Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Tudo sobre Local Dimming: recurso que faz a diferença na sua TV

A tecnologia de apagamento localizado de LEDs interfere na qualidade de brilho e contraste da imagem. Saiba tudo sobre local dimming.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

24 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O Local Dimming é uma tecnologia que surgiu para ampliar o tempo de vida útil das telas de LED, já que além de aperfeiçoar a qualidade dessas telas, possibilitou o desenvolvimento de TVs 4K com telas QLED, tecnologia que atualmente rivaliza com as TVs de tela OLED. O Local Dimming ajusta a luminosidade das imagens exibidas em tela de forma inteligente para melhorar os níveis de brilho e contraste. Neste artigo você descobre tudo sobre Local Dimming, como os benefícios do recurso para a sua TV.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

O que é Local Dimming?

O Local Dimming é um recurso que diminui a luz de fundo nas telas LED e QLED para melhorar a qualidade dos tons de preto. Na parte de trás das telas é implementado um painel adicional de LED chamado backlight que pode ser ligado e desligado por regiões do painel para um melhor ajuste de iluminação da tela, de acordo com a exigência do que está sendo exibido. Desta forma, uma região de LEDs desligada torna a parte escura de uma cena com uma qualidade de preto melhor. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O desligamento de LEDspor regiões está presente em telas de TVs mais avançadas como nas TVs Samsung QLED, algumas TVs Sony e na linha de TVs LG Nanocell, sendo de grande utilidade para usuários que pretendem consumir conteúdos com tons mais escuros. Porém, a forma como os LEDs são arranjados no painel atrás da tela influencia no resultado.

Tipos de arranjo do local dimming

As três principais formas de combinação do local dimming são Edge LED, Direct LED e Full-Array Local Dimming, conhecida como FALD, e em cada uma delas o fator primordial é a quantidade de LEDs por trás da tela e sua distribuição. 

Edge LED 

Nesse arranjo de iluminação os LEDs podem estar distribuídos nas laterais da tela, apenas nas extremidades superior e exterior ou nas quatro extremidades. Embora possibilite a fabricação de aparelhos mais finos, não possuem iluminação independente por zonas da tela, resultando em imagens com iluminação menos uniforme. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Direct Local Led   

Já o Direct Local LED possui mais LEDs que são distribuídos ao longo da superfície localizada atrás do painel de LED. A principal deste tipo de retroiluminação é conseguir controlar de forma independente regiões muito específicas da tela, apagando LEDs por zonas e aperfeiçoando os contrastes e tons de preto. 

Full Array Local Dimming -FALD

Já o Full Array Local Dimming ou Fald é uma evolução do Direct-LED, por ter mais LEDs que consequentemente ocupam mais regiões por trás da tela. Esse arranjo torna o acender e apagar dos LEDs em zonas independentes mais sofisticado e o resultado é melhoria de contraste, brilho. 

Preto não tão perfeito

A grande vantagem anunciada pelas fabricantes de TV OLED está no incrível nível de contraste de suas telas que, por possuírem os LEDs no display que iluminam-se individualmente, podem simplesmente ficar apagados em cenas mais escuras e proporcionar o preto perfeito. 

Na telas que fazem uso do Local Dimming, mesmo do tipo FALD, por mais que exista o controle de iluminação por regiões da tela, não é possível alcançar a eficácia de preto de pixels apagados individualmente. A tecnologia de local dimming das telas QLEDs segue evoluindo e o contraste é muito bom, mas ainda não tão bom quanto a tela OLED. 

Vantagens e desvantagens das telas com Local Dimming

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das vantagens da TVs que usam a tecnologia de Local Dimming está na menor suscetibilidade ao efeito burn-in, característica bastante propagada pela Samsung, inclusive, para divulgar suas TVs topo de linha com tela QLED.  As telas QLEDs também são capazes de alcançar patamares mais altos de brilho e calibração de cores mais precisas, muito devido ao painel de leds localizado atrás da tela. 

Como é impossível ter um produto que só apresente vantagens, as telas com tecnologia de Local Dimming também podem deixar a desejar em alguns pontos. Como já citado, os níveis de contrastes são muito bons em telas QLEDs, mas ainda não tão precisos quanto nas telas OLED. 

As telas de LED com recurso Local Dimming também podem apresentam pequenos vazamentos de luz entre os diferentes locais de uma cena, criando um leve borrão de luz na borda de locais e objetos que deveriam estar mais escuros, principalmente as TVs mais baratas que usam a distribuição de LEDs laterais, ou EDGE LED. 


As melhores promoções estão no Promobit. os aparelhos da melhores marcas podem sair ainda mais baratos aproveitando o cupom Americanas. E para não perder nenhuma oportunidade de economizar, conheça nosso canal de divulgação de cupons de desconto no Telegram.