Promobit
Guia de compras

Moto G50 5G é bom? Tudo sobre o celular com 5G mais barato da Motorola

Analisamos o novo intermediário com suporte as redes 5G DDS e preço um pouco mais acessível.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

A Motorola apresentou em setembro o Moto G mais barato compatível com 5G, o Moto G50 5G que tem como proposta ser um aparelho intermediário de entrada, com preço baixo e suporte a rede de internet móvel de quinta geração. Para saber se tais atributos são suficientes para afirmar que o Moto G50 5G é bom de fato ou apenas um aparelho menos caro, analisamos a ficha técnica do celular da Motorola. 

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Moto G50 5G trata-se de um aparelho grande, com cerca de 16,7 cm de altura e tela de 6,5 polegadas. O visual da parte frontal é mais antigo com notch em gota centralizado, além de bordas mais generosas do que estamos vendo em aparelhos mais recentes. 

Já na traseira está um módulo de câmera em formato quadrado com bordas arredondadas, aplicando três lentes e o flash. Ainda na traseira encontramos a tradicional logo da Motorola com a letra M. Já o leitor de digitais fica em botão físico na lateral, logo abaixo do botão de volume. Já na parte de baixo está o conector P2 para fones de ouvido, inclusive o acessório está disponível na caixa do aparelho. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já a tela do Moto G50 5G segue uma fórmula que a Motorola costuma usar em aparelhos intermediários básicos. Trata-se de um display IPS de 6,5 polegadas, porém com resolução apenas HD+, o que pode não ser um grande problema para usuários menos exigentes com resolução, porém telas grandes e resolução HD costumam resultar em alguns pixels evidenciados. 

Embora não seja possível esperar imagens primorosas da tela, ao menos o painel possui 120 Hz, deixando a usabilidade mais fluida de forma geral e também em jogos. 

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A primeira vista pode parecer que o Moto G50 5G possui três câmeras na traseira, afinal lá estão 3 lentes, mas na prática o usuário só pode controlar duas lentes, a principal de 48 Mp e a macro de 2 MP, enquanto a terceira lente na verdade é um sensor de profundidade que auxilia em medições para o modo retrato. 

Na prática, baseado em outros aparelhos com mesmo sensor, apenas a lente principal deve oferecer boas fotos em condições favoráveis de luz, enquanto a lente macro de 2 MP costuma entregar fotos com baixa resolução ou piores do que aquelas tiradas com a lente principal aplicando o zoom. 

A mesma lógica da câmera principal aplica-se também a câmera frontal que em locais bem iluminados de luz natural faz selfies boas, mas a lente sofre em ambientes com um pouco mais de sombras. 

Desempenho

O responsável pela compatibilidade do Moto G50 5G com as redes 5G é o processador Dimensity 700 da MediaTek que faz com que o aparelho suportes o 5G DDS, uma espécie de prévia das altas velocidades do futuro 5G que ainda não está disponível no Brasil mas que o processador também suporta.

O aparelho ainda possui 128 GB de espaço interno, o que é bom para a demanda da maioria dos usuários, e 4 GB de RAM que está no limite de usabilidade do Android e pode fazer com que o aparelho apresente alguns pequenos engasgos em usos mais intensos. 

Bateria 

Com 5.000 mAh de bateria o Moto G50 5G é um modelo com autonomia dentro da média para a categoria e baseado em outros aparelhos da Motorola com ficha técnica semelhante, e a mesma capacidade de bateria, o Moto G50 5G deve ser capaz de chegar ao final do dia com alguma reserva energética em uso convencional ou precise ser carregado no início da noite após uma rotina extrema de uso. A caixa do aparelho ainda conta com carregador de 20W incluso. 

Preço e principais concorrentes

O preço atual do Moto G50 5G é de R$ 2.000, valor relativamente salgado para o que o aparelho entrega, mesmo com o 5G que ainda é realidade distante da maioria das pessoas. Como parâmetro, é possível encontrar o Galaxy A72 por um preço semelhante, sendo que o  aparelho é melhor que o Moto G50 5G em quase todos os quesitos, apesar de não ter suporte ao 5G.

Afinal, Moto G50 5G é bom? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A definição se o Moto G50 5G é bom ou não depende da calibrar as expectativas em relação ao aparelho antes de adquiri-lo. A principal proposta do Moto G50 5G é ser um aparelho acessível com suporte às redes 5G. O modelo na prática é um aparelho intermediário de entrada que oferece boa usabilidade, mas se o 5G não for uma prioridade, existem outras opções que valem a pena. 

Moto G50 5G Ficha técnica

TelaIPS, 6.5, HD+, 120 Hz
ProcessadorDimensity 700
RAM4 GB
Armazenamento128 GB
Câmeras traseirasWide: 48 MPMacro: 2 MPprofundidade: 2 MP
Câmera frontal13 MP
Bateria5.000 mAh
Dimensões e peso164.9 x 74.9 x 8.95 mm | 192g

As melhores promoções de celulares você encontra aqui no Promobit. Aproveite o cupom Americanas e economize ainda mais na compra do seu novo smartphone.