Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Comparativos

Morar sozinho: fogão ou cooktop?

Os cooktops estão se tornando incrivelmente populares no Brasil, mas para quem mora sozinho, ele realmente substitui um fogão?

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

20 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Toda casa possui uma cozinha com o mínimo de capacidade de preparar refeições. Afinal, mesmo que você seja um fã de deliveries, sempre terá um momento ou outro em que precisará cozinhar. E nesse contexto, o fogão costuma ser o eletrodoméstico favorito dos brasileiros. Mas, nos últimos anos, surgiu um novo concorrente na cozinha: o cooktop, mais moderno mas também mais caro.

Para ajudar você a sempre fazer a melhor compra, nossa equipe preparou este comparativo para mostrar os pontos fortes e fracos de cada um dos produtos e para você saber qual merece um cantinho da sua cozinha.

De um lado: o fogão!

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com um corpo robusto e anos de experiência nas cozinhas do mundo todo, o fogão é um eletrodoméstico que costuma estar presente em todas as casas brasileiras. Podendo ser utilizado para o preparo de praticamente qualquer receita, ele é um item versátil e essencial.

Do outro lado: o cooktop!

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os cooktops, novatos no Brasil mas já conhecidos mundo afora, estão ameaçando o campeão fogão, usando suas melhores armas: o design bonito, a praticidade e a facilidade na limpeza. Mas será que esses pesos-leves têm o suficiente para desbancar o atual dono do cinturão?

Round 1: Custo

O primeiro round é uma derrota pesada para o iniciante cooktop. O fogão, com anos de presença no mercado, não é apenas mais conhecido, mas em geral oferece também um custo-benefício extremamente atraente para os consumidores. São vários modelos disponíveis, sendo os mais baratos a partir de R$ 100,00, geralmente com funcionamento a gás. Já o cooktop costuma ter um valor inicial a partir de R$ 200,00 para modelos de apenas 1 boca, sem considerar custos de instalação.

Vencedor: Fogão de piso

Round 2: Forno

O forno é um item menos utilizado pelas pessoas, mas que pode fazer falta naquele momento que você mais precisa. Nesse quesito, o fogão também leva o round com um belo uppercut certeiro, já que o forno já vem incluso no preço do produto e ocupa o mesmo espaço do fogão em si, enquanto que o cooktop não vem com forno embutido e é necessário comprar e instalar um novo produto.

Vencedor: Fogão de piso

Round 3: Limpeza

Cooktop por indução

Em um ataque de oportunidade, o cooktop surpreende ao ganhar vantagem sobre o campeão. Por ter um design mais clean e fácil de montar e desmontar, ou, no caso dos cooktops por indução, por serem totalmente lisos, a facilidade de limpeza é excepcional, muitas vezes sendo preciso apenas passar um pano seco por cima do produto para ele ficar limpo. Se você já precisou limpar um fogão na sua vida, deve estar vibrando com esse movimento do cooktop.

Vencedor: Cooktop

Round 4: Segurança

Funcionamento a gás, eletricidade ou indução são características extremamente relevantes quando falamos sobre a segurança de fogões ou cooktops. Mas aqui, o segundo leva ligeira vantagem, devido às tecnologias mais modernas que vem junto com os cooktops, inclusive nos a gás. Mas o mais seguro são os modelos por indução, seja cooktop ou fogão de piso, pois ele não causa nenhum tipo de queimadura.

Vencedor: Cooktop

Round 5: Mobilidade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Depois do susto com o cooktop, o fogão acaba se recuperando neste round de mobilidade. O modelo de fogão de piso não apenas é mais fácil de instalar, como pode ser facilmente recolocado em outra parte da cozinha ou ser levado junto para outro apartamento quando precisar uma mudança.

Já o cooktop precisa de um processo de instalar especial, assim como uma bancada desenhada especialmente para acomodar o produto. No caso, reformar a cozinha ou mudar de residência necessitará um cuidado a mais com o aparelho.

Vencedor: fogão de piso

Round 6: Estética

Sem dúvida, o grande campeão aqui é o cooktop. Seu design é extremamente moderno e agradável e combina facilmente com cozinhas reformadas. É claro que existem fogões de piso muito bonitos, mas a facilidade com que o cooktop transforma o visual do ambiente é algo difícil de se competir.

Vencedor: Cooktop

Round 7: Instalação

Em um último round, o fogão de piso garante sua vitória. A instalação desse tipo de aparelho é muito fácil. Em modelos com funcionamento a gás, basta ligar a mangueira ao botijão ou encanamento. É verdade que, dependendo da residência, é necessário chamar um técnico para fazer isso. Mas no caso do cooktop, é necessário uma cozinha reformada, ou com espaço mínimo, uma bancada especial e uma instalação profissional, o que aumenta bastante o custo e a dificuldade de instalação.

Vencedor: Fogão de piso

Conclusão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A batalha foi difícil, mas o fogão leva a melhor sobre o cooktop para quem está montando uma nova casa, principalmente se está indo morar sozinho pela primeira vez. Fácil de instalar e de levar junto em mudanças posteriores, o fogão também é mais barato e pode ser encontrado com mais variedade por preços mais baixos, principalmente aqui no Promobit. Além disso, quase todas as residências no Brasil contam com encanamento a gás ou espaço para botijão.

Agora, se você está no momento da vida em que realmente tem dinheiro e tempo para montar a casa dos seus sonhos, o cooktop é uma opção incrível, que oferece beleza, praticidade e segurança que não competem com nenhum fogão de piso.


Além de encontrar o melhor fogão para sua casa, no Promobit você ainda pode aproveitar outras promoções de eletrodomésticos com os nossos cupons de desconto.

Quer acompanhar os melhores cupons em tempo real? Acompanhe nosso canal de descontos pelo Telegram.