Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como usar fones Bluetooth no PS4

Saiba quais fones Bluetooth funcionam no console da Sony e como usá-los.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

1 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Jogar em consoles sem ter fios pendurados atrapalhando é algo que já presenciamos desde o fim da era do PlayStation 2/Xbox, quando os controles deixaram de ter fios. No entanto, foi a partir daí que as jogatinas online em grupo se popularizaram e os fios que antes estavam nos controles foram trocados pelos fios dos fones de ouvido e headsets que são necessários para haver comunicação entre os companheiros de jogo.  Mas é possível usar fone Bluetooth no PS4.

Os controles dos consoles da geração atual, como o DualShock 4 da Sony, possuem entrada P2 para que conectemos nosso fone de ouvido e tenhamos uma experiência mais confortável, embora ainda com fio.

Há tecnologia disponível para que nos livremos dos cabos definitivamente. Mas, se tanto o console quanto o controle possuem essa tecnologia Bluetooth, que nos possibilitaria jogar com fones sem fio, por que nem todos os modelos funcionam?

Explicaremos essa questão e mostraremos quais modelos de fones Bluetooth funcionam no PlayStation 4 a seguir.

Por que nem todo fone Bluetooth funciona no PS4?

Se você tem um fone Bluetooth comum e um PlayStation 4 já deve ter se perguntado por que não consegue conectá-lo ao console. Mesmo estando visível para outros dispositivos, o fone não aparece na lista no sistema, certo?

Algumas vezes ele até aparece na lista, mas no momento de pareá-lo com o console uma das seguintes mensagens pode aparecer:

  • Bluetooth audio device are not supported by the PS4
  • Cannot connect to the Bluetooth device within the time limit
  • Cannot find a profile supported by the PS4

Bom, essa é uma restrição que a própria Sony impõe. O console não oferece suporte ao perfil A2DP (Advance Audio Distribution Profile), portanto nenhum fone Bluetooth Stereo poderá ser conectado ao PS4 — e mesmo que você conseguisse fazê-lo funcionar, o lag entre imagem e som ficaria entre 100 e 200ms, ou seja, seria impraticável usar um fone do tipo.

Apesar disso, há formas de se utilizar um fone sem fio e jogar no PS4 sem ter o delay citado. Você pode tanto utilizar um produto licenciado da Sony, como fazer um pequeno workaround usando seu fone Bluetooth convencional.

Como usar fone Bluetooth no PS4

A forma mais simples e fácil de se conectar um fone Bluetooth no PlayStation 4 é utilizando um adaptador USB. Você pode encontrar o dongle em diversas lojas, gastar relativamente pouco em um modelo que funcione de forma simples e, o mais importante, não necessite de configuração ou pareamento por software — isso é feito apenas pressionando o botão do adaptador.

VAKABOX USB Adapter
VAKABOX USB Adapter / Amazon

O aparelho mais conhecido é o mostrado acima. Ele é composto por dois adaptadores, um USB que deve ser conectado em uma das portas USB do console e faz a ligação entre console e headphone, e um segundo que vai na porta P2 do controle DualShock 4, servindo de microfone.

Note que trata-se de uma adaptação que possui limitações. A própria fabricante do adaptador geralmente fornece a lista de headphones ou marcas que não são compatíveis com o produto. Conectar um dos produtos informados como não compatíveis ao console é garantia de queda constante do sinal ou delay torturante entre vídeo e som.

Fones Bluetooth / Wireless que funcionam com o PS4

Outra opção para jogar no PS4 sem fios é utilizar headphones Bluetooth ou wireless que funcionam com dongle ou transmissor próprio. Nesse caso, a própria fabricante garante o funcionamento perfeito do produto e o usuário não precisa se preocupar com a possibilidade de haver delay ou incompatibilidade.

É claro, headphones que usam dongles ao invés de conexão direta são mais difíceis de se encontrar e também não são nada baratos. Uma ótima opção, que chegou ao Brasil em 2018, é o Corsair HS70 Wireless.

Corsair HS70 wireless ps4

Trata-se de um headset de excelente qualidade tanto na construção como na sonoridade, confortável, que possui iluminação no logotipo da marca, microfone destacável e bateria que dura até 16 horas. Ele já vem com certificações para funcionar tanto no PC quanto no PS4 e PS4 Pro sem qualquer adaptação. Basta conectar o dongle e usar!

O Corsair HS70 Wireless pode ser encontrado em promoção por pouco mais de R$ 400,00 e é o modelo mais barato atualmente para quem deseja um headset sem fio para jogar no PS4!

logitech g933

A Logitech é representada pelo headset topo de linha G933 Artemis Spectrum. Diferente de modelos de outras marcas, ele não é muito discreto. Na verdade, seu estilo deixa claro tratar-se de um produto feito para PC Gamers, mesmo que ele ofereça suporte ao PS4 e Xbox One.

razer thresher ultimate

O headset simula som tridimensional de 7.1 canais, tem iluminação RGB, microfone com qualidade acima da média, botões configuráveis e bateria que dura até 12 horas. Além disso, ele é bem confortável, ideal para jogatinas de várias horas. A Logitech realmente caprichou no modelo, mas você terá que tirar o escorpião do bolso se quiser investir nele.

A Razer também conta com opção premium voltada para consoles. O Thresher Ultimate tem drivers de 50 mm, som 7.1 Dolby Surround Sound, conchas revestidas por couro sintético e preenchidas com espuma que “memoriza” o formato da sua cabeça e orelhas.

O Headset ainda tem microfone retrátil com captação unidirecional e bateria que dura até 16 horas. A conexão com o console é feita através de uma base que acompanha o periférico e atua como transmissor Bluetooth, passando o sinal entre o console e o headset.

Além das opções third party, temos a opção oficial da Sony: o Gold Wireless Headset. Ele pode não ser barato e nem durável quanto outros headphones da mesma faixa de preço, mas é bonito, confortável e tem a qualidade sonora que esperamos de um produto Sony.

sony gold

O Gold Wireless Headset também funciona através de um dongle próprio. Basta conectá-lo ao console que ele já está pronto para uso. O design do produto é belíssimo, ainda mais na (rara) cor branca. A bateria dura até 8 horas com uso contínuo.

Assim como outros headsets, é possível usá-lo com cabo 3.5 mm se assim desejar, mas quem vai querer ficar preso a cabos quando pode jogar livremente através de conexão Bluetooth, não é mesmo?

A Sony ainda tem outra versão do mesmo headset. O Sony Platinum Headset tem algumas similaridades com o modelo “menos valioso”, mas no geral é bem superior. Ele também conta com som surround 7.1 e maior presença de graves em comparação com o Gold Headset. Suas espumas são feitas do mesmo material confortável, mas a moldura e astes são de metal, o que deve prolongar a vida útil do produto.

sony platinum

O Platinum Headset conta com microfone localizado nas partes superior e inferior do fone, o que resulta em áudio mais limpo captado através do microfone. A bateria é maior do que a do modelo Gold, e entrega até 12 horas de autonomia em jogatina contínua. Obviamente, ele é bem mais caro que a versão Gold.

Além das citadas acima, há diversas opções disponíveis no mercado americano para quem está disposto a importar um headset wireless para usar no PS4. Recomendamos o Astro A50, o HyperX Cloud Flight, o SteelSeries Arctis 7, oSteelSeries Arctis Pro o Turtle Beach Steath 700.

Texto atualizado em: 27/09/2019


As opções são poucas, por ora, mas considerando a expansão e preferência de jogadores por fones e headsets sem fio, não é muito esperar que outras marcas passem a oferecer suporte ao console com headsets Bluetooth mais acessíveis.

Como você joga no seu PlayStation 4? Com fones de ouvido simples conectados ao controle, headset conectado direto no console ou não usa nenhum deles? Conte para a gente!