Promobit
Comparativos

Forno elétrico ou airfryer: qual deles devo comprar?

Comparamos as funções e possibilidades de pratos com os dois produtos para ajudar você a escolher entre um forno elétrico ou airfryer.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

12 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você mora em um apartamento e teve que optar por um cooktop por não ter espaço para um fogão completo, pode estar pensando se agora vale mais a pena comprar um forno elétrico ou airfryer, também conhecida como fritadeira elétrica. Afinal, esse último produto também assa alimentos assim como o forno e ainda tem a vantagem de não usar óleo. 

Para te ajudar a tomar a decisão de escolher entre forno elétrico ou airfryer, nós comparamos as opções de receitas que é possível fazer em cada produto, a quantidade de comida pronta disponível a cada uso, os diferenciais de cada produto e o preço dos aparelhos. Confira. 

Opções de receitas 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Walita Airfryer Viva

Um forno elétrico é capaz de fazer todas as receitas que já são feitas tradicionalmente no forno convencional, mas em menor quantidade. Apesar de, por exemplo, não ser possível assar um peru ou pernil inteiro, o forno elétrico ainda é funcional para pedaços menores de carnes e peixes, além de bolos, tortas, lasanhas, massas em geral, doces quentes, salgadinhos, batatas e outras comidas

Neste caso, o mesmo acontece com a airfryer: com uma é possível fazer petiscos, carnes vermelhas, aves (até coração de frango), peixes, opções vegetarianas e sobremesas. Você pode escolher entre tortas, bolos, um brownie, almôndegas, queijo coalho, salgadinhos e até receitas mais elaboradas. Ainda é possível assar carnes nobres, como picanha ou filé mignon. 

Portanto, neste caso, a disputa entre forno elétrico ou airfryer fica empatada. 

Quantidade de comida por vez

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aqui, o vencedor é o forno elétrico. Apesar de existirem vários tamanhos do produto para cada tamanho de família (se você mora sozinho é recomendado que tenha um forno de 10L a 20L e se costuma usá-lo com frequência é melhor optar por um entre 30L e 50L), nem o menor deles é tão pequeno quanto o espaço útil de uma airfryer. 

Para se ter uma ideia, uma das airfryers com maior capacidade do mercado, a Jumbo da Philco, tem 5,5 litros de capacidade. Se for comparar com um forno elétrico ideal para apenas uma pessoa, é quase metade do valor. Por isso, prepare-se para ter que fazer mais comida por vez se tiver uma airfryer e não um forno elétrico. 

Rapidez no preparo 

Foto demonstrativa de receitas preparadas com airfryer
Fonte: Vonshef

Pois é, apesar de a airfryer conseguir preparar uma pequena quantidade de comida por vez, ela tem um pulo do gato: alguns alimentos ficam prontos mais rápido do que quando preparados no forno elétrico. 

Imagine que você queira assar uma picanha ao forno: dependendo do ponto que quiser da carne, vai ter que esperar ela ficar pronta por completo por até duas horas, por exemplo. Já se quiser fazê-la na airfryer, pode cortar a peça em filés e assá-los na fritadeira (cabem aproximadamente dois filés por vez, que devem ser assados na forma própria ou então em um refratário que aguente o calor, como aqueles de vidro que podem ir ao forno convencional). O preparo demoraria de 8 a 15 minutos, dependendo do ponto desejado. Depois, bastaria apenas cortar as tirinhas da carne. 

Assim, existem duas situações diferentes e quem vai se decidir sobre qual produto é melhor é você, já que depende das necessidades pessoais: no forno elétrico, as comidas demoram mais para ficar prontas; já na airfryer o processo é mais rápido e você vai poder começá-las a comer antes, mas vai ter que voltar a preparar o alimento no meio da refeição antes que os que já estiverem prontos esfriem. 

Diferenciais de cada produto

Elencamos alguns diferenciais importantes de cada produto que vão te ajudar a tomar a decisão entre escolher forno elétrico ou airfryer. 

Diferenciais do forno elétrico

  • Tem capacidade maior do que qualquer fritadeira;
  • Pode ser colocado em diferentes pontos da casa, assim como a airfryer; 
  • Nele, é possível assar mais de um prato ao mesmo tempo, o que não acontece com a airfryer; 
  • Possui timer que avisa quando o alimento ficou pronto; 
  • Alguns modelos possuem a opção de gratinar, o que não acontece com a airfryer.  

Diferenciais da airfryer

  • Pode ser colocada em diferentes pontos da casa, assim como o forno elétrico; 
  • Frita e assa os alimentos sem a necessidade de óleo; 
  • Os alimentos ficam prontos mais rapidamente; 
  • Possui timer que avisa quando o alimento ficou pronto; 
  • Pré-aquece mais rápido do que o forno elétrico. 

Preço dos aparelhos 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os preços de uma airfryer vão variar dependendo da marca e da capacidade. As mais básicas, de 2 litros, podem ser encontradas a partir de R$ 150,00, enquanto as mais avançadas de 5 litros podem passar de mil reais. Os mesmos preços podem ser encontrados se você for comprar um forno elétrico, dependendo da capacidade, da marca e das funcionalidades dele. 

Mas, se você quiser comprar qualquer um desses produtos, é só ficar de olho aqui no Promobit. No site, reunimos as melhores promoções de forno elétrico e promoções de airfryer, além de oferecermos cupons de desconto para você pagar ainda mais barato. 

Conclusão: forno elétrico ou airfryer? 

Essa é uma decisão completamente pessoal e talvez a verdade seja que os dois produtos são complementares: a airfryer serve para cozinhar alimentos mais rapidamente e em menor quantidade, enquanto um forno elétrico maior é essencial para cozinhar carnes inteiras, grandes porções de lasanha e outras massas, principalmente para os eventos de fim de ano, como o Natal

Além disso, se você for receber uma grande quantidade de amigos em casa, talvez um bolo do tamanho da assadeira da airfryer não seja suficiente, então você terá que ter uma assadeira maior e usar o forno elétrico. Ao mesmo tempo, poderá usar a airfryer para assar os salgadinhos de forma mais saudável, sem óleo. 


Agora que você já sabe escolher entre forno elétrico ou airfryer, aproveite nossas promoções de fritadeira elétrica e promoções de forno elétrico! Use um cupom Americanas para pagar mais barato ainda!