Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Melhores notebooks para comprar em 2018

Pensando em comprar um novo notebook? Veja quais são os melhores modelos para adquirir ainda em 2018!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

8 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Comprar um novo notebook nunca é tarefa fácil. Além de escolher uma máquina com especificações que atendam suas necessidades, o consumidor ainda tem de saber as características e qualidade dos componentes, pesquisar o histórico da fabricante com serviço pós-venda, além de mapear possíveis problemas crônicos do modelo em questão.

Se você está nessa situação, lhe daremos uma mão com este artigo que lista os melhores modelos de notebook para comprar em 2018 de acordo com o seu tipo de orçamento, citando os prós e contras de cada aparelho. A Black Friday está logo ali, portanto decida por um ou mais produtos e adicione-os em sua lista de desejos para ser notificado sempre que aparecer uma nova promoção.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Orçamento baixo

Se a grana está curta e você tem pouco para investir em seu novo notebook, leve em consideração os aspectos mais importantes para você. Tenha em mente que, devido ao orçamento, você deverá adquirir uma máquina básica, sem alguns recursos que muitos de nós esperaríamos encontrar em um bom notebook. Recomendamos fortemente que invista em um SSD para aumentar a velocidade e dar sobrevida à máquina, trocando o HDD original do produto.

Caso seu orçamento seja realmente baixo, recomendamos que não adquira um produto muito barato por tal motivo, mesmo que leve mais tempo para juntar a quantia necessária para comprar notebook melhor. Assim você evitará arrependimentos e gastos extras com modelos de baixa qualidade.

Lenovo Ideapad 320 – 80YH0006BR

notebook lenovo ideapad 320 80yh0006br

A linha Ideapad 320 já foi renovada, mas os notebooks da categoria continuam no mercado como ótimas opções para quem procura uma máquina para tarefas básicas. O que são tarefas básicas? Assistir vídeos (no YouTube, Netflix ou qualquer outra plataforma), editar textos e planilhas simples, navegar na internet e jogar games nas redes sociais.

O modelo 80YH0006BR tem ótimo custo-benefício para quem procura um notebook simples e relativamente barato. Ele conta com processador i5 de 7ª geração, 8 GB de memória RAM e HD de 1 TB — que pode ser trocado por SSD no futuro, conforme recomendamos.

A tela de 15.6″ HD é suficiente para as tarefas citadas. Na conectividade, o produto também entrega o básico esperado: leitor de cartão de memória, USB 3.0, USB-C, HDMI e Bluetooth.

Prós

  • Memória RAM expansível
  • Bom custo-benefício

Contras

  • Sem slot para SSD M.2

Lenovo Ideapad 330 – 81FE0002BR

lenovo ideapad 330 i5

Representante da linha renovada da Lenovo, o 81FE0002BR possui processador i5-8250U de 8ª geração, 8 GB de RAM e 1 TB de HD tradicional, que pode ser trocado por SSD. A tela HD de 15.6″ permanece a mesma, sendo capaz de girar em até 180º.

Na conectividade ainda temos o que é esperado de um notebook básico: leitor de cartão de memória, USB 3.0, USB-C, HDMI e Bluetooth.

Como podemos perceber, pouco mudou de uma geração para a outra. Felizmente, o mesmo aconteceu com o preço, que é praticamente o mesmo para os dois modelos citados nesta categoria — caso ambos estejam em promoção, não hesite em pegar o mais recente deles.

Prós

  • Memória RAM expansível até 20 GB
  • Bom custo-benefício

Contras

  • Sem slot para SSD M.2
  • Espaço físico para drive óptico, mas sem drive óptico (em 2018)

Samsung Expert X30 – NP350XAA-KD1BR

notebook samsung expert x30

O Samsung Expert X30 conta com basicamente as mesmas configurações do Lenovo Ideapad 330: i5-8250U, 8 GB de RAM e HD de 1 TB. No entanto, um diferencial interessante do modelo é a possibilidade de instalar SSD M.2, mantendo a unidade de armazenamento original e ganhando mais velocidade sem perder espaço interno.

E se por um lado o usuário ganha opções, do outro ele perde: o modelo NP350XAA-KD1BR não possui porta USB-C como seus concorrentes. Ele conta com uma saída HDMI, USB 2.0, USB 3.0 e saída unificada para fone/microfone, além de conexão Bluetooth, Wi-Fi ac e entrada de rede.

Prós

  • Slot para SSD M.2
  • Memória RAM expansível

Contras

  • Sem porta USB-C
  • Preço superior ao de concorrentes com mesmas especificações

Orçamento médio

Se você tem mais para investir, recomendamos modelos com configurações mais atuais e placa de vídeo dedicada e/ou tela Full HD. A dica do SSD também vale aqui, uma vez que notebooks desta faixa de preço dificilmente serão vendidos com uma unidade do tipo.

Fique de olho nos modelos de orçamento médio que podem entrar em oferta na Black Friday, eles são os mais visados pelo público em geral.

Lenovo Ideapad 330 – 81FE0001BR

Notebook Lenovo Ideapad 320

Semelhante à versão mais barata, o 81FE0001BR é um notebook da Lenovo com processador i5-8250U de 8ª geração, 8 GB de RAM e 1 TB de HD tradicional. A tela é a mesma de 15.6″ e resolução HD capaz de girar em até 180º.

A novidade aqui é a placa de vídeo GeForce MX150 de 2 GB, capaz de rodar muitos jogos pesados com configurações gráficas em nível médio e softwares que exigem muito poder de processamento.

Na conectividade ainda temos o que é esperado de um notebook básico: leitor de cartão de memória, USB 3.0, USB-C, HDMI e Bluetooth.

A placa de vídeo é um bom diferencial entre os modelos, o que pode valer o investimento para usuários que façam uso do periférico, seja para jogos, renderização ou tarefas igualmente exigentes.

Prós

  • Memória RAM expansível até 20 GB
  • Placa de vídeo dedicada com ótimo desempenho
  • Bom custo-benefício

Contras

  • Sem slot para SSD M.2
  • Espaço físico para drive óptico, mas sem drive óptico (em 2018)

Dell Inspiron i15-3576-A70

notebook dell inspiron i15-3576-a70

O Inspiron i15-3576-A70 é um dos notebooks da linha de entrada da Dell com melhor custo-benefício atualmente. Ele possui processador i7-8550U, 8 GB de memória RAM e 2 TB de HD. A tela de 15.6 polegadas tem resolução HD.

A placa de vídeo dedicada é uma AMD Radeon 520 de 2 GB, modelo de entrada que fica à frente da MX110, dependendo das tarefas desempenhadas. Ela é boa para jogos básicos, mas apresenta dificuldades para rodar os games atuais com desempenho estável.

O notebook suporta expansão de memória RAM para até 16 GB e, apesar de não ter entrada para SSD M.2, possui espaço para drive óptico que pode ser usado para instalação de um SSD. Falando de conectividade, o modelo possui duas portas USB 3.1, uma porta USB 2.0, leitor de cartão de memória, HDMI, RJ 45 (LAN), conexão Bluetooth e Wi-Fi.

Aqueles que desejam um notebook Dell e queiram gastar menos poderão optar pelo i15-3576-A61C, que possui basicamente as mesmas configurações, com exceção do processador, que é um i5-8250U.

Prós 

  • Memória RAM expansível até 16 GB
  • 2 TB de HD

Contras

  • Sem slot para SSD M.2
  • Tela HD

Samsung Expert X50

notebook samsung expert x50

O Samsung Expert X50 possui as especificações esperadas de um notebook mediano em 2018: processador i7-8550U, 8 GB de RAM e 1 TB de HD. A tela de 15.6″ tem resolução Full HD, enquanto a placa de vídeo é uma GeForce MX110 com 2 GB de memória dedicada.

O preço médio do notebook é superior ao de muitos concorrentes da mesma categoria e a viabilidade da compra ficará a cargo do comprador. Apesar da alta resolução, a tela não possui a mesma qualidade que temos no Asus Vivobook X510UR e a placa de vídeo é inferior às 930MX e MX150 dos demais modelos.

O X50, no entanto, oferece possibilidade de expansão de memória RAM, troca do HD convencional por SSD e instalação de SSD M.2.

Leia também:O que é SSD e por que meu computador deveria ter um?

Entre as conexões, o modelo não traz porta USB-C. São duas portas USB 3.0, uma USB 2.0, HDMI e entrada para fone de ouvido e microfone. O Samsung Expert X50, assim como o X30, possui Bluetooth, Wi-Fi ac e entrada de rede que não é Gigabit.

Prós 

  • Slot para SSD M.2
  • Tela Full HD

Contras

  • Preço superior ao dos concorrentes da categoria
  • Sem porta USB-C

Asus Vivobook X510UR-BQ291T

ASUS VivoBook X510UR

O modelo X510UR-BQ291T da linha Asus Vivobook foi atualizado e continua sendo uma das melhores opções da categoria (se não for a melhor) no mercado brasileiro. No entanto, o notebook continua com preço superior ao considerado ideal. Recomendamos que você observe a queda de preço e adquira o notebook na Black Friday, caso o valor pedido esteja menor.

As principais vantagens do produto estão na tela IPS Full HD de 15.6″ de boa qualidade, nas bordas finas ao redor do display e no peso e espessura, ambos menores do que outros notebooks da mesma categoria.

O aparelho é equipado com processador i5-8250U, 8 GB de memória RAM, HD tradicional de 1 TB e placa de vídeo GeForce 930MX com 2 GB de memória dedicada. Nas conexões, ele traz porta USB 3.0, USB 2.0, USB-C, HDMI e leitor de cartão de memória, além de Bluetooth 4.1.

Prós 

  • Memória RAM expansível
  • Slot para SSD M.2
  • Tela Full HD de boa qualidade
  • Fino e leve

Contras

  • Preço ainda está acima dos concorrentes da categoria
  • Sem porta LAN

Orçamento alto

Se você tem uma boa quantia para investir em seu novo notebook, visa aqueles que possuem ótima qualidade em algum aspecto que seja indispensável para você, como construção, desempenho ou possibilidade de melhorias futuras.

Recomendamos também que tire dúvidas com quem já possui o produto que você deseja comprar, teste o notebook pessoalmente se houver a possibilidade e instale um SSD assim que possível.

Leia também:Como escolher um notebook?

Acer Nitro 5

notebook acer nitro 5 i5

O Nitro 5 AN515 é o notebook gamer de entrada da Acer, que por volta e meia aparece no Promobit por cerca de R$ 3.000. Sua versão i5 é uma das melhores opções do mercado na faixa de preço. O modelo AN515-51-50U2 conta com processador i5-7300HQ de alto desempenho, 8 GB de RAM, 1 TB de HD e tela de 15.6 polegadas com resolução Full HD.

A placa de vídeo é uma GeForce GTX 1050 de 4 GB, superior a qualquer placa encontrada em modelos básicos e intermediários, indicada para games de todos os tipos e trabalhos que exigem mais poder de processamento da máquina, como renderização. Apesar disso, o Nitro 5 não é recomendado para uso profissional de vídeos ou imagens, uma vez que sua tela IPS não possui tanta qualidade assim.

O Nitro 5 oferece possibilidade de expansão de memória RAM (até 32 GB em dois slots DDR4 2.666 MHz), troca do HD convencional e instalação de SSD M.2 SATA/PCIe.

Aqueles que tiverem mais para investir poderão optar pelo modelo AN515-51-77FH, que possui as mesmas configurações, com exceção ao processador i7-7700HQ.

Prós 

  • Memória RAM expansível até 32 GB
  • Slot para SSD M.2
  • Teclado retroiluminado
  • Bom desempenho para jogos

Contras

  • Tela IPS poderia ser melhor

Dell G3

notebook dell g3

O Dell G3 é um bom notebook gamer. Seu design sóbrio o torna diferente de quase todos os outros concorrentes da categoria. Ele possui apenas detalhes em cor azul e retroiluminação do teclado ABNT2 na cor branca sem destaque para as teclas WASD.

As especificações do modelo são: i5-8300H ou i7-8750H; 8 ou 16 GB de memória RAM e 1 TB de HD. A placa de vídeo pode ser uma GeForce GTX 1050 de 4 GB (nos modelos G3-3579-M10P ou G3-3579-A10P com i5) ou uma GeForce GTX 1050 Ti de 4 GB (nos modelos G3-3579-A20PG3-3579-A30P com i7).

O Dell G3 oferece possibilidade de expansão de memória RAM para até 32 GB, troca do HD e instalação de SSD M.2 SATA/PCIe. A tela IPS Full HD de 15.6 polegadas possui qualidade superior ao Acer Nitro 5, o que deve agradar a usuários convencionais que optem pelo modelo.

O notebook possui portas USB 3.0, USB 2.0, HDMI, RJ 45 (LAN) Gigabit e leitor de cartão de memória. Infelizmente, mesmo sendo um laptop gamer e um dos melhores notebooks de 2018, não há porta USB-C com ou sem Thunderbolt 3.

Prós 

  • Memória RAM expansível até 32 GB
  • Slot para SSD M.2
  • Ótimo desempenho para jogos
  • Design sóbrio

Contras

  • Sem USB-C

Samsung Odyssey

notebook samsung odyssey

O Samsung Odyssey já era um dos principais notebooks gamer do mercado em 2017 e certamente será um dos modelos mais procurados em 2018.

Apesar de contar com construção inferior as concorrentes, o modelo se destaca pela qualidade da tela IPS Full HD de 15.6″ e visual que fica entre o gamer e o casual, com teclado retroiluminado em vermelho, com destaque para as teclas WASD, LEDs no touchpad e logo na traseira.

O Odyssey está disponível em diferentes versões, com processador i5-7300HQ ou i7-7700HQ; 8 ou 16 GB de RAM; 1 TB de HD e placa de vídeo GeForce GTX 1050 de 4 GB. Infelizmente não há versão com GTX 1050 Ti.

Assim como os citados anteriormente, o Samsung Odyssey oferece possibilidade de expansão de memória RAM para até 32 GB, troca do HD e instalação de SSD M.2 SATA/PCIe.

A Samsung também possui um modelo com placa GeForce GTX 1060 de 6 GB, mas o preço desta versão segue proibitivo no Brasil.

Prós 

  • Memória RAM expansível até 32 GB
  • Slot para SSD M.2
  • Bom desempenho para jogos
  • Tela acima da média da categoria

Contras

  • Construção inferior a dos concorrentes
  • Sem versão com 1050 Ti

Acer Helios 300

notebook acer helios 300

O Acer Predator Helios 300 é o modelo mais caro da nossa seleção, mas deve ser um dos mais procurados na Black Friday por aqueles que desejam manter o mesmo notebook por muitos anos. Ele é bem construído, com moldura em metal e apoio resistente, teclado retroiluminado e sistema de refrigeração bem elogiado.

As especificações do Helios 300 são: processador i7-7700HQ de alto desempenho; 16 GB de RAM DDR4; 2 TB de HD e placa de vídeo GeForce GTX 1060 com 6 GB de memória dedicada. A tela de 15.6″ tem resolução Full HD.

Como esperado, o notebook possibilita expansão de memória RAM para até 32 GB, troca do HD e instalação de SSD M.2 SATA/PCIe. Nas conexões temos uma porta HDMI, duas USB 2.0, uma porta USB 3.0, uma porta USB-C e RJ 45 (LAN) gigabit.

O preço médio atual do Acer Helios 300 está em R$ 4.800.

Prós 

  • Memória RAM expansível até 32 GB
  • Slot para SSD M.2
  • Bom desempenho para jogos
  • Tela acima da média da categoria

Contras

  • Bem pesado

Estes são os melhores notebooks para comprar em 2018 e ficar de olho na Black Friday. O fator determinante para escolher um ou outro é a sua preferência pessoal, pois cada produto tem seus prós e contras e é recomendado para diferentes tipos de uso.

Usamos como base para a escolha dos modelos aqueles que mais apareceram no Promobit, ou os que chamaram mais atenção da comunidade. Sentiu falta de algum ou tem alguma dúvida sobre algum dos modelos citados? Estamos aqui para te ajudar a fazer a melhor compra.