Take a fresh look at your lifestyle.

Guia de compra: como escolher o liquidificador?

Conferir a potência, as opções de velocidade do produto e saber qual será o principal uso dele são algumas dicas para escolher o liquidificador.

2

Bater bolo, fazer vitamina de frutas, triturar grãos, transformar legumes em uma sopa deliciosa. Essas são algumas das funções do liquidificador, eletroportátil essencial em qualquer cozinha. Mas você sabe o que levar em consideração na hora de comprar aquele eletrodoméstico ideal para suas necessidades? Fizemos uma lista com dicas sobre como escolher o liquidificador para te ajudar a comprar o melhor.

Leia também:

O seu objetivo

marca liquidificador

Perceber quais funções serão atribuídas ao seu produto é o primeiro passo para comprar o liquidificador ideal. Quantas pessoas moram com você? Na sua casa, o aparelho servirá somente para bater frutas ou pretende-se triturar grãos, como nozes e castanhas, além de massas e gelo? Definir isso ajuda você a optar por um liquidificador com copo mais ou menos resistente e de determinado tamanho. Isso nos leva para as duas próximas dicas.

O material do liquidificador

Estão disponíveis no mercado liquidificadores com copos de acrílico, vidro e inox. Fizemos uma separação em tópicos para você entender mais facilmente as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Acrílico

Material mais leve, resistente a impactos e quedas. Porém, facilita a impregnação de odores e o surgimento de manchas (bactérias), o que tira a beleza e transparência do produto.

Vidro

Material um pouco mais pesado, mas nada resistente a impactos e quedas (grande facilidade de trincar ou quebrar, o que inviabiliza o uso do produto). Porém, dentre os três tipos de material, é o mais higiênico, pois o vidro não solta nenhum tipo de substância ao longo do tempo e não interfere de maneira nenhuma no sabor do alimento.

Inox

É o material mais resistente de todos. Assim como o vidro, não absorve cheiro, gosto ou cor, mas não é transparente, o que impossibilita a checagem visual dos alimentos sem pausar o aparelho. É ideal para bater massas pesadas, como de a pão, e triturar grãos e gelo.

A capacidade em litros

Agora que você já sabe para que vai utilizar o seu liquidificador e de que material ele será, está na hora de definir quantos litros terá o copo. Para isso, leve em consideração quantas pessoas vivem na sua casa e com quem você pretende dividir o produto (se você é do tipo que mora sozinho, mas adora receber os amigos e a família em casa no fim de semana, não adianta ter um liquidificador com copo pequeno, pois ele não servirá para suas necessidades). Mas, se você prefere cozinhar somente para si mesmo, opte por aqueles com menos de um litro, por exemplo.

As opções de velocidade

Agora, é importante destacar que a performance do seu liquidificador está diretamente relacionada às opções de velocidade disponíveis, que dirão se as lâminas girarão mais rapidamente ou não para triturar e homogeneizar seus alimentos; tudo depende do seu objetivo (por isso a dica número um é tão importante).

A potência

Outro fator a se levar em consideração na hora de comprar um liquidificador é a potência dele. Você deve ter em mente que quanto maior a potência de um aparelho, maior será o consumo de energia elétrica. Isso porque a potência é a transformação da energia elétrica consumida pelo aparelho em atividade, para que sejam exercidas as funções do liquidificador. A potência é medida em watts (w) e extremamente variável.

O Selo Ruído do liquidificador

Este item diz respeito ao seu conforto ao usar o liquidificador. Muitas vezes, ao ligar o aparelho, há a necessidade de parar de conversar com alguém ou pausar uma música, por exemplo, porque os dois ruídos ficam inaudíveis juntos. Este fato pode aumentar a sua irritabilidade, como cliente, ao usar o produto. Por isso é importante verificar, na hora da compra, qual a escala de ruído apresentada, definida pelo Selo de Ruído.

O Selo é uma iniciativa exigida pelo Inmetro em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e funciona da seguinte maneira: após o cálculo do ruído produzido pelo liquidificador, foi feita uma escala de 1 a 5 em que 1 indica que o produto é mais silencioso e 5 indica que o produto é menos silencioso.

O preço

liquidificador philco

Dependendo do seu perfil, o preço pode ser o pontapé inicial na hora de comprar um liquidificador, por isso a dica é pesquisar bastante para encontrar algum que, literalmente, una o útil ao agradável: satisfaça as suas necessidades, mas caiba no seu bolso.

A garantia do liquidificador

Finalizada a compra, é importante que o consumidor tenha total apoio da marca caso ocorra algum problema com o produto. É para isso que serve a garantia, seja para consertar o aparelho ou trocar por outro novo, mas de modelo igual ou semelhante. Por isso, é essencial observar quanto tempo de suporte a marca disponibiliza ao consumidor.


Agora que você já sabe como escolher o liquidificador ideal, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de eletrodomésticos para garantir o seu com o menor preço? Dê uma olhada também nos nossos cupons de desconto Shoptime e cupons de desconto Ponto Frio!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!