Promobit
Promobit Explica

Por que um cooktop vai fazer toda a diferença na sua cozinha?

Um fogão cooktop pode mudar a forma como você passa o tempo dentro da sua cozinha. Saiba porque o cooktop vai fazer toda a diferença para a sua casa.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

30 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Cozinhar com segurança e praticidade faz parte do sonho de vários adultos, principalmente daqueles que moram em apartamentos ou casas pequenas e precisam ter uma cozinha otimizada para atender todas as necessidades. Nessas horas, um cooktop vai fazer toda a diferença na sua cozinha.

Os cooktops, também chamados de fogão de mesa, estão se tornando incrivelmente populares no mundo justamente por trazerem grandes vantagens para as casas. Eles também são versáteis, possuindo vários tamanhos e modos de funcionamento, para se encaixar da melhor forma no seu dia a dia.

Vamos falar neste artigo um pouco mais sobre esses elegantes e práticos eletrodomésticos, todas as suas vantagens e porque eles valem a pena. Seja para quem tem um espaço pequeno ou para quem tem sonhos de ter uma cozinha digna de um chef profissional, nós ajudamos você a fazer a melhor escolha para a sua casa.

Tipos de cooktop

O funcionamento de cada aparelho de cooktop vai influenciar em seu uso e características, com o mais moderno deles funcionando por indução e, apesar de ser mais caro, é esse modelo que traz as melhores vantagens.

Cooktop a gás

Cooktop Brastemp BDJ77

Prós: o cooktop a gás é bastante prático, principalmente pelo fato de aceitar qualquer tipo de panela. A maioria das casas já possui saída a gás ou espaço para botijão, outro ponto prático desse modelo de eletrodoméstico. O aquecimento é instantâneo e o controle da temperatura também. É ainda o modelo mais barato.

Contras: design costuma ser menos moderno do que o de cooktops elétricos ou por indução. Há também riscos maiores de causar acidentes com fogo e combustão.

Cooktop elétrico

Prós: design atraente e praticidade na instalação. Ótimo para cozinhas planejadas. Para quem procura um cooktop, é geralmente mais barato do que um fogão cooktop por indução, mas mais caro do que um cooktop a gás.

Contras: precisa de panelas específicas para funcionar e as mudanças de temperatura são mais lentas do que nos dois outros tipos de fogão, o que dá menos controle sobre o preparo dos alimentos.

Cooktop por Indução

Prós: fogões por indução são extremamente eficientes, além de serem fáceis de limpar, já que são uma superfície lisa. É um modelo seguro, principalmente para quem possui crianças em casa, já que não gera calor em contato com a pele humana.

Contras: o custo desse tipo de fogão é mais alto. Também é necessário utilizar panelas específicas e comprar um forno à parte.

Limpeza

Cooktop Gourmet Indução

A maioria dos cooktops possue revestimento em material vitrocerâmico, o que faz com que esses aparelhos tragam uma facilidade extra na limpeza, além de deixarem o ambiente mais bonito. Para manter o cooktop bonito, basta ter alguns cuidados extras na hora da faxina.

A limpeza de cooktops, principalmente os elétricos e por indução, é bem mais fácil, pois são superfícies completamente planas. O mais importante na hora de fazer a manutenção é evitar usar qualquer tipo de material abrasivo, que possa riscar a superfície, como esponjas de aço.

Antes de iniciar a limpeza, certifique-se de desligar o cooktop e esperar que toda a superfície esfrie. Outro truque para a limpeza é utilizar detergente para remover as manchas de comida que ficarem no fogão. Você também pode procurar um raspador especial para vitrocerâmica em lojas especializadas para retirar as marcas mais duras e difíceis de remover. Para secar, basta passar um pano limpo ou papel toalha na superfície.

Espaço

Os fogões de mesa têm a grande vantagem de ocuparem o espaço que você preferir, de certa forma. Como são ideias para cozinhas planejadas, você pode procurar modelos que tenham as dimensões exatas que você deseja. Mas mesmo para quem quer apenas instalar o aparelho em casa, você provavelmente encontrará um com o melhor tamanho para seu ambiente.

Além disso, existem diversos tipos de cooktop com apenas uma ou duas bocas, além dos mais tradicionais de 4, 5 ou 6 queimadores. Tudo isso ajuda você a otimizar melhor o espaço que pretende usar para o fogão.

Cozinha cooktop

Segurança

As principais vantagens relacionadas à segurança estão nos modelos de cooktop por indução e no elétrico, pois eles não utilizam gás e, no caso do cooktop por indução, não há nem mesmo a chama do fogo.

Os dois modelos contam com eletricidade para funcionar e a principal diferença é o modo como o aquecimento é feito em cada aparelho. No caso dos fogões elétricos, o aquecimento da panela é feito diretamente pela eletricidade, que circula por fios internos do aparelho e se concentram no metal embaixo das bocas, fazendo com que estes se aqueçam e, consequentemente, aqueçam a panela.

Já o aquecimento do cooktop por indução se dá por indução magnética. Isso significa que o aparelho cria um campo eletromagnético entre a parte interna e o interior da panela que, por sua vez, gera correntes que circulam entre os objetos e aquecem a panela e o que ela contém. Esse método de aquecimento traz várias vantagens no quesito segurança Como não possui chamas e seu aquecimento se dá por indução eletromagnética, a superfície desse fogão não fica quente para as mãos humanas. Isso é ótimo se você tem crianças em casa, já que elas não irão se queimar se encostarem acidentalmente na superfície do aparelho (ou se você for um pouco distraído). O fogão por indução também esfria rapidamente após seu uso. Acabou o medo de sair de casa e esquecer o fogão ligado.


Além de ótimos preços para fogão, você também encontra no Promobit ofertas de eletrodomésticos de diversos tipos e pode ainda aproveitar os cupons de desconto que selecionamos para você. Não deixe ainda de ficar ligado em nosso blog para mais dicas de consumo!