Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Galaxy S21 Ultra mostra que toda a evolução tem seu preço

Modelo aperfeiçoou o que já funcionava bem no aparelho do ano anterior, mas o preço pode assustar.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

11 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Desde 2020, quando a Samsung passou a comercializar três aparelhos em sua linha Galaxy S, o modelo Ultra  é o que reúne o que de melhor a empresa é capaz de proporcionar em tecnologia de smartphones e também o que possui o preço menos acessível. Nesta semana o Galaxy S21 Ultra foi lançado no Brasil com ficha técnica impressionante e preço que pode assustar os desavisados. 

Analisamos os principais aspectos do poderoso aparelho da Samsung, o que mudou, o que é novidade e qual o público alvo do novo topo de linha da Samsung para 2021. Não tivemos acesso ao aparelho, mas baseado no que foi divulgado pela fabricante já é possível chegar a algumas conclusões.

Especificações/ AparelhoGalaxy S21 Ultra
Tela Dynamic AMOLED 6,8” WQHD+
ProcessadorExynos 2100
RAM12 ou 16 GB
Armazenamento128, 256 ou 512 GB
Câmeras traseirasWide: 108 MP, Ultrawide:12 MP, Teleobjetiva:10 MP zoom 3xTelephoto:10 MP, zoom 10x
Câmera frontal40 mp 
Bateria5.000 mAh
Suporte ao 5GSim
Dimensões e peso75,6 x 165,1 x 8,9 mm; 229 g

Design renovado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora existam sim mudanças no design do Galaxy S21 Ultra em relação à geração passada, como o aspecto fosco na traseira e o conjunto de câmeras que agora possui um módulo maior, que destaca as lentes e que estende-se até as extremidades, a Samsung não revolucionou o visual do aparelho e, em uma olhada rápida, é possível perceber que trata-se de um aparelho da Samsung. 

Talvez as mudanças radicais em design fiquem para um possível S22. Já a parte frontal manteve-se praticamente igual, com a tela com bordas curvas e câmera frontal em um pequeno furo na parte superior central da tela. 

Tela: qualidade de sempre do amoled da Samsung

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Falando em tela, não é por que ela está visualmente igual que não houve melhorias. A tela do Galaxy S21 Ultra, como costuma acontecer nos topos de linha da Samsung, está entre o que de mais avançado existe em tecnologias de display para celular atualmente. O display de 6,8 polegadas com tecnologia Amoled Dinâmico que por sua forma de funcionamento já proporciona ótimo contraste. A resolução da tela do topo de linha é de Quad HD+ (ou 2K) e a tela apresenta suporte a HDR. 

A capacidade de brilho também é altíssima, 1.500 nits, e com brilho máximo pode ser um bom passatempo procurar situações que não seja possível visualizar a tela. Talvez nem debaixo de sol a pino.

Outro destaque é a tela com taxa de atualização adaptativa, que transita entre 48 Hz e 120 Hz de acordo com a necessidade de uso. Um jogo com suporte a mais quadros por segundo vai rodar na taxa de atualização maior automaticamente, assim como durante a leitura de notícias ou navegação por redes sociais a tela funciona com menos quadros por segundo para uma melhor visualização. 

Câmeras: zoom digital de até 10x

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O grande alarde do lançamento do Galaxy S20 Ultra em relação a fotografia foi o zoom de até 100x e tal capacidade de aproximação também está disponível no Galaxy S21 Ultra, porém esse recurso que funciona de forma híbrida e que não apresenta resultados tão satisfatórios acima de 30x foi deixado um pouco de lado pela Samsung para destacar o que realmente evoluiu. O novo Galaxy S21 Ultra é capaz de atingir um zoom de até 10x de forma óptica. Ou seja, apenas pela capacidade de lente e demais componentes físicos presentes na câmera.

Uma amostra da importância que a Samsung deu ao potencial de zoom do aparelho é a presença de suas câmeras telefoto, cada uma com 10 mp e enquanto uma atinge zoom óptico de até 3x a segunda lente com distribuição de elementos em formato de periscópio é a que atinge a maior aproximação de imagem. 

O conjunto de câmeras é completado por uma lente ultrawide de 12 MP, tipo de câmera que já há algum tempo funciona muito bem nos aparelhos da Samsung, e a câmera principal de 108 MP. Ou seja, trata-se de um conjunto óptico completo e capaz de registrar todas as situações com muita qualidade. Inclusive para selfies, já que a câmera frontal  é de 40 MP e também possui a possibilidade de fazer fotos com ângulos mais amplos ou mais fechados. 

O potencial para vídeos também é grande, imagens com resolução máxima 8K a 30 fps, mas caso você não tenha onde assistir esses vídeos além do celular, o que é compreensível em 2021, o aparelho também é capaz de gravar em 4K a 60 frames. O aparelho grava com estabilização de imagem e uma novidade é o recurso Visão do Diretor que possibilita gravar visualizando a imagem de todas as câmeras ao mesmo tempo e optar qual delas usar durante a gravação. 

Processador Exynos: não é o que a maioria gostaria, mas continua muito bom

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em fóruns na internet e até em comentários nas promoções aqui no Promobit é comum encontrar usuários que se pudessem optar entre o processador Snapdragon ou pelo chip Exynos, prefeririam o processador mais recente da Qualcomm. Porém, para maior parte dos mercados, inclusive o brasileiro, os aparelhos da linha Galaxy S21 são equipados com processador Exynos 2100 fabricado pela Samsung e com suporte ao 5G.

Embora não seja unanimidade, o chip da Samsung é condizente com todo potencial do aparelho, sendo o mais potente já fabricado pela marca. Segundo a Samsung o Exynos 2100 é até 20% mais econômico em relação ao consumo de energia e entrega até 30% mais desempenho que o modelo que estava presente no Galaxy S20 Ultra. Resta saber se alguns relatos como superaquecimento vão continuar na nova geração.  

Como o desempenho não depende apenas do processador, fica claro que o Galaxy S21 Ultra é uma máquina incrivelmente potente, afinal ele possui memória RAM de 12 GB ou 16 GB, mais do que muitos notebooks por aí. Logo, jogar, usar vários aplicativos ao mesmo tempo, transitar entre eles e manter outros vários funcionando em segundo plano não será um problema. Boa sorte tentando travar o aparelho durante o uso. O Galaxy S21 Ultra conta ainda com armazenamento interno de 128 GB, 256 GB ou 512 GB. 

Bateria

Caso você tenha interesse pelas novidades no mercado de smartphones é bem provável que já saiba que assim como o iPhone 12, o Galaxy S21 Ultra não possui carregador incluso na caixa. A mesma alegação usada pela Apple de diminuição do impacto ambiental foi dada também pela Samsung para justificar a escolha,.

Entretanto, em acordo firmado entre Samsung e o PROCON -SP, os consumidores que comprarem algum aparelho da linha Galaxy S21 durante a pré-venda podem solicitar o acessório que será disponibilizado gratuitamente em até 30 dias. O acordo é valido para todo o Brasil.

A fabricante e a entidade de defesa do consumidor assinaram um Termo de Compromisso Voluntário para que o carregador seja disponibilizado sem custos. Isso ocorrerá quando o cliente adquirir um dos modelos da linha Galaxy S21 e solicitar o acessório, durante o período de pré-venda dos aparelhos.

Já a bateria do Galaxy S21 Ultra é de 5.000 mAh, condizente com aparelhos topo de linha de 2021. Não é uma bateria gigante como no caso de Galaxy M31 e M51, mas também não é uma quantidade insuficiente. A maioria dos usuários deve chegar no início da noite com bateria e precisar carregar o aparelho apenas durante a noite. Como era de se esperar de um aparelho premium, o Galaxy S21 possui suporte a carregamento rápido, carregamento sem fio e reverso. 

Recursos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como o mais novo aparelho topo de linha da Samsung, nada mais natural que o aparelho tenha inúmeros recursos e aperfeiçoe o que já está presente em versões anteriores. Um exemplo é o modo dex, que não é uma novidade, mas recebeu melhorias e agora funciona no Galaxy S21 totalmente sem fio, permitindo a apresentação de trabalhos e exibições de conteúdos feitos com o celular em outras telas apenas por aproximação. 

Mas a principal novidade do Galaxy S21 Ultra é o suporte a caneta S-pen, até então compatível apenas com a linha Note entre os smartphones da Samsung. Segundo a marca, todos os recursos e funções possíveis com a caneta na linha Note estão disponíveis também no S21 Ultra, porém o acessório não está incluso na compra do aparelho. 

Para quem é o Galaxy S21 Ultra?

Quando a Samsung adicionou o Galaxy S20 Ultra a linha no ano passado, ela possibilitou que o aparelho Ultra tivesse os melhores recursos possíveis, mas também diminuiu a preocupação com o preço, afinal ainda restam outras duas opções premium na linha com preço menor, apesar de também não serem acessíveis. 

Com o Galaxy S21 e a versão Ultra, a lógica continua a mesma. O aparelho chegou ao Brasil por R$9.499 em sua versão com 256 GB e R$10.499 na opção com 512 GB, valores distantes da realidade da maioria dos consumidores, mas o galaxy S20 Ultra é para quem pode (ou quer) pagar e está mais preocupado em ter o que há de melhor na Samsung, pelo menos até a chegada do novo aparelho Galaxy Note. 

As novidades do Galaxy S21 Ultra talvez não justifiquem migrar do Galaxy S20 Ultra para o modelo de 2021, mas para quem busca o que há de melhor em smartphones pode encontrar o que procura no Galaxy S21 Ultra. Como nenhum aparelho está acima de críticas, pelo valor cobrado, o carregador e principalmente a caneta S-Pen poderiam estar incluídas na caixa, já que o consumidor vai pagar caro e não terá o principal diferencial da linha Galaxy S em 2021. 


Confira as melhores promoções de smartphone aqui no Promobit e economize na compra do seu novo aparelho. Aproveite o cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar ainda menos.