Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Glossário do Promobit: especificações dos fones de ouvido

Criamos um glossário que explica alguns dos termos que aparecem nas especificações dos fones e geram confusão

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

31 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Você já se sentiu confuso ao olhar as especificações técnicas de um fone de ouvido ou gostaria de conhecer melhor o funcionamento para poder escolher o modelo indicado para você? Para explicar e simplificar o que cada um desses nomes estranhos significam, nós criamos o um glossário com os principais termos relacionados aos fones.

Se sentirem que faltou algum termo ou que podem complementar o conteúdo, fiquem à vontade para comentar no final deste artigo.

Especificações técnicas

Impedância

Em termos gerais, impedância é uma medida referente a potência necessária para que a energia possa ser transformada em impulso sonoro. Parte dessa resistência é causada pela qualidade e materiais utilizados na construção do fone, por isso, fones com alta impedância costumam (não é uma regra) ter qualidade sonora superior.

Por outro lado, quanto menor a impedância maior a altura do som, já que há menos barreiras. Isso acontece também porque muitos aparelhos, como smartphones e PCs, não possuem a potência necessária para dar toda força ao áudio. É preciso encontrar um balanço entre esses dois pontos. Apostar em fones com 32 Ohms é sempre uma boa.

Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo: O que é impedância e como ela pode afetar a qualidade do seu fone de ouvido?

Resposta de Frequência

Refere-se a amplitude das frequências sonoras capazes de serem percebidas pelo ouvido humano. Nosso espectro sonoro audível vai de 20Hz (grave) até 20.000Hz (agudo). Qualquer onda que fique fora desses valores será inaudível. Quanto maior a amplitude, em teoria, será possível ouvir mais nuances da música. Mas como existem outros fatores envolvidos, um fone com maior resposta a frequência pode ser pior que outro, com menor resposta, mas melhor qualidade de construção.

Sensibilidade

Mostrado em DBs, a sensibilidade tem relação mais direta com a potência e altura do fone. Nesse caso, quanto maior, mais forte e alto o som sairá dos alto falantes. Apesar de ser uma especificação inversa à impedância, ela também é afetada por outros fatores, o que pode fazer com que modelos com a mesma impedância apresentem diferentes níveis de sensibilidade.

impedancia-fone-de-ouvido

Tecnologias adicionais

Bluetooth/Wireless

Os fones sem fio já são bastante populares e conhecidos pelos consumidores. A tecnologia utilizada para isso é o Bluetooth, que está presente em todos os celulares e notebooks, o que garante a conexão simples com todos os seus devices. A ausência do fio também significa perda da qualidade de transmissão da música, mas nada que será percebido pela maioria dos consumidores.

Saiba mais sobre como funciona essa tecnologia no nosso artigo: Como funciona o Bluetooth?

True wireless

Bastante apreciado por quem pratica atividade física, o fone True Wireless não possui qualquer tipo de fio ou estrutura de ligação entre as ponteiras, que inclusive podem funcionar de forma independente. Esse modelo tem a vantagem de ser bastante leve e não atrapalhar em nada os movimentos. Apesar do medo de muitos, ele não cai ao do ouvido. Seu tipo é sempre intra-auricular.

Noise Cancelling

Essa tecnologia é capaz de literalmente eliminar sons externos antes que possam incomodar o ouvinte, o que consegue fazer mesmo se não tiver tocando nenhuma música. Bastante utilizado para que quer se concentrar melhor ou permanecer em local com muito ruído, o fone com noise cancelling possui um mecanismo que bloqueia sons externos.

Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo: O que é e como funciona o Noise Cancelling?

fone-noise-cancelling

Tipos de fone

Supra-auricular

Mais comuns, populares e baratos, esse tipo de fone encaixa na orelha, sem que sua estrutura entre no canal auditivo. Ele possui som aberto e seu formato não isola muito bem o som, que “vaza” para fora da orelha. O modelo sofre mais com sons externos, que podem incomodar bastante na hora de ouvir sua música ou podcast.

Intra-auricular

Visualmente parecido com o tipo anterior, os fones intra-auriculares possuem um desenho que faz com que sejam encaixados no interior do canal auditivo, o que proporciona um maior isolamento e qualidade sonora (quando ele possui boa construção). Apesar de ter um desenho e materiais pensados para maior conforto, ele pode incomodar ao ser utilizado por horas prolongadas.

Supra-auricular

Headfone mais básico, ele fica sobre a orelha e possui som aberto, sem que haja bom isolamento. Sua qualidade de construção e sonora normalmente é superior ao primeiro tipo, mas depende muito dos modelos, claro. O conforto por longos períodos costuma ser um problema.

Circumaural

Esse modelo de headphone envolve toda a orelha e possui um bom nível de isolamento sonoro. O tipo costuma ter uma ótima qualidade sonora, com sons mais limpo e bons graves. Normalmente é um modelo mais premium e é o mais comum de possuir a função de noise canceling.

Para conhecer melhor os prós e contras de cada um, leia nosso artigo: Quais os tipos de fone de ouvido: vantagens e desvantagens

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tipos de som

Flat

Qualquer que seja o sistema de som irá alterar um pouco a equalização definida na gravação sonora, reforçando graves ou agudos. Quando há indicação de que um fone é flat significa que seu som é equilibrado e a menor distorção possível do original, com graves e agudos bem balanceados.

Extra Bass

Diferente do flat, a construção desse fone favorece os som mais graves, distorcendo levemente a música para reformar essa frequência. Essa distorção não altera a qualidade sonora e não irá atrapalhar em nada a experiência sonora, caso tenha preferência por mais grave nas músicas.


Além de ajudar a tomar a melhor decisão de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de fone de ouvido e os cupons Americanas e cupons Submarino para economizar ainda mais!