Promobit
Promobit Explica

Glossário do Promobit: entenda especificações e características das TVs

Descubra o significado e principalmente a utilidade de alguns termos contidos nas especificações técnicas das TVs.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Houve um tempo em que a principal preocupação ao comprar uma TV era em saber a quantidade de polegadas e se possuía controle remoto. Atualmente a relação de características de TV é tão extensa que dá a impressão de que é preciso fazer um curso para comprar a TV ideal

Para facilitar a compreensão que encontrar aquela TV em promoção aqui no Promobit, elaboramos um glossário com os principais termos das especificações técnicas de um televisor. Caso sinta falta de um item, comente para nós que ele será acrescentado à lista. 

Telas

Backlight: e o painel interno localizado atrás das TVs com tela LED que ilumina a tela por trás. Entre as categorias de backlight existe o Edge-lit com iluminação apenas nas laterias do backlight, o direct com luzes distribuídas por todo painel e o Full array também com luzes espalhadas pelo painel, só que em maior quantidade. 

Burn-in: tecnicamente é a descoloração permanente de uma parte da tela devido a uma falha nos pixels. O Burn-in pode acontecer em casos de exibição pela tela de imagens fixas por longos períodos de tempo. Saiba mais no artigo: O que é burn-in e por que você não deve se importar

Direct LED: categoria  de backlight que oferece luz mais forte e constante por ter mais fontes de luz. Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

TV Samsung RU7100FALD (Full-Array Local Dimming): tipo de backlight mais avançado atualmente, por ter mais fontes de luz e maior distribuição por todo painel backlight.

IPS (In-plane Switch): tipo de painel ou tela que possui como uma de suas vantagens um maior ângulo de visão e menor distorção de cores. 

LED (LED-LCD): TV de LED refere-se a uma TV que usa vários diodos emissores de luz, backlight, por trás de uma tela LCD. 

OLED (Organic Light-emitting Diode): tecnologia de tela em que cada elemento que compõe a imagem (pixel) produz o próprio brilho. TVs com esse tipo de tela entregam imagem com grande qualidade de contraste, conhecido como preto perfeito. 

Pixel: menor ponto de uma imagem em uma tela. Quanto maior a quantidade de pixels maior a imagem. 

QLED: sigla para telas que utilizam a tecnologia de pontos quânticos. os pontos quânticos são cristais muito pequenos presentes no painel e que absorvem e emitem frequências de luz para criar as imagens.

Imagem

Brilho: medição da quantidade de luz produzida pela tela da TV.

Contraste: amplitude entre a relação de luminância entre a cor branca e preta em uma imagem. Quanto maior o contraste maior também será a distinção entre os tons claros e escuros. 

TV-Sony-8k

Dolby Vision: Padrão de codificação de imagem. Superior ao HDR, é muito comum em filmes e séries. 

Input lag: intervalo de tempo entre o momento em que o comando é emitido e o momento em que a tela exibe este comando ou o tempo em que a ação processada pelo console e a demora para que seja executada em tela. Leia mais sobre input lag.

HDR (High Dynamic Range) – Padrão de codificação de imagem que destaca elementos da imagem e aumenta a nitidez e detalhes da imagem, resultando em ganhos de brilho e intensidade das cores. Entre as variações de HDR temos o Advanced HDR, HDR10. Confira nosso texto sobre HDR.

Local dimming: tecnologia que consiste em ajustar a luminosidade das cenas em tela de acordo com a necessidade para uma melhor visualização do que está em tela. Confira mais informações sobre local dimming.

RGB: sistema de codificação de cores na imagem, respectivamente red, green e blue, ou vermelho, verde e azul.

Taxa Frequênciaou taxa de atualização: Quantidades de vezes que um mesmo quadro da imagem é reproduzido por segundo, proporcionando maior fluidez às imagens. A maioria das TVs funcionam na frequência de 60Hz, mas alguns modelos trabalham com 120Hz e até 240Hz de forma nativa ou induzida. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Upscaling: funcionalidade que aperfeiçoa a resolução de uma imagem que possui resolução original inferior a qualidade da TV. Uma TV 4k realiza o upscaling de imagens com resolução menores para que fiquem próximas a resolução 4k.

4K : Resolução de 3.840 x 2.160 pixels, quatro vezes maior que a dos TVs convencionais Full-HD e metade das TVs 8K

Aúdio

Dolby Atmos – Sistema de áudio que espalha-se pelo ambiente e aumenta a sensação de imersão. 

Dolby Digital – Sistema de áudio com até 7 canais . Presente em TVs, smartphones entre outros.

Estéreo:Sistema que se utiliza de dois ou mais canais de áudio para dar noção de localização do que está em cena.

Conectividade

USB: entrada para conexão digital capaz de transferir arquivos e conteúdos de áudio, vídeo e dados. 

Miracast: sistema de comunicação sem fio que espelha e exibi o conteúdo da tela do smartphone ou Tablet na tela da TV 

HDMI: principal padrão de conectividade de aparelhos de áudio e vídeo. 

Sistemas operacionais de smart TVs

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Android TV: versão do sistema operacional Android do Google para TVs inteligentes. Saiba mais sobre Android TV.

Tizen: Sistema operacional de Smart TVs da Samsung. 

webOS: Sistema operacional desenvolvido pela LG para equipar suas TVs

Roku: Fabricante de adaptadores que convertem TVs normais em Smart TVs, também possui sistema operacional próprio, o Roku O.S que está presente em algumas TVs da TCL.


Agora que você já conhece as características das TVs, confira as promoções de Smart TVs do Promobit. Com algum cupom de desconto o valor da sua TV nova fica ainda menor.