Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é e como funciona o Noise Cancelling?

Fone usa tecnologia que identifica e consegue eliminar determinados ruídos no ambiente

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

10 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Seja durante a prática de atividade física, ir e vir no transporte público ou aumentar a concentração no trabalho, o fone de ouvido se tornou um acessório quase indispensável para nos isolar do barulho e focarmos na música ou podcast que estamos ouvindo. Para um resultado ainda melhor nessa tarefa, foi desenvolvida a tecnologia de noise cancelling, que bloqueiam a maior parte dos sons do ambiente.

Os fones com noise cancelling (cancelamento de ruído em tradução livre), nasceram dentro da cabine de comando de aviões, já que foram criados originalmente para melhorar o conforto dos pilotos em voos longos. Mesmo os primeiros modelos voltados para o público eram para viajantes.

Cancelamento ativo ou passivo

Quando falamos em cancelamento de ruído, existem duas formas encontradas no mercado: ativos e passivos. A diferença principal está no uso de hardware presente nos modelos ativos para bloquear ondas sonoras externas, proporcionando melhor isolamento.

Apesar de da maioria dos modelos anunciados no mercado como noise cancelling possuírem a tecnologia ativa, há alguns fabricantes que utilizam a nomenclatura, mas estão se referenciado apenas a forma passiva. Por isso, vale a pena ficar ligado, principalmente quando o fone é muito mais barato do que o esperado.

cancelamento-de som

Fone com cancelamento passivo

Todo o isolamento sonoro desses modelos de fone de ouvido são proporcionados pelo design e materiais utilizados na construção do aparelho. Em modelos circumaurais (formato que circunda toda a orelha) o isolamento é conseguido pelo desenho e material do acolchoamento. Os fones intra-auriculares utilizam o mesmo princípio, porém seu principal diferencial é a capacidade de se moldar ao formato da orelha.

O cancelamento passivo, apesar de ajudar bastante, não consegue bloquear variados espectros de frequência, sendo menos efetivos nessa tarefa.

Fone com cancelamento ativo

É importante entender que os modelos com cancelamento ativo contam com a mesma estrutura do cancelamento passivo, com acréscimo de hardware próprio para anular ruídos externos.

Esse som captado é enviado para um circuito, onde é realizada a análise e identificação da assinatura da onda, mapeando características como tamanho e frequência. O hardware então cria uma onda idêntica, mas contrária ao ruído.

A onda é enviada para o fone de ouvido que a transmite junto ao áudio normal. As duas ondas idênticas, mas contrárias se anulam, em um fenômeno que se chama interferência destrutiva, restando apenas o som que deseja ouvir. O circuito também conta com uma bateria para que tudo funcione bem.

Qualidade do áudio

Apesar de todo o esforço de engenharia e tecnologia para que a onda de cancelamento não tenha efeito sobre o som que deseja ouvir, a verdade é que ela afeta um pouco a qualidade e textura sonora do áudio, o que pode incomodar os audiófilos. No entanto, a maioria de nós não irá perceber a diferença.

Existem alguns modelos que contam com a capacidade de desligar e ligar o cancelamento ativo de ruídos. Com isso, é possível usar a função quando há muito barulho no ambiente e desligá-la para aproveitar o máximo da qualidade sonora do seu fone.

Preço e efetividade do cancelamento

O modelo é muito eficiente para bloquear ruídos que possuem uma certa constância e são repetitivos, como motor do avião, barulhos no trânsito ou quando há muitas pessoas conversando e fica aquele barulho de fundo. No entanto, ele não é tão eficaz em bloquear sons repentinos. No ambiente de trabalho, isso é positivo, pois a pessoa ouve quando alguém a chama.

Os fones com cancelamento de ruído são mais caros que outros tipos de fone, pois há maior investimento na fabricação e utilização de elementos para o circuito, que aumentam consideravelmente o preço do aparelho. Dificilmente você encontrará um headphone com noise cancelling por menos de R$ 400 em promoção.


Ficou com alguma dúvida, comenta aqui no post que nós tentaremos responder. Agora, para as melhores promoções de fone de ouvido, fique de olho nas ofertas que aparecem no Promobit. Por aqui você também encontra cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Amazon.