Campanha Joga no Carrin Aliexpress - Warm Up
Promobit
Promobit
Guia de compras

Galaxy A ou Galaxy M: qual a melhor linha da Samsung?

São muitos modelos disponíveis nas duas linhas, porém existem diferenças a se considerar antes da compra.

Galaxy A ou Galaxy M: qual a melhor linha da Samsung?

28 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O catálogo de smartphones da Samsung é tão amplo que a marca é capaz de ter duas linhas de smartphones parecidas, são elas Galaxy A e Galaxy M. Enquanto na família Galaxy A existem aparelhos que vão do básico ao intermediário premium, a linha Galaxy M é composta por aparelhos intermediários de entrada e que também chegam até os intermediários mais avançados. Mas diante de tantas opções, como saber qual escolher entre Galaxy A ou Galaxy M?

Para auxiliá-lo em sua escolha, analisamos as características que os aparelhos de cada linha oferecem nos seguintes pilares: design, tela, desempenho, câmeras, bateria e custo-benefício. Vale lembrar que trata-se de uma análise do que encontramos em média nos aparelhos de cada linha, então não funciona como regra para comparar os diferentes aparelhos das duas linhas. 

Também é necessário destacar que a Samsung pode mudar a proposta da linha de acordo com suas estratégias comerciais e os pontos analisados em 2022 podem não fazer mais tanto sentido em gerações futuras das duas linhas.

Quer receber avisos sempre que aparecer Smartphone Galaxy?

Propostas distintas

Galaxy A

É a linha que substituiu a descontinuada linha Galaxy J, tendo como uma de suas característica as telas de grande dimensões, com nenhum aparelho tendo tela inferior a 6 polegadas, além de apresentar um design menos burocrático e que costuma seguir as tendências da linha Galaxy S mais recente. 

Galaxy M

Um dos principais diferenciais da linha Galaxy é que seus aparelhos são vendidos exclusivamente no comércio online, fator que costuma deixar o preço dos aparelhos da linha M bastante competitivo. Outro diferencial de alguns aparelhos da marca são as baterias com grande autonomia energética. 

Leia mais:
  • 15 Melhores celulares Samsung para comprar em 2022
  • Saiba qual melhor celular Samsung custo-benefício em 2022
  • Celular Samsung bom e barato: melhores modelos de 2022
  • Smartphones Galaxy: qual a melhor linha da Samsung?

Design 

Embora os novos aparelhos da linha Galaxy M até apresentem alguns detalhes para deixar o visual mais atrativo, como no Galaxy M33 com módulo de câmera quadrado, os modelos da linha não se notabilizam pelo design arrojado e elegante. Já na linha Galaxy A, se nem sempre a Samsung acertou, ao menos tentar coisas um pouco mais ousadas, como a traseira com cores mais variadas da geração Galaxy A22, 32, 52 e 72, tendência que repetiu-se nos modelos de 2022. 

  • Desing: Galaxy A
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A23?

Tela

A Samsung foi uma das primeiras marcas disponíveis no Brasil a disponibilizar telas com tecnologias, como o Super Amoled, em aparelhos de categorias abaixo do topo de linha, como é o caso dos modelos das linhas Galaxy A e M. Atualmente a presença deste tipo de tela nos intermediários das duas linhas já é lugar comum e as principais características, como alto nível de brilho, resolução Full HD e até a taxa de atualização superior aos 60 hz já são facilmente encontradas nas telas dos dispositivos das duas linhas, principalmente nos mais recentes, logo temos um empate.

  • Tela: Empate
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A53?

Desempenho 

Exynos 9820
Legenda da imagem: Exynos 9820 é 29% mais potente e 40% mais econômico que o antecessor

Por aqui também podemos perceber uma distância bem pequena, afinal tanto os modelos da linha Galaxy A quanto da linha Galaxy M possuem opção que vão do intermediário de entrada, passando por aparelhos intermediários convencionais e chegando até aqueles modelos que chegam a possuir algumas especificações de smartphones topo de linha, mas que no geral são smartphones em um degrau abaixo, os intermediários premium. 

Para exemplificar, o mais poderoso aparelho da linha Galaxy A atualmente é o A73 com processador Snapdragon 778G e 6 GB de RAM, um aparelho para todo o tipo de uso. Já na linha Galaxy M encontramos alguns smartphones com um pouco mais de potência, mesmo que não ao ponto de serem aparelhos topo de linha, como o Galaxy M62 com o mesmo chip do Galaxy Note 10, ou o mais recente Galaxy M53 com o processador Dimensity 900 da MediaTek. 

Mesmo assim, pela amplitude de aparelhos que são muito próximos, temos um empate se levarmos em conta o poder de fogo dos aparelhos em relação ao que é perceptível aos olhos durante o uso. 

  • Desempenho: Empate
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy M53?

Câmeras

Tempos um primeiro ponto de desequilíbrio mais evidente quando analisamos a média do conjunto de câmeras das duas linhas. Por mais que existam muitos aparelhos que são praticamente gêmeos neste quesito, como Galaxy A22 e Galaxy M22, alguns modelos da linha Galaxy A possuem lentes e sensores capazes de resultados que a linha Galaxy M ainda não oferece, como o Galaxy A73 com sua câmera principal de 108 MP. Mais uma vez a diferença é pequena, mas, na média, é possível encontrar melhores câmeras na linha Galaxy A. 

  • Câmeras: Galaxy A
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A73?

Bateria

Neste quesito não há muita discussão, pois a linha Galaxy M já quebrou o recorde de maiores baterias disponíveis no Brasil duas vezes. A primeira com o Galaxy M31 que foi pioneiro por aqui com sua bateria de 6.000 mAh. Não contente a Samsung trouxe ao país um ano depois o Galaxy M62 com incríveis 7.000 mAh de bateria, sendo até o momento o aparelho com a maior bateria do mercado. 

Já na linha Galaxy A a bateria não é deixada de lado, porém, também não surpreende e fica no padrão do que encontramos na maioria dos smartphones em 2022, na faixa dos 5.000 mAh. 

  • Bateria: Galaxy M
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy M62?

Custo benefício

Em nosso texto de melhores celulares Samsung custo benefício, temos três aparelhos da linha Galaxy M e três da linha galaxy A, o que já dá uma dimensão do quão próximas são as linhas de smartphones também neste aspecto. Inclusive existem aparelhos que são praticamente idênticos, como o Galaxy A22 e M22. 

Ao olharmos o conjunto de aparelhos da linha Galaxy M em comparação a linha Galaxy A é possível perceber que alguns modelos se sobressaem, como o M52 que não é o melhor aparelho em nenhum aspecto da sua ficha técnica, mas também não possui nenhum ponto decepcionante e pode ser encontrado com preço médio de R$1.600 ou o Galaxy M62 que além da bateria gigantesca também apresenta conjunto de câmeras interessante e desempenho competente. 

Já na linha A encontramos alguns aparelhos também equilibrados, mas com especificações de destaque diferentes, como câmeras melhores e processadores com bom desempenho também em jogos como o Galaxy A73, tudo isso sem possuir aspectos em suas ficha técnica muito destoantes. Logo, não é possível apontar qual linha é superior no quesito custo-benefício, já que a escolha mais acertada para encontrar o maior equilíbrio entre preço e especificações precisa ser feita entre aparelhos específicos.

  • Custo benefício: Empate
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy M32?

Galaxy A ou Galaxy M: qual escolher? 

Em nosso comparativo podemos perceber que há muitos aparelhos semelhantes nas duas linhas e que para encontrar aquele modelo que mais se adequa ao que deseja ou necessita é mais recomendado analisar os aparelhos individualmente, tendo como ponto de partida a proposta específica dos aparelhos pertencentes às famílias Galaxy A e Galaxy M. 

Caso esteja em busca de aparelhos com fichas técnicas mais equilibradas em cada faixa de preço, com baterias mais duradouras, porém com câmeras e visual mais discretos, alguns modelos da linha Galaxy M podem ser os mais indicados. Já para quem procura em smartphones intermediários um visual mais arrojado e com conjunto de câmeras melhores ou mais versáteis, aparelhos com o Galaxy A53 ou A73 adequam-se mais a tais demandas.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphones e pode economizar em suas compras com algum cupom de desconto da nossa página.