Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

Especial Promobit: 80 anos do Batman

Separamos as histórias mais marcantes do Homem-Morcego nas HQs e no videogame, para quem conhece o personagem apenas pelos cinema.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

22 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quem em 1939 poderia dizer que um jovem rico fantasiado de morcego resolvendo crimes pela noite de Gotham se tornaria um dos personagens mais conhecidos e influentes da cultura pop? Provavelmente nem mesmo Bob Kane, a mente responsável por fazer com que todos esses conceitos bizarros fizessem sentido.

A grande popularidade do personagem se deve à série da década de 60 – que hoje só é conhecida mesmo pelos memes e pela dublagem da feira da fruta – e pelos filmes. De 89 para cá, o personagem foi aproveitado em 9 longas para o cinema, sem contar as animações. Mas como essa parte da história do Homem-Morcego ainda está bem viva na memória, nós decidimos trazer algumas histórias do personagem em outras mídias.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Batman no videogame 

Se o Homem-Morcego já é um senhor idoso nas HQs, no videogame ele tá no auge da forma física, com seus 33 anos. A primeira aparição do Batman nessa mídia foi em um jogo para computador de 1986. Apesar de simples, o joguinho tinha uma visão em 3D isométrico, em que o jogador deveria resgatar o Robin, explorar a Batcaverna e consertar o Batmóvel. Para a época, era tudo que um jogador queria.

Mas o sucesso e a fama compatível com a do jovem mestre Bruce veio mesmo em 1994, com o lançamento de “The Adventures of Batman and Robin” para Super Nintendo e Sega Genesis. Focado na aclamada animação da década de 90 – melhor versão do Batman de acordo com esse redator – o game permitia que o jogador pudesse descer a porrada nos vilões de Gotham e ainda dirigir o Batmóvel. Bom, o que mais poderíamos querer? 

Lego-batman

Depois de muitas outras aparições que acompanharam a evolução dos videogames, o Cruzado Encapuzado volta ao pódio com “Lego Batman” de 2008. Diferente do que vinha acontecendo, a empresa dos famosos blocos de montar trouxe uma versão leve, divertida e que não se leva a sério, característica que faria (e ainda faz já que o personagem está bem vivo no universo do Lego) um contrapeso aos caminhos mais sombrios do personagem. 

No ano seguinte, chegou ao mercado “Batman : Arkham Asylum”, dando início a trilogia mais marcante do Cavaleiro das Trevas nos jogos digitais, cujo segundo título, “Batman: Arkham City” é considerado o melhor jogo do cruzado encapuzado por muitos fãs. 

Batman-Arkham1

Jogos do Batman de graça

Se ainda não jogou as sequências de Batman Lego e Arkham, aproveite que a Epic Game, em comemoração ao Aniversário do Homem-Morcego, liberou os games de PC de graça. Mas corre que é apenas até o dia 26. 

Para saber mais, confira nosso artigo: Epic Games libera jogos do Batman de graça para comemorar o aniversário do Homem-Morcego

Batman nas HQs

Ninguém chega aos 80 anos de vida, sem uma grande quantidade de histórias marcantes, desde aquelas que a gente mal acredita que aconteceram, como a vez em que Batman inventou a cura da feiura, o Zebratman e o recente crossover com Scooby Do – precisamos dar um destaque para os crossovers inacreditáveis do Homem-Morcego, dá até uma ponta de esperança de um dia vermos Batman e o Geninho do Promobit derrotando vilões que estão aumentando os preços. Fica a ideia. 

Mas claro, além dessas leituras que merecem uma chance sua apenas pela bizarrice, o cruzado encapuzado estrela algumas das mais clássicas histórias em quadrinho. Se você nunca leu as revistas do Batman, confira alguns títulos que não pode deixar de comprar. 

Batman Ano 1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os maiores trunfos de Bob Kane ao criar o Batman foi a sólida história de como Bruce Wayne se tornou o Batman. Então, quando Frank Miller recebeu a missão de recriar a origem do personagem, ele manteve todos os eventos trágicos que forjaram a personalidade de Bruce Wayne, porém, acrescentou uma camada mais profunda da psique do herói e mostrou como foi o primeiro ano do Cruzado Encapuzado em Gotham. Spoiler: não foi nada fácil. 

“Batman ano 1” traz uma construção muito bem feita do personagem tanto de forma psicológica quanto da sua mitologia, com destaque para a página em que acontece a transformação de Bruce Wayne em Batman. 

Cavaleiro das trevas 

cavaleiro-das-trevas

Nessa história, nós temos uma versão mais velha do Homem-Morcego, que precisa sair da aposentadoria para chutar bundas dos vilões de Gotham. Considerada por muitos como a obra-prima de Frank Miller, além da perspectiva de ver uma versão diferente do personagem, “Cavaleiro das Trevas” traz importantes mudanças dentro das HQs, tanto na forma como a narrativa é conduzida quanto nos temas, já que aborda questões como moralidade, justiça e política. 

Se quer mais um motivo para ler o “Cavaleiro das Trevas”, nessa HQ acontece o grande confronto entre Batman e Superman. Além da boa e velha porradaria entre heróis, a luta possui contexto, motivo e uma boa resolução, bem diferente do que vimos nos cinemas. 

A piada mortal 

piada-mortal

“Só é preciso um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático, essa é a distância entre o mundo e eu… apenas um dia ruim.” A união do extraordinário escritor Alan Moore ao universo do Batman, nos agraciou com frases como essa acima e um dos mergulhos mais profundos dentro da psique do maior vilão de Gotham. A Piada Mortal é uma história de origem, mas a origem dele, O Coringa, o Joker, o Palhaço, mas principalmente um ensaio sobre o que pode levar um homem a loucura. 

A Piada Mortal é uma história forte e perturbadora e com um final que gera polêmicas até hoje sobre uma possível vitória do Coringa. 

Um Conto de Batman: Gotham 1889 

Resolvemos trazer uma história nem tão conhecida, mas é uma das melhores representações do Cruzado Encapuzado. O principal trunfo de “Um Conto de Batman: Gotham 1989” é trazer uma versão menos porradeira e muito mais detetive do personagem, além, claro, de colocá-lo para investigar um caso de ninguém mais ninguém menos que Jack o Estripador. 

Essa história se passa na Terra 139, um universo diferente do qual acompanhamos o Homem-Morcego, o que permitiu adaptações bem interessantes na história original do personagem. 

Gotham-1889


Já conhecia todos os títulos que trouxemos? No Promobit você encontra as melhores promoções de games e HQ, e ainda conta com cupons Amazon e cupons Submarino e ainda recebe primeiro as ofertas da Black Friday. Fica de olho porque já apareceram HQs clássicas na nossa seleção de livros online grátis!