Guia de compras

Moto G14 é bom? Conheça o novo celular básico da Motorola

Dando as boas-vindas ao novo smartphone de entrada da Motorola, entenda se o Moto G14 é bom

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

28 de set de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A linha Moto G se tornou sinônimo de bons celulares custo benefício há algum tempo, tendo permanecido como uma referência no segmento intermediário. De lá para cá, a linha ganhou inúmeros aparelhos novos, que buscavam se manter nesse aspecto, porém, neste ano a linha buscou se aproximar de sua outra linha, o Moto E, e incluir modelos de entrada na linha G também. No início do ano, o Moto G13 abriu as portas para essa nova empreitada da marca, que recentemente ganhou uma continuidade que é o foco da análise deste texto. Buscamos entender se o Moto G14 é bom ou apenas um upgrade de seu antecessor. 

Compre agora o Moto G14

Amazon     Mercado Livre

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Geralmente, celulares básicos evidenciam o segmento que eles fazem parte já na parte visual, muitas vezes com um acabamento frágil e um design mais simples, algo que não acontece no Moto G14. Justamente por ser um smartphone da linha G, seu design assemelha bastante aos demais aparelhos da linha, com tela infinita e bordas finas na parte frontal, bordas arredondadas e laterais retas, e uma traseira com acabamento feito em couro vegano, que permite cores foscas vivas e espelhadas, com o módulo de câmeras mais condensado e coeso. Todos esses fatores contribuem para um visual digno de um topo de linha. 

Em sua lateral esquerda está a gaveta para cartão SIM e cartão SD, e na lateral direita encontram-se os controladores de volume e o botão para bloqueio e desbloqueio de tela com suporte a leitor de digital. A parte superior possui uma entrada P2 para fones de ouvido, e a inferior apresenta um sensor de microfone, uma porta USB-C e alto-falantes. O Moto G14 está disponível nas cores Grafite e Lilac, mas também possui uma versão azul-marinho, vem com o Android 13 de fábrica, possui conectividade 4G, Wifi 5 Dual Band e Bluetooth 5.0, não possuindo NFC. 

Tela e áudio

Sua tela se encontra dentro dos parâmetros de aparelhos de entrada, tendo um painel LCD IPS de 6.5 polegadas, resolução Full HD+ e 60Hz de taxa de atualização. É um display decente, que não demonstra grandes problemas ao ser utilizado para a visualização de mensagens, e-mails e consumo de conteúdo multimídia dentro de certas condições. Em locais fechados a tela funcionará bem, mas estando exposta a forte luz solar, se torna necessário colocar o brilho no máximo e ainda assim ter certa dificuldade ao enxergar com nitidez. 

Quanto ao áudio, ele traz um diferencial para celulares básicos, que é alto-falantes estéreo com suporte a Dolby Atmos, provendo uma boa experiência de áudio para diversas formas de uso, com a já citada entrada P2 para fones se tornando a cereja do bolo nesse contexto. Uma tela dentro do padrão do segmento e um áudio acima da média para um smartphone deste nível, um bom panorama até então. 

Desempenho

O chipset equipado no Moto G14 é o Unisoc T616, com a GPU Mali-G57 MP1 e 4GB de memória RAM. Como é de se esperar de um smartphone de entrada, a performance não é um ponto que impressiona, apesar de também não fazer feio para um aparelho de seu nível. Em usos rotineiros durante o dia a dia, como redes sociais, utilizar o navegador e apps de mensagens com um player de música aberto em segundo plano, ele não apresenta engasgos ou grandes problemas. E o mesmo pode ser dito sobre jogos mais leves, como Candy Crush. Lentidões tendem a aparecer em usos intensos, como estar com inúmeros aplicativos abertos ao mesmo tempo, ou ao tentar executar jogos muito pesados. Conforme dito anteriormente, o celular contém uma gaveta dedicada a cartão SD permitindo expandir o armazenamento base de 128GB para até 1TB.  

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Moto G14 conta com dois sensores de câmeras traseiras, sendo uma lente principal de 50 MP e uma Macro de 2 MP. O principal empecilho do tirar fotos neste aparelho é a demora no processamento da imagem, mas o resultado é bom, para um celular de entrada, principalmente com o HDR ativado, se destacando principalmente pela reprodução de cores. No modo noturno, as fotos não alcançam uma boa resolução e ficam com um aspecto granulado. Já a lente macro acaba não tendo grande utilidade devido a sua baixa resolução. 

A câmera frontal de 8MP entrega resultados apenas “ok” e é extremamente dependente de boas condições de luz. Quanto à gravação de vídeos, a lente principal não faz feio e entrega boas imagens com autofoco e correção de brilho, permitindo vídeos em até 1080p a 30 fps. 

Bateria

A bateria fica dentro dos parâmetros não só de celulares de entrada como de muitos intermediários também, com 5.000 mAh, com autonomia para mais de um dia de usos cotidianos. Em sua caixa, ele vem acompanhado de um carregador de 20W. Sendo mais um ponto de destaque do Moto G14. 

Moto G14 é bom? Preço e considerações finais

O preço costuma ser um dos maiores empecilhos quando analisamos smartphones recém lançados. No entanto, isso não se aplica ao Moto G14, que vem sendo comercializado na faixa dos 1.050 reais ou até menos, dependendo da loja. O que nos traz ao veredito final, podendo considerar que o Moto G14 é bom. Um usuário que esteja buscando por um aparelho de entrada, que dará conta dos principais usos comuns do dia a dia, recursos interessantes e um design muito bonito, terá no Moto G14 uma ótima opção sem gastar tanto. 

No entanto, pode ter sido um lançamento que não agregou muito à linha, já que o Moto G13 conta com uma configuração bem parecida e também é uma opção viável no segmento básico por ser facilmente encontrado por um preço ainda menor que o G14. 

Compre agora o Moto G13

Amazon     Mercado Livre

Ficha técnica

TelaLCD IPS, 6.5’’, Full HD+, 60 Hz
ProcessadorUnisoc T616
Memória RAM4 GB
Armazenamento128 GB
Câmeras Traseiras50 MP (Principal); 2 MP (Macro)
Câmera Frontal8 MP
Bateria5.000 mAh
Dimensões e Peso161.5 x 73.8 x 8.0 mm – 177g 

No Promobit você também encontra as melhores promoções de celulares Android. E não deixe de gastar ainda menos utilizando os cupons de desconto Amazon e Casas Bahia.