Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Artigos

Como usar controle do PS4 e Xbox One no Nintendo Switch e PC

O pequeno adaptador da 8bitdo possibilita usar controles do PlayStation 4, Xbox One e Switch no PC, Mac, Switch ou Box TV.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

3 de abr de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Jogar com o controle do console que você possui em outra plataforma sem a necessidade de fios pode ser fonte de dor de cabeça, isso porque nunca sabemos se há compatibilidade com periféricos ou se a conexão será feita corretamente.

A 8bitdo resolveu esse problema com uma solução simples e pequena: um adaptador wireless que lhe possibilita usar os controles do Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, entre outros, no seu PC, Mac, Switch ou Android TV sem nenhuma complicação.

Explicaremos como e onde o pequeno adaptador da marca funciona e quais controles você poderá usar com ele. Mas primeiro:

Quem é a 8bitdo?

A 8Bitdo é uma empresa americana conhecida por fabricar versões dos controles clássicos de consoles da Nintendo adaptadas para PC e consoles atuais.

Seu portfólio atual é formado por mais de uma dezena de produtos, incluindo controles Bluetooth baseados no design do NES, SNES e Wii U (versões sem e com analógicos), joystick estilo arcade, speakers e adaptadores wireless que suportam diversos controles de outras empresas em uma variedade de sistemas e plataformas.

Os produtos da marca podem ser encontrados na Amazon americana e em lojas chinesas como Gearbest e Tomtop, onde o preço pode ser mais convidativo e o frete muito menor para brasileiros.

Como funciona o adaptador Wireless da 8bitdo?

O adaptador Wireless da 8bitdo cria uma conexão entre diversos tipos de controles e plataformas, que não precisam ser necessariamente da mesma empresa.

Essa conexão é feita simplesmente apertando o botão de pareamento do acessório, que é localizado no lado inferior, e o botão ou atalho do controle que possibilita a sincronização. O método é diferente dependendo do controle que se está utilizando, portanto é importante consultar o manual do adaptador, que explica como o pareamento é feito em cada caso.

USB Wireless Adapter 8bitdo
USB Wireless Adapter 8bitdo

Em quais plataformas o adaptador funciona?

O adaptador Wireless da 8bitdo funciona em uma grande variedade de plataformas, número que vai além do que a empresa informa inicialmente.

Além do Nintendo Switch, PC, notebooks e MacOS, o produto também funciona em tablets (necessário adaptador USB) e na sua Android TV caso você use um Box TV construído a partir de um Raspberry Pi.

Isso significa que você pode utilizar o DualShock ou outro controle para jogar no seu Nintendo Switch sem a necessidade de gambiarras. A conexão Wireless possibilita que a experiência seja a melhor possível, sem lag.

Mais plataformas podem ser suportadas com o tempo, assim como o número de controles que poderemos usar no console, uma vez que a empresa vem atualizando o firmware do adaptador para fornecer esse suporte.

Quais controles eu posso usar com o adaptador Wireless?

O adaptador Wireless funciona com um grande número de controles, dentre eles estão o DualShock 4, o Nintendo Switch Pro Controller, e o controle do Xbox One S.

Além dos controles originais dos grandes consoles, o adaptador funciona, é claro, com os controles da própria 8bitdo. Confira a lista completa dos periféricos suportados:

  • DualShock 3
  • DualShock 4
  • Nintendo Switch Joy-Cons
  • Nintendo Switch Pro Controller
  • Xbox One S Controller
  • Xbox One X Controller
  • Wii Mote
  • Wii U Pro Controller
  • 8bitdo SN30 Pro
  • 8bitdo SF30 Pro
  • 8bitdo N30 Pro
  • 8bitdo S30 Pro
  • 8bitdo N30
  • 8bitdo F30
  • 8bitdo SN30
  • 8bitdo SF30
  • 8bitdo Zero
  • 8bitdo N30 Arcade Stick
controle do xbox one no switch 8bitdo
Com o adaptador é possível jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild com o controle do Xbox One S / Fonte: 8bitdo

Você pode conectar qualquer um dos controles mencionados acima no seu Nintendo Switch e jogar Super Mario Odyssey sem restrições. Ou ainda conectá-los ao seu PC e jogar qualquer jogo da sua biblioteca Steam.

Lembre-se de baixar a última versão do firmware do produto no site da fabricante e atualizá-lo através de um PC ou notebook para ter a melhor experiência possível!


O adaptador Wireless é uma ótima opção para quem quer jogar em diferentes plataformas sem ter que comprar vários controles, fazer gambiarras ou usar diferentes adaptadores em cada uma delas.

Aproveite as promoções de games que aparecem diariamente no Promobit e jogue-os na sua plataforma preferida usando praticamente qualquer controle. Também não deixe de conferir as ofertas do adaptador da 8bitdo em lojas internacionais no Promobit.