Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Comparativos

Galaxy A12 vs Galaxy M12: a diferença é maior que uma letra

Comparamos os dois aparelhos básicos da Samsung que são bastante procurados devido ao preço e pela boa ficha técnica que possuem.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

1 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Galaxy M12 e Galaxy A12 são aparelhos de entrada da Samsung e, devido ao preço acessível e boa ficha técnica para a categoria, são modelos bastante procurados. Por possuírem muitas semelhanças, inclusive no preço, é comum o consumidor ficar em dúvida entre os dois aparelhos durante duas pesquisas de compra e para auxiliá-lo em sua decisão, confira quem leva a melhor em nosso embate Galaxy A12 vs Galaxy M12. 

Gostou do Galaxy A12, do Galaxy M12 ou de ambos? Então adicione os aparelhos à sua lista de desejos e seja avisado sempre que eles estiverem em promoção aqui no Promobit.

Design 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A12

Como é comum entre os aparelhos de entrada, os dois aparelhos da Samsung possuem construção simples, como os corpos dos aparelhos feitos em plástico e visual pouco sofisticado. A traseira dos dois aparelhos conta com módulo de câmeras em uma peça quadrada com pontas arredondadas, porém a traseira do Galaxy M12 possui listras além de ser texturizada, enquanto o Galaxy A12 conta com tampa lisa e pintura metalizada. 

Na parte frontal temos praticamente a mesma aparência, bordas generosas ao redor da tela para os parâmetros de 2021 e notch em formato de gota na parte superior central. O leitor de digitais fica na lateral dos aparelhos, além de ambos possuírem entrada física para fones, sempre um bom diferencial por dar opções ao consumidor.

Tela

A tela de um smartphone é algo fundamental, afinal elas ocupam praticamente toda a parte frontal dos aparelhos e recebem todos os comandos através do toque. No comparativo entre os dois modelos da Samsung temos praticamente um empate, exceto pela taxa de atualização do display de 90 Hz do Galaxy M12, enquanto o Galaxy A12 possui os tradicionais 60 Hz.

No mais, temos nos dois aparelhos telas TFT, uma variação do LCD, com 6,5 polegadas e resolução HD+, logo o Galaxy M12 leva vantagem ao oferecer imagens mais fluidas, porém o desempenho típico de um aparelho básico pode não ser suficiente para rodar jogos com imagens mais fluidas, como veremos mais à frente.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais uma semelhança entre os dois modelos da Samsung encontra-se no conjunto de câmeras, já que tanto o Galaxy M12 quanto Galaxy A12 possuem o mesmo conjunto óptico que é composto por uma lente principal de 48 MP, uma ultrawide de 5 MP, macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 MP. Além da lente frontal de 8 MP. 

O Galaxy A12 pode oferecer resultados inferiores devido a capacidade de chip da MediaTek presente no aparelho, já que o Exynos da Samsung que equipa o Galaxy M12 mostra-se um pouco melhor em pós processamento de imagem, principalmente para fotos tiradas com a lente wide de 48 MP. Já em relação aos vídeos temos mais um empate, uma vez que ambos são capazes de gravar vídeos com resolução máxima Full HD a 30 quadros por segundo. 

Desempenho

Helio P35 da Mediatek que está no interior do Galaxy A12 é um chip mais antigo e que perde em capacidade de  desempenho para o Exynos 850 presente no Galaxy M12, embora a distância não seja tão grande na prática quanto a registrada em testes de simulação de desempenho. Vale lembra que os dois aparelhos contam com RAM de 4 GB e espaço interno de 64 GB que pode ser expandido via microSD.

Ambos são aparelhos pensados para usabilidades mais simples, mas o Galaxy M12 possui maior poder de fogo também em jogos, porém o que poderia ser um diferencial do aparelho, que é rodar games com maior fluidez, devido a tela de 90hz, fica impossibilitado por causa da limitações do processador, logo não será em jogos que o usuário irá desfrutar de imagens mais fluidas ao usar o Galaxy M12.

Bateria 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A autonomia de bateria também é próxima nos aparelhos da linha Galaxy A e Galaxy M, pois a dupla de smartphones da Samsung possui bateria de 5.000 mAh. Entretanto, mais uma vez a capacidade de processador faz diferença por aqui e o Galaxy M12 é mais eficaz no consumo energético, sendo capaz de ficar um pouco mais de tempo longe da tomada.

Os dois aparelhos são acompanhados de um carregador de 15w, porém, vale lembrar que a intensidade de uso e configurações, como níveis de brilho da tela, podem interferir na duração da bateria.

Galaxy A12 vs Galaxy M12, qual o melhor?

Tanto o Galaxy A12 como o Galaxy M12 são aparelhos focados para uso básico e para quem quer gastar menos, porém o Galaxy M12 mostra-se um aparelho com conjunto melhor, já que possui desempenho levemente superior e tela de 90 Hz, apesar da capacidade de desempenho do Galaxy M12 não ser o suficiente para rodar jogos com a maior fluidez de imagem. 

Outro fator que, no momento, torna o Galaxy M12 uma melhor opção de compra é o preço, já que os aparelhos da linha Galaxy M são vendidos apenas pela internet e podem ser comercializados com um preço mais baixo devido aos gastos menores da Samsung com logística. Aqui, no Promobit, o Galaxy M12 já esteve disponível por R$ 745, enquanto o Galaxy A12 já figurou entre as promoções compartilhadas por nossa comunidade por R$809.

No duelo entre Galaxy A12 vs Galaxy M12, o modelo da linha M leva a melhor, porém o resultado pode mudar caso o aparelho da linha A esteja consideravelmente mais barato, pois não há nenhum aspecto em que o Galaxy M12 seja superior a ponto de justificar pagar muito a mais por ele.

Ficha técnica

AparelhoGalaxy A12Galaxy M12
TelaTFT 6,5” HD+TFT 6,5” HD+, 90 Hz
ProcessadorMediaTek Helio P35Exynos 850
RAM4 GB4 GB
Armazenamento64 GB64 GB
Câmeras traseirasPrincipal: 48 MP – Ultrawide: 5 MP – Macro: 2 MP Profundidade: 2 MPPrincipal: 48 MP – Ultrawide: 5 MP – Macro: 2 MP Profundidade: 2 MP
Câmera frontal8 MP8 MP
Bateria5.000 mAh5.000 mAh
Dimensões e peso164 x 75.8 x 8.9 mm | 205 g164 x 75.9 x 9.7 mm | 214 g

Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de fone de ouvido para ouvir suas músicas com ótima qualidade em qualquer lugar. Para economizar ainda mais confira o cupom Submarino ou cupom Amazon.