Promobit
Promobit Explica

Conheça o eSIM: a nova geração de chips de celular fixa no aparelho

 O eSIM é uma tecnologia relativamente nova, mas que promete melhorar a portabilidade a segurança. Entenda como funciona o novo padrão de chip para celulares.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

6 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Existe um vídeo famoso de uma moça que, aos berros, pergunta em frente ao prédio do seu namorado “cadê meu chip?”. O episódio provavelmente não aconteceria se a tecnologia do eSIM já estivesse estabelecida. O eSim é um novo padrão de chip de operadora que é fixo dentro do aparelho, soldado à placa mãe e que não pode ser retirado. 

eSIM é uma tecnologia relativamente nova e nem todos os aparelhos são compatíveis, mas a tendência é de que se torne o próximo padrão da indústria de smartphones. Entenda como funciona o eSim, quais os aparelhos habilitados e, principalmente, como ele pode ser facilitar a vida do usuário.

O que é o eSIM?

O eSim é um chip de celular que, ao invés de ser móvel, já vem instalado no aparelho. A sigla eSim significa Embed Subscriber Indentity Module, ou seja, o eSim é um chip de identificação de assinatura, no caso com a operadora de telefonia móvel, já embutido e soldado na placa mãe do aparelho. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os Sims já passavam por processo de diminuição há alguns anos e foi justamente a necessidade de perder a dependência deste tipo de chip que motivou a criação do eSim que, entre outras vantagens, é muito menor que a tecnologia anterior, fator muito importante em tempos de celulares com cada vez menos espaço interior. 

Vantagens do eSim

A começar pela facilitação no processo de portabilidade entre as operadoras. Desde 2007 o consumidor pode trocar de operadora de celular sem perder o número da linha, porém com os modelos de chips usados atualmente é necessário ir até uma loja física da operadora de telefonia móvel para trocar de número ou adquirir o chip da nova operadora para a qual o consumidor está migrando. 

Com a provável adesão do eSim no mercado brasileiro, em breve não será necessário ir até a loja da operadora para adquirir um novo chip e realizar a portabilidade, sendo tudo feito de forma remota. O fato do eSim estar fixo dentro do aparelho também evita problemas de mau contato entre chip e smartphone, algo comum em chips tradicionais mais antigos, além de dificultar a falsificação, já que o chip não pode ser retirado. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De acordo com a TIM, uma das operadoras já habilitadas para prestar o serviço no Brasil, o novo chip é também mais seguro, pois não é possível interromper a conexão do aparelho com a internet, além de incapacitar o aparelho para ser usado com outra linha, pois o chip não é removível. 

É bastante comum por parte do usuário brasileiro ter mais de um número de celular em um mesmo aparelho, os chamados smartphones dualchip. Essa parcela de usuários não precisam temer a chegada da nova tecnologia, pois o eSim pode ter mais de um número habilitado no mesmo chip. Tal característica também é um facilitador para o uso de números de fora do país durante uma viagem, sem deixar de ter seu número local habilitado no smartphone ou precisar comprar um chip internacional

Como aderir ao eSIM

O eSIM é bastante promissor, mas ainda é uma exceção entre os muitos aparelhos disponíveis no mercado. No Brasil, os smartphones compatíveis com a tecnologia até o momento são os iPhones mais recentes, iPhones XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max. Além dos aparelhos da Apple, a tecnologia também está disponível nos dobráveis e recém chegados Samsung Galaxy Fold e Motorola Razr. Vale destacar que nenhum dos aparelhos citados é compatível exclusivamente com o eSim, possuindo ainda a entrada para o modelo anterior de chip, cabendo ao proprietário optar ou não pela chip embutido, entrando em contato com a operadora.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre as principais operadoras de celular do Brasil, apenas a Oi ainda não possui suporte para o e-Sim. A Claro foi a primeira operadora no Brasil a disponibilizar o serviço, seguida pela Vivo e mais recentemente pela TIM. A forma de migrar para o eSim é semelhante entre as três operadoras. O cliente que possua um smartphone compatível com a tecnologia deve ir até uma loja física da operadora e adquirir um QRcode que irá desbloquear o uso após configurado. 

O que acha do eSim? Gosta da ideia ou prefere os chips atuais? Deixe sua opinião nos comentários.


Confira as melhores promoções de celular no Promobit. Os aparelhos das principais marcas estão mais baratos por aqui. Aproveite o cupom Americanas e economize ainda mais.