Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como funciona o carregamento por indução?

Carregadores sem fio prometem mais praticidade no dia a dia na hora da recarga. Saiba mais sobre como funciona essa tecnologia

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

9 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Os smartphones estão apostando cada vez mais em tecnologias que prometem melhorar a experiência do usuário, trazendo novos recursos a cada lançamento. Um dos destaques que promete mais praticidade no cotidiano é carregamento sem fio por indução, tecnologia que já está presente em muitos aparelhos. Mas você sabe como funciona o carregamento por indução? Esse tipo de carregador permite que o smartphone e outros acessórios sejam carregados por aproximação. Mesmo não sendo uma tecnologia nova no mercado, tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente entre os usuários que não são muito fãs de fios. 

Conheça mais sobre como funciona, quais as diferentes opções deste tipo de carregador existem no mercado e quais os aparelhos são compatíveis com a tecnologia.

Compre agora a Base de carregamento sem fio Xiaomi Mi na Amazon

Carregamento sem fio através de indução

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O carregador sem fio ou carregamento por indução utiliza a proximidade para recarregar a bateria. Com esse tipo de tecnologia, seu celular não precisa estar conectado a nenhum tipo de cabo para obter carga. Ao encostar no aparelho, a transmissão de energia ocorre pelo contato entre os dispositivos. Dependendo do modelo, somente a base carregadora que necessita estar ligada a alguma fonte de energia para funcionar. 

Mas também já existem carregadores portáteis por indução, bastante útil para quem sempre utiliza o celular fora de casa de maneira intensa e precisa de uma carga extra.

Como funciona o carregamento por indução?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de saber como funciona o carregamento por indução é necessário lembrar que não são todos os aparelhos que são compatíveis com carregamento sem fio. Isso porque é necessário que haja um indutor dentro do smartphone para que a energia consiga chegar sem a necessidade de cabos.

Dito isso, para transferir energia da base carregadora para o smartphone é utilizada a tecnologia de indução eletromagnética. Esse fenômeno físico transforma a corrente elétrica em um campo magnético, que é transferido para o aparelho que está carregando. Para exemplificar melhor, imagine o carregador padrão com fio. Ele possui um pequeno transformador em seu interior, para reduzir a tensão elétrica para uma voltagem compatível com a bateria dos aparelhos e assim essa corrente “compactada” realiza a recarga.

Sem entrar em detalhes da parte técnica desse mecanismo, no carregamento por indução também acontece essa redução na corrente elétrica. A diferença é que ao invés de ser transferida pelos cabos, ele passa de um objeto para o outro através da indução eletromagnética e do contato entre as duas partes (carregador e celular).

Para que o carregamento funcione da maneira mais eficiente, os indutores presentes no carregador e no aparelho, precisam estar bem alinhados. Alguns dispositivos possuem imãs para garantir que esse alinhamento ocorra na posição correta.

Compre agora o Xiaomi Carregador vertical sem fio Mi 9 na Amazon  

Tecnologias do carregamento por indução

Outro ponto importante é que existe mais de uma tecnologia de carregamento por indução existente no mercado. A mais conhecida e utilizada pelas fabricantes de smartphones é o padrão Qi, que nada mais é que um padrão universal desse processo de deixar o celular em contato com uma base ligada em uma fonte de energia. Mas existem também os padrões PMA Powermat e o A4WP.

Não vamos entrar em detalhes de como funciona cada uma dessas tecnologias, já que o resultado de todas elas é praticamente o mesmo, mas é importante mencionar para ficar de olho nas especificações antes de comprar um carregador sem fio, pois é necessário ser o mesmo padrão presente no celular.

Alguns tipos de carregador por indução

Em termos de carregamento, este tipo de carregador é o mais avançado até o momento. Porém, é importante ressaltar que a capacidade energética e velocidade deles é menor. Isso significa que, na grande maioria dos casos, o carregamento do seu dispositivo será mais lento do que o carregador que acompanha seu celular.

Carregador por indução com base fixa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os tipos de carregamento por indução, o que fica ligado à tomada é o mais comum atualmente. Com ele, o usuário pode posicionar o dispositivo sobre a base que fica ligada à energia e recuperar a carga sem o auxílio de outros cabos. 

É muito utilizado em mesas de trabalho e outros cômodos da casa, como quarto e cozinha. Afinal, enquanto não está utilizando seu celular, pode deixá-lo parado carregando. Alguns modelos possuem um suporte que deixa o celular em pé e isso facilita o carregamento enquanto você assiste algum conteúdo, sem que precise ficar esticando cabos.

Carregador por indução veicular

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O carregador por indução veicular tem ganhado muitos adeptos, principalmente entre os consumidores que trabalham com aplicativos de transporte. Geralmente, o design é parecido com um suporte para painel ou para-brisa do carro, assim, enquanto utiliza aplicativos de monitoramento de trânsito e mapas, seu celular fica recebendo carga e evita deixar na mão por falta de bateria.

Para que não haja risco de cair enquanto dirige, os suportes possuem fixadores e alguns ainda contam com imãs na parte traseira para que o smartphone fique alinhado corretamente com a indução de carga. O usuário pode optar por modelos com bateria portátil recarregável ou conector no painel.

Capinha magnética (MagSafe)

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O carregador por indução também pode ser portátil para acompanhar você durante todos os deslocamentos no cotidiano. Com funcionamento parecido com as famosas power banks, este modelo ganhou bastante força com o lançamento da capinha MagSafe para iPhone, que vem com um imã para facilitar o contato com o carregador por indução. Semelhante a uma bateria extra, alguns modelos de capinha magnética já vem com a bateria acoplada e utiliza o padrão MagSafe ou Qi para recarregar a bateria. 

O acessório fica preso na parte traseira do smartphone e possui imãs que garantem o encaixe perfeito. Sendo mais comum para os iPhones, usuários de Android também encontram modelos de capinhas e de carregador portátil magnético para smartphones mais recentes.

Compre agora a Capinha MagSafe para iPhone 14 Pro Gshield na Amazon

Quais celulares possuem carregamento por indução?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como já dissemos, não são todos os aparelhos disponíveis no mercado que possuem o carregamento por indução. Embora muitos modelos já apresentem o recurso, é necessário ficar de olho na ficha técnica para saber se há compatibilidade.

Confira alguns modelos e marcas de smartphones no mercado que possuem a tecnologia de carregamento por indução:

  • Apple:
    A partir do iPhone 8
  • Motorola:
    Linha Motorola Edge
  • Samsung:
    Linha Galaxy desde o já descontinuado Samsung Galaxy S6 até os atuais Galaxy S23
    Linha Note a partir do já descontinuado Samsung Galaxy Note 8 e no ultimo modelo da linha Galaxy Note 20
    Linha Samsung Galaxy Fold.
  • Xiaomi:
    Linha Mi a partir do Xiaomi Mi 9.

Compre agora o Galaxy S21 FE na Amazon    

Vale a pena investir em um carregador sem fio?

Com certeza o carregamento por indução é uma tecnologia bastante interessante e há uma grande variedade de opções desses carregadores, com preços variados. Se você é uma pessoa que fica muito tempo no mesmo ambiente, como escritório ou em casa, o carregamento por indução pode ser prático por não necessitar de fios. Também é uma boa saída para quem gasta muito comprando cabos com frequência.

Agora se você necessita de cargas rápidas e passa muito tempo longe de tomadas, o carregador turbo talvez seja a melhor opção, já que o carregador sem fio carrega em velocidade normal. Os modelos para carro e capinhas com carregador embutido, são excelentes opções para quem passa muitas horas fora de casa e quer evitar ficar na mão por conta da bateria.


Que tal dar uma olhada nas promoções de celular antes de sair? Você também pode aproveitar o cupom Submarino e cupom Casas Bahia para baixar ainda mais os preços das suas compras.