Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Esse notebook é pra que? Conheça tipos de notebook e seus diferentes usos

Notebooks podem ter objetivos de uso completamente diferentes e cada tipo de máquina possui características distintas.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

22 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Por que notebooks finos e leves são tão caros? Qual a diferença de um notebook  gamer para um notebook com especificações avançadas? Por que notebook 2 em 1 não tem placa de vídeo? As resposta para dúvidas tão comuns está em entender os tipos de notebook e suas propostas de uso. Neste texto abordaremos quais são os principais tipos de notebooks e o que esperar de cada um deles. 

Notebooks para uso básico

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Samsung Book E20

Começando pelos aparelhos básicos que são opções mais baratas. Esses modelos possuem processadores mais simples, normalmente processadores Celeron da Intel ou Ryzen 3 da AMD. A memória RAM também é de menos capacidade, entre 2GB e 4GB, e essas máquinas também costuma ter design menos arrojado e corpo construído em materiais mais simples. 

Apesar de bastante acessíveis, as configurações dos modelos básicos permitem usabilidades essenciais como acessar a internet, consumo de música e vídeo ou produção de textos e elaboração de tabelas para uso pessoal e estudos. Um bom exemplo é o recém lançado Samsung Book E20 com intel Celeron, 4GB de RAM e 500GB em HD.

  • Publico alvo: usuários iniciantes e consumidores com orçamento restrito
  • Vantagem: baratos
  • Desvantagem: pouco desempenho
  • Principais modelos: Samsung Flash F30, Positivo C4500a, Acer Aspire 3

Notebooks para o uso cotidiano

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Lenovo S145 possui versão com i3 para uso no dia a dia.

Entre os tipos de notebook, os modelos para uso cotidiano permite ações mais específicas e atividades um pouco mais exigentes sem travamentos, ideal para rotinas de estudantes e atividades de escritório. Os notebooks com essa característica são capazes de oferecer mais possibilidades também para lazer, como ver vídeos com mais qualidade e até rodar jogos bem leves em uma tela melhor que os notebooks básicos.

Os modelos ainda costumam manter os 4GB de RAM e a placa de vídeo integrada, mas já são equipados com processadores um pouco mais potentes como o Core i3. O Lenovo S145, que possui variedade ampla de configurações, conta tambem com uma versão com Core i3 e memoria RAM de 4GB. 

  • Publico alvo: usuários convencionais, estudantes, profissionais de escritório
  • Vantagem: melhor relação custo-benefício que os notebooks básicos
  • Desvantagem: desempenho simples
  • Principais modelos: Samsung Book E30, Dell Inspiron i15-3584-M30P, Acer Aspire 3

Notebooks Intermediários

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A versão do Aspire 5 com i5 e placa de vídeo é um típico notebook intermediário

Subindo um pouco mais a escala de especificações de notebooks, chegamos aos modelos intermediários, voltados para uso mais robusto e com a proposta de serem aparelhos com bom custo-benefício. Entre esse tipo de notebooks temos as opções com placa de vídeo integrada e placa de vídeo dedicada, sendo a segunda opção mais indicada para quem que jogar alguns títulos recentes.

Além de uso cotidiano, para estudos e atividades de escritórios, os notebooks intermediários já são aptos para edição de fotos e vídeos e animações gráficas mais simples, principalmente as opções com placa de vídeo dedicada. Os notebooks intermediários atuais já contam com 8GB de RAM e processadores Core i5 ou Ryzen 5. Esse tipo de notebook também possui design mais interessante e elaborado. 

Um modelo que ilustra a categoria de notebooks intermediários é o Aspire 5 da Acer em sua configuração com core i5, 512GB de armazenamento em SSD, 8GB de RAM e placa de vídeo dedicada NVIDIA MX250.

  • Publico alvo: estudantes, profissionais de escritórios, jogadores de games menos pesados, editores inciantes de fotos e vídeos.
  • Vantagem: são versáteis e podem ser usados em várias atividades
  • Desvantagem: não entregam desempenho para uso profissional em usabilidades gráficas como edição de vídeos
  • Principais modelos: Acer Aspire 5, Lenovo Ideapad S145, Asus X512FA, Samsung Book X45

Notebooks topos de linha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Thinkpad T480 da Lenovo

Já os notebooks premium possuem as melhores configurações e permitem inclusive uso profissional, como aplicações gráficas voltadas para engenharia e arquitetura e rodar jogos mais famosos e pesados, já que, além da capacidade gráfica e de processamento, os notebooks premium apresentam telas de melhor qualidade com resolução Full HD, ângulo de visão ampliado, maior fidelidade de cores e capacidade de brilho. 

Com processador core i7 e i9 da Intel ou Ryzen 7 da AMD, os notebooks topo de linha aliam desempenho com design arrojado e pensado para facilitar a usabilidade. Nesta categoria já encontramos memória RAM entre 8GB a 16GB e armazenamento apenas em SSD ou até compartilhado entre HD e SSD, aliando a o maior espaço interno com a velocidade do SSD. O Thinkpad T480 da Lenovo com core i7 de décima geração, 16GB de memória RAM ajuda a entender a capacidade destes modelos.

  • Publico alvo: executivos, editores de imagens, profissionais que trabalham com aplicações gráficas.
  • Vantagem: desempenho muito bom, design arrojado
  • Desvantagem: preço elevado
  • Principais modelos: Dell XPS 13, Lenovo Thinkpad, Asus Zenbook 14

Tipos de notebook por proposta de uso

Além das categorias de notebook, os modelos podem ser diferenciados por proposta de uso que interferme na forma como os notebooks são projetados e em suas especificações, sendo que entre cada um dos tipos de notebook existe uma proposta de uso e podemos encontrar de notebooks básicos, intermediários e modelos avançados.

Notebooks 2 em 1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Dell i14-5481-A30

A principal característica dos notebooks 2 em 1 é a versatilidade, já que suas telas com movimentação de 360 graus ou removível e sensível ao toque torna o notebooks 2 em 1 um híbrido entre notebooks e tablets. Alguns notebooks 2 em 1 já contam com caneta para manuseio mais sofisticado de tela e esse tipo de notebook possui especificações amplas, sendo possível encontrar modelos híbridos com especificações do básico ao avançado. 

A construção do corpo dos notebooks 2 em 1 dificulta a inserção de saídas de ar maiores para refrigeração, um dos motivos deste tipo de notebook  não ser recomendado para jogos, pois a inserção de placa de vídeos dedicadas demandam um sistema de refrigeração mais avançado. Notebook 2 em 1 também é mais recomendado para uso cotidiano, criação de ilustrações mais simples, unindo a mobilidade e convergência entre as funções de notebook e tablet.

  • Publico alvo:usuários que querem a usabilidade de notebook e tablet em uma única máquina
  • Vantagem: versatilidade
  • Desvantagem: podem ser pesados para usar como tablet por longos períodos
  • Principais modelos:Acer Spin 3 SP314-51, Lenovo Yoga 520, Dell i14-5481-A30

Notebooks gamers

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Notebook gamer Acer Nitro 5

Os notebooks gamers são os que possuem objetivo mais óbvio entre os tipos de notebook e como o próprio nome já revela, são projetados para jogos. Mas o que define um notebook gamer? Os notebooks para jogos precisam ter no mínimo um desempenho capaz de rodar a maioria dos jogos oferecendo usabilidade agradável para jogar, mesmo que os jogos não sejam executados com a melhor qualidade possível, logo não existem notebooks gamers com configurações de entrada e com preço tão acessível.

Outro item indispensável para que um notebooks seja considerado gamer é a presença de uma placa de vídeo dedicada. A proposta de uso principal para games influencia também na qualidade de tela, pois todo notebook gamer que se preze possui tela Full HD. Já o design pode ter linhas mais robustas e “agressivas” e teclado retroiluminado, embora alguns notebooks gamers mais recentes já apresentam linhas mais neutras para que a máquina seja usada também em ambientes profissionais sem causar estranheza. 

  • Publico alvo: gamers que querem jogar em notebooks ao invés do desktop.
  • Vantagem: computador para jogos portátil.
  • Desvantagem: preço
  • Principais modelos: Dell G7, Acer Nitro, Lenovo Legion Y530

Notebooks ultrafinos ou ultrabooks

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Dell XPS13

Os notebooks ultrafinos são opções premium, com design sofisticado e o mínimo de espessura possível, o corpo destes aparelhos pode ser feito de materiais que oferecem mais leveza e durabilidade, como o alumínio. Além de sofisticação e desenho elegante, os modelos são ideais para a portabilidade, já que são compactos e cabem em qualquer mochila ou maleta e chegam a pesar menos de 1 kg. Por serem máquinas premium, esse tipo de notebook também apresenta configurações muito boas, sendo algumas delas modelos 2 em 1.

Entretanto, por serem compactos, algumas máquinas precisam fazer sacrifícios para acomodar os componentes, não sendo incomum que alguns componentes sejam soldados a placa mãe, o que dificulta ou até impede upgrades. Devido a pouca espessura e faixa de preço elevada esses modelos também contam com armazenamento em SSD, neste caso um ponto positivo. Com exceção ao uso voltado para games mais pesados e aplicações gráficas exigentes, o notebooks premium ultrafinos são máquinas que vão bem em todas as situações.

  • Publico alvo: consumidores que buscamo modelos compactos e de com bom desempenho
  • Vantagem: são leves e compactos
  • Desvantagem: preço
  • Principais modelos: Dell XPS 13, Macbook Pro 13, Lenovo Yoga S740

Agora que você já conhece os tipos de notebook, confira as promoções de notebook do Promobit. Aproveite para economizar ainda mais com o cupom Americanas ou cupom Kabum.