Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Como ativar jogos no Steam, Uplay e outras plataformas

Lojas como Nuuvem e Green Man Gaming vendem jogos que só podem ser ativados em plataformas específicas. Explicamos o que é o DRM de jogos e como ativá-los.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

21 de mar de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Se você compra jogos digitais para PC deve saber que o Steam, plataforma gamer desenvolvida pela Valve, nem sempre pratica os melhores preços. Apesar das famosas Steam Sales trazerem ótimos descontos, lojas como Nuuvem, Green Man Gaming e Hype.Games também vendem os mesmos jogos, muitas vezes por preço mais em conta do que os do Steam.

Geralmente, esses jogos que compramos de lojas terceiras devem ser ativados no Steam, através de um código único. A tecnologia que define onde as chamadas “chaves de ativação” deverão ser validadas chama-se DRM (Digital Rights Management, ou Gestão de Direitos Digitais), que previne a cópia e redistribuição de conteúdo digital.

Explicaremos neste artigo o que é DRM, por que ele divide opiniões, quais sites vendem jogos com chaves que podem ser ativadas em outros sistemas além do Steam e como ativá-las.

O que é DRM?

DRM é uma sigla para Digital Rights Management, ou Gestão de Direitos Digitais. Trata-se de um conjunto de tecnologias criado em resposta ao aumento expressivo da pirataria de produtos digitais.

A prática impõe restrições sobre softwares, definindo, por exemplo, a quantidade de vezes que um certo código pode ser ativado ou em quantos computadores ele será reconhecido, o tempo limite que a licença de um produto digital específico estará disponível, entre outras restrições que previnem que o software seja copiado livremente e redistribuído para aqueles que não pagaram por ele. Resumindo: o DRM previne a pirataria.

No caso de jogos digitais para PCs, o DRM define que um game deverá ser ativado em uma plataforma específica através de um código único que será fornecido ao usuário logo após a compra.

DRM

Como o Steam é o sistema dominante do gênero, a maioria esmagadora de jogos digitais possui DRM Steam, o que significa que você deverá baixar o app da plataforma e ativar seu jogo por lá, podendo então baixá-lo e jogá-lo. No entanto, algumas produtoras contam com seus próprios sistemas que rivalizam com o Steam, sendo que seus jogos, mesmo quando são vendidos por outras lojas, devem ser ativados nestes sistemas.

Além do Steam, as seguintes plataformas de games para PC estão entre as mais comuns:

  • Origin, da Electronic Arts — inclui as séries Battlefield, Mass Effect, Need for Speed, entre outras;
  • Uplay, da Ubisoft — inclui as séries Assassin’s Creed, Far Cry, Tom Clancy’s, The Crew, entre outras;
  • Battle.net, da Blizzard — inclui os jogos Overwatch, Heartstone, Destiny 2, Diablo, entre outros;
  • Rockstar Games Social Club, da Rockstar — inclui os jogos da série Grand Theft Auto e L.A. Noire.

Por que o DRM divide opiniões

Como qualquer tipo de restrição imposta, o DRM não é aceito por 100% da comunidade gamer. Muitos preferem fazer-se valer do direito de distribuir como quiserem os jogos que compraram (afinal, eles pagaram pelo produto) e é por isso que temos o GOG, maior concorrente do Steam no ocidente.

O GOG é ao mesmo tempo uma loja e uma plataforma, mas diferentemente do Steam, ele vende jogos sem DRM. Isso significa que você pode comprar um jogo no GOG e enviar o arquivo para um amigo ou conhecido. Obviamente, usuários compartilham o arquivo de um jogo do GOG no dia do lançamento, o que se caracterizaria como pirataria caso ele não estivesse distribuindo um produto pelo qual pagou (mas não se engane, aqueles que baixam o arquivo sem pagar por ele estão pirateando).

gog site

Assim, temos jogos que são lançados tanto no Steam como no GOG simultaneamente, a fim de permitir que o usuário escolha aquilo que deseja fazer com o jogo que comprar. Muitas produtoras optam apenas pelo Steam, pretendendo manter seus games restritos a um sistema e evitando a distribuição não autorizada; outras, publicam seus títulos apenas no GOG, dando mais liberdade aos jogadores.

Não entraremos no mérito de discutir qual é o melhor modo de distribuição. Jogadores e distribuidoras podem escolher a forma como querem lidar com seus produtos digitais, tendo que aceitar as possíveis limitações que acompanham a opção escolhida.

Que sites vendem jogos para o Steam (e outros sistemas)?

Há uma grande quantidade de lojas que vendem jogos digitais para PC, cada uma oferecendo games diferentes praticando seus próprios preços e realizando suas próprias promoções.

nuuvem site

Depois do Steam (que além de plataforma é também uma loja), a loja de games mais famosa no Brasil é a Nuuvem, que pratica preços muitas vezes melhores do que a plataforma da Valve. A loja faz constantemente promoções que inclui diversos games e até franquias inteiras, disponibiliza cupons de desconto e ainda interage com a comunidade PC Gamer trazendo promoções pedidas por jogadores (e proporcionando belos memes).

A Nuuvem vende jogos que, em sua maioria, devem ser ativados no Steam através de um código especial. No entanto, também há títulos que devem ser ativados no Uplay, plataforma da Ubisoft, empresa que desenvolve e distribui esses jogos.

gmg site

A Green Man Gaming também tem realizado boas promoções a fim de expandir-se no país. Com preços localizados, a loja tem focado em oferecer lançamentos por valores atrativos, incluindo-os em promoções ou gerando cupons de desconto. O jogos vendidos pela GMG podem ser ativados no Steam, Uplay, Origin ou Battle.net.

A Hype.Games, loja da distribuidora Level Up!, também vende jogos com DRM, mas, por ora, só games que devem ser ativados no Steam ou na Rockstar Games Social Club.

hype site

Além dessas três lojas, também podemos comprar jogos diretamente em promoções na loja do Steam, Uplay, Origin ou Blizzard. Nesses casos, o game é ativado automaticamente no respectivo sistema em que foi comprado, sem a necessidade de se ativar uma chave.

Ainda temos lojas bem conhecidas que não localizam seus preços, como a Humble Store,Fanatical e IndieGala. Os games vendidos por elas podem ser ativados em diversos sistemas, mas como os valores são exibidos em dólar, dependemos da cotação da moeda americana para que alguma promoção realmente valha a pena.

Como ativar jogos digitais para PC?

Você deve ativar o jogo que comprou na plataforma para a qual ele é destinado. A chave de ativação fornecida pela loja não funcionará em outras plataformas e, em alguns casos, terá prazo máximo de ativação após ser disponibilizada.

Veja na página do jogo, na loja em que realizou a compra, em que plataforma ele deve ser ativado e baixe o app daquela plataforma, caso haja um. Confira a seguir como ativar códigos nos cinco principais sistemas de games para PC:

Steam

  • Abra o Steam e faça login com sua conta
  • Acesse o menu “Jogos”
  • Selecione a opção “Ativar um código de produto”
  • Siga as instruções, inserindo sua chave de ativação quando ela for pedida, para completar o processo.
  • Pronto! O jogo já está na sua biblioteca disponível para baixar quando você quiser!

Origin

  • Abra o Origin e faça login com a sua conta da EA
  • Clique em “Origin” no menu superior
  • Selecione a opção “Ativar código de produto”
  • Insira sua chave e clique em ativar
  • Pronto! O jogo já está disponível na sua biblioteca!

Uplay

  • Abra o Uplay e faça login com a sua conta da Ubisoft
  • Clique no ícone de chave, no lado superior direito
  • Insira o seu código de ativação e clique em ativar
  • Seu game estará na aba “jogos”, pronto para ser baixado

Battle.net

  • Acesse a página de login da Battle.net e entre com seu usuário
  • Acesse a página de ativação de jogos da Battle.net
  • Insira sua chave de ativação e clique em “Redeem”
  • O jogo será ativado na sua conta
  • Baixe o aplicativo Battle.net paara jogá-lo!

Rockstar Games Social Club

  • Faça login ou crie uma conta no Rockstar Games Social Club
  • Clique no ícone de engrenagem do lado superior direito da página, ao lado da foto de perfil
  • Selecione a opção “Downloads do jogo”
  • Na página seguinte, clique no botão “Usar Código Rockstar” do jogo correspondente
  • Insira seu código de ativação e clique em ativar
  • Seu jogo já está ativado na sua conta da Rockstar!
  • Para baixá-lo, volte para a página “Downloads do jogo” e clique em “Download no Windows”

Essa foi uma explicação simples sobre o que é e como funciona o DRM, quais lojas que vendem jogos que podem ser ativados na plataforma do Steam, Origin, Uplay e Battle.net.

As lojas citadas aqui contam com certificados para garantir uma compra segura ao consumidor. Caso perceba que alguma outra loja pratica preços muito baixos, não vende diretamente os jogos ou não exiba a reputação de um vendedor, desconfie!


Quer encontrar jogos de PC em promoção? O Promobit é o lugar certo para você! Coloque os games que deseja em sua lista de desejos, defina o preço que quer pagar e aguarde uma oferta aparecer. Lhe notificaremos assim que uma nova promoção do jogo, em uma loja confiável, for ao ar!