplicativo”. Entre as opções de bloqueio está a de “Ocultar aplicativos”; selecione os aplicativos que deseja ocultar e está feito. Eles não são visualizados nem mediante pesquisa na busca do aparelho. 

Para visualizar novamente o app basta deslizar o dedo para direita 2 vezes na gaveta de aplicativos e mediante uma senha que o usuário irá criar no momento que ocultar o app ou através da digital terá acesso aos apps que tenha ocultado. 

Smartphones Samsung 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os aparelhos da Samsung também contam com um sistema para deixar aplicativos invisíveis basta rolar para cima na tela inicial e acessar a gaveta de aplicativos, na extremidade direita da barra pesquisar, clique nos três pontos e depois em configurações para abrir a página de configurações da tela inicial. 

Na tela inicial clique em “Ocultar Aplicativos” para ser direcionado a tela com a seleção de aplicativos para que você escolha os que deseja ocultar e, ao selecionar, basta confirmar clicando em ok. 

Uma desvantagem da ferramenta nos aparelhos da Samsung é que ao buscar pelo aplicativo na barra de pesquisa na tela inicial o aplicativo ocultado é encontrado, porém ele não estará visível em meio aos demais aplicativos instalados. 

iPhones 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No iPhone também é possível ocultar aplicativos dentro da plataforma iOS. Porém se quiser ocultá-lo totalmente é necessário fazer um processamento para que o aplicativo não apareça na pesquisa do iPhone e outro para que não fique visível na tela do aparelho. 

  • Para ocultar o aplicativo da tela, o primeiro passo é tocar pressionando o aplicativo para abrir o menu de opções, depois em remover aplicativo e por fim, ao invés de apagar o aplicativo, toque em remover da tela de início. 
  • Para que o aplicativo não apareça entre os resultados na busca do sistema iOS, basta abrir o aplicativo Ajustes, depois tocar na opção “Siri” e “Busca”. Vá até o aplicativo que deseja ocultar, selecione e desmarque a opção “Mostrar Aplicativo na Busca”.

Smartphones Motorola demais aparelhos android 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não encontramos na Motorola uma opção nativa para ocultar os aplicativos nos dispositivos Android da marca ou de outras fabricantes, porém existem alguns aplicativos que são capazes de ocultar outros apps que desejar em seu aparelho. Como sugestão deixamos o KeepSafe e AppLock que estão disponíveis na Play Store.


Aqui no Promobit você também confere as principais promoções de fone de ouvido e pode economizar ainda mais em sua compra com o cupom Kabum ou cupom Americanas.