Promobit
Guias de Compra

Guia para quem quer usar uma escova de dentes elétrica

Está pensando em comprar uma escova de dentes elétrica? Então aqui vão algumas informações interessantes para você fazer melhor uso dela.

Avatar do membro cantonunes

cantonunes

25 de mai de 2017

0 comentários

Compartilhe:

As escovas de dentes elétricas já estão no mercado há um bom tempo — os primeiros modelos deste produto datam da década de 1960. Desde então, a tecnologia avançou bastante, e foi apenas nos últimos anos que os brasileiros começaram a ver mais modelos nas lojas, o que fez muitos se perguntarem se vale a pena. Elas ainda não são tão baratas quanto as escovas normais, com preços que vão de R$ 20 até R$ 500, dependendo do modelo e dos seus recursos, mas podem ser vantajosas, especialmente no longo prazo.

Dentre as prós da escova de dentes elétrica, obviamente, está a eliminação da necessidade de fazer movimentos manuais para a escovação, já que as cerdas giram automaticamente para a limpeza dos dentes. Para pessoas com problemas de movimentação ou lesões (pessoas com síndrome do túnel carpal ou Parkinson, por exemplo), usar estas escovas podem representar um ganho e tanto. Além disso, dependendo do modelo, ela pode vir com diversos modos de uso e de limpeza, o que possibilita uma variedade de aplicações na higiene diária dos dentes: quer fazer uma faxina semanal mais caprichada? Tem também.

Para qualquer modelo, vale seguir essas dicas para ter uma melhor experiência de usuário.

1) Use escovas com cabeças menores

A maioria dos modelos de escovas de dentes elétricas possuem cabeças de tamanho reduzido, o que aumenta a eficácia da limpeza. Caso você decidir comprar uma, garanta que seu modelo tenha cabeça arredondada e menor. Segundo especialistas, isto garante uma melhor movimentação das cerdas e também facilita a escovação nas áreas posteriores da arcada dentária, onde a limpeza com a escova pode ser mais complicada, mesmo a elétrica.

escova eletrica

2) Evite pressão em excesso

No uso de uma escova de dente tradicional, muitos cometem o equívoco de pressionar a escova durante a escovação com a convicção de que isso ajudará na limpeza. Bem pelo contrário: tal prática pode gerar riscos para o usuário, danificando as gengivas ou até mesmo o esmalte dos dentes. No caso de uma escova elétrica, este cuidado deve ser redobrado, já que o aparelho funciona com um motor próprio. A pressão exagerada da cabeça da escova elétrica sobre os dentes pode diminuir a vida útil do aparelho, fora os outros problemas mencionados anteriormente.

“Já que a escova elétrica faz o ‘trabalho braçal’, inclusive com movimentos giratórios, o usuário não precisa usar a força para pressionar as cerdas. O uso com moderação garante a limpeza saudável dos dentes e mais durabilidade para a escova”, afirma o cirurgião dentista Andrius Vieira (CRO: 11827/RS).

3) Experimente os recursos especiais de cada aparelho

Esta é uma das principais vantagens da escova elétrica. Conhecer e saber usar seus modos exclusivos é parte do que faz este produto ser tão especial. Em velocidades mais baixas, com maior tração sobre a cabeça de escovação, a limpeza pode ser mais completa, enquanto em velocidades mais altas o trabalho é mais pesado, mas pode deixar alguma sujeira de fora. Escovas desse tipo têm modos que alternam velocidades e tempo de escovação, o que pode trazer resultados diferentes. No uso diário, alternar os modos disponíveis em sua escova elétrica pode ser uma ótima estratégia para garantir a melhor limpeza possível em seus dentes.

escova de dentes eletrica

4) Limpeza e conservação

Como estamos falando de uma escova elétrica, os cuidados com sua conservação são naturalmente diferentes de uma escova convencional. Mantenha-a sempre em local seco, longe de qualquer umidade, algo que já é recomendado para as escovas tradicionais, mas pouca gente segue o conselho. “O ideal é que a escova de dentes seja guardada longe da pia do banheiro”, afirma Vieira. Quanto à limpeza, o ideal é que a cabeça da escova seja trocada a cada três meses, no máximo, dependendo do uso.

E aí, ficou afim de adquirir uma?