Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Franquias de jogos de luta que estão de volta

Reunimos as grandes franquias de luta clássicas e mostramos como cada uma está hoje. Quais delas você ainda joga?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

15 de mar de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Os jogos de luta estão entre nós desde 1976, quando nasceu Heavyweight Champ, um game simples, monocromático, para arcades, que deu origem a uma categoria que evoluiu com os anos e perdura até hoje, chegando a ser palco de torneios profissionais como o Evolution Championship Series, que levantam milhares de dólares todo ano.

O auge do gênero foi na década de 90, quando franquias como Street Fighter, Mortal Kombat, Marvel vs Capcom e The King of Fighters disputavam o reinado dos fliperamas. Algumas dessas franquias se reinventaram ao longo dos anos, outras perderam espaço para aquelas que apostavam em gráficos 3D, tendência encabeçada por Tekken e Mortal Kombat, durante a década de 2000.

Anos depois, olhamos para o estado atual dessas franquias clássicas de jogos de luta que se modernizaram de alguma forma e retornaram para seu grande público, que apesar de ter crescido, ainda gosta de aproveitar os duelos como antigamente, lado a lado com um amigo no sofá de casa.

Street Fighter

Uma das franquias de luta mais antigas, Street Fighter se adaptou ao longo dos anos transitando dos gráficos animados em 2D para o 3D. Sem abandonar os traços originais dos personagens, a Capcom estabeleceu um estilo em Street Fighter V que agradou tanto novos jogadores quanto fãs das antigas.

O game conta hoje com uma versão completa, Street Fighter V: Arcade Edition, que trouxe novidades na jogabilidade, o modo “arcade” clássico e personagens que completam o nostálgico elenco do jogo, como Blanka, Sakura e Sagat.

Street Fighter V: Arcade Edition está disponível para PC e PlayStation 4. O jogo será um dos principais títulos do EVO (Evolution Championship Series) 2018.

Mortal Kombat

Mortal Kombat, ao contrário de seus concorrentes, não nasceu com gráficos animados. O jogo contava com animações que usavam modelos de pessoas reais e abusavam da brutalidade em seus golpes. O sangue, as falas características dos personagens e golpes como “Fatality” fizeram a fama do game se espalhar rapidamente e conquistar jogadores de todo o mundo.

A franquia chegou à sua 10ª edição apostando na mistura de novos e antigos personagens, além de personalidades conhecidas dos filmes de terror que se encaixaram perfeitamente ao estilo do jogo, como Predador, Xenomorph (Alien), Jason Voorhees (Sexta-Feira 13) e Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica).

A última edição da série, Mortal Kombat XL, foi lançada em 2016 e está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

The King of Fighters

The King of Fighters, ou simplesmente KOF, é a série que mais sentiu o peso da transição dos gráficos 2D para 3D. Tivemos anos de hiato entre as últimas versões e a mais recente, KOF XIV, que finalmente introduziu a franquia no mundo 3D.

A SNK ouviu as críticas de seus fãs e melhorou os gráficos do jogo com o tempo, finalmente agradando aqueles que esperaram anos para ver seus personagens favoritos darem as caras mais uma vez. O coração da jogabilidade foi preservado, portanto, fãs de longa data não terão que se adaptar tanto nos novos caminhos da série.

The King of Fighters XIV está disponível para PC e PlayStation 4.

Tekken

Tekken é uma série que já nasceu na era 3D e trouxe muitas inovações ao gênero, obrigando algumas franquias a adaptarem-se ao formato visual, e auxiliando outras a se estabelecerem no 2.5D. O estilo de luta único e personagens nem um pouco convencionais fizeram a série logo cair no gosto do público na era do PlayStation original.

Hoje a série numerada de Tekken está em sua sétima edição. Após alguns anos em hiato, a Bandai Namco implementou no jogo elementos de jogabilidade que deram certo em outras franquias, trouxe personagens clássicos (como o capoeirista brasileiro Eddy Gordo) de volta e um personagem convidado para alavancar as vendas no lançamento: Akuma.

Tekken 7 foi lançado em 2017 para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O game será outro dos destaques do EVO 2018.

Marvel vs Capcom

Marvel vs Capcom é um dos jogos que ditou a tendência de batalhas em grupo, possibilitando que jogadores selecionassem até três personagens e fizessem trocas no meio das lutas. Desde 2011, quando foi lançado Ultimate Marvel vs Capcom 3, não tínhamos um representante da série na geração atual de consoles.

Marvel vs Capcom Infinite chegou em 2017 ao PC, PlayStation 4 e Xbox One para mudar as coisas. Apesar de trazer gráficos 3D, o game foi duramente criticado pela qualidade dos modelos dos personagens e jogabilidade limitada (que foi melhorada ao longo do tempo). Além disso, a ausência de personagens dos X-Men no lançamento impediram que o jogo alcançasse o sucesso esperado entre os fãs.

SoulCalibur

SoulCalibur é uma franquia que sobreviveu ao fiasco do Dreamcast e também nasceu com gráficos 3D. Com o passar dos anos, vimos ela evoluir e sua popularidade, antes restrita ao oriente, crescer também no ocidente.

Recentemente, a Bandai Namco anunciou Soulcalibur VI, a primeira edição da franquia para a atual geração de consoles, com lançamento programado para 2018 no PC, PlayStation 4 e Xbox One. Além de gráficos estonteantes, o novo game promete trazer de volta personagens clássicos, convidados como Geralt, da franquia The Witcher, e dar mais fluidez aos estilosos combates com espadas da saga.

Guilty Gear

O maior exemplo de reinvenção de uma franquia de luta talvez seja Guilty Gear. A série passou por grandes mudanças ao longo dos anos e, ao contrário das demais, estabeleceu-se nos gráficos 2.5D polidos à mão, uma marca registrada da desenvolvedora Arc System Works.

Representada hoje por Guilty Gear Xrd -REVELATOR-, a série tem sido amplamente elogiada pelo público que aprovou os novos rumos. O game está disponível para PC e PlayStation 4 e estará presente na EVO 2018.

Novas franquias de luta

E não foram só as franquias clássicas que se reinventaram e reconquistaram seu público. Muitas outras apareceram e definharam enquanto as supracitadas estavam em hiato e algumas novas perduraram, como Injustice.

A série da Warner Bros. Games traz os personagens famosos da DC Comics a um jogo de luta com características semelhantes a Mortal Kombat, mas sem a mesma brutalidade. O segundo jogo da franquia foi aclamado por sua história e jogabilidade excelentes e dará as caras no EVO 2018.

Injustice 2: Ultimate Edition chega ao PC, PlayStation 4 e Xbox One em 27 de março.

Outra nova série que tem dado o que falar e também estará no EVO 2018 é Dragon Ball FighterZ. Ela reúne os famosos personagens do desenho amado em todo o mundo em um jogo divertido repleto de combos eletrizantes com gráficos 2D extremamente fiéis ao anime, campanha e personagens originais.

Dragon Ball FighterZ já está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Essas são as franquias, novas e antigas, que dominam o cenário atual do gênero! Você ainda joga alguma delas ou espera que ela se reinvente mais uma vez?


Procurando promoção de games? O Promobit é o lugar certo para você! Nossa comunidade é a maior do Brasil quando se trata se encontrar ótimas ofertas e cupons de desconto. Pode ter certeza que aquele jogo que você quer aparecerá por aqui, mais cedo ou mais tarde. Adicione-o à sua lista de desejos!