Promobit
Promobit Explica

O que é power bank e por que sempre ter uma por perto?

Baterias portáteis são práticas e salvam qualquer um quando o celular "morre" antes do esperado. Veja exatamente o que é uma power bank e por que você precisa de uma.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Precisar chamar um carro de aplicativo, ter uma conversa interrompida, não conseguir ouvir músicas ou ver vídeos e até deixar de responder aquela mensagem importante de contatos e contatinhos. Ficar sem bateria ao longo do dia e não ter uma tomada por perto pode ser um problema e para essas situações o Power Bank salva muita gente. Saiba mais sobre o que é Power Bank, como escolher o seu e claro, encontre aqui no Promobit as melhores ofertas de smartphones e acessórios.

O que é power bank?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma power bank é uma bateria portátil, para que você consiga ficar com seu celular ativo mesmo depois que a bateria dele acabar. Alguns modelos também funcionam em tablets e GPS. Atualmente, existem três modelos de power bank: um que funciona por meio de um cabo USB, um que é acoplado ao seu celular, como se fosse uma capinha, e outro que funciona com energia solar. 

Power Bank USB

Esse tipo de bateria portátil é bastante comum e fácil de ser encontrado. Ele pode ser carregado por meio de um cabo USB e um carregador ou quando conectado ao notebook e computador ligado; se preferir, pode carregá-lo até mesmo quando ele estiver conectado à TV. A boa notícia quando falamos de power banks USB é que elas podem ser utilizadas de forma independente do seu celular. Lembre-se que se o seu celular for da Apple, a conexão vai ser feita por meio do Lightning, o conector da marca. 

Outro bom incremento nas baterias portáteis dos últimos 3 a 4 anos é a possibilidade de carregamento sem fio, basta colocar o smartphone e demais dispositivos compatíveis sobre o power bank e deixar que a mágica aconteça, desde que a power bank esteja carregada.

Power Bank acoplada ao celular

Este tipo de power bank, quando colocado no celular, se assemelha bastante à uma capinha de proteção. Porém, ela deixa o celular maior, mais grosso e pesado (aliás, quanto maior a capacidade de energia da power bank, mais pesada ela vai ser). Porém, existe uma vantagem em utilizá-la: você não vai ter que carregar dois aparelhos diferentes na mão, mas apenas um. 

Power Bank por energia solar

A bateria portátil por energia solar é o tipo de aparelho mais robusto, porque é literalmente como se você estivesse carregando dois celulares ao mesmo tempo. Como o nome sugere, ela é carregada por meio da luz solar que se transforma em energia, mas tem um pulo do gato: a power bank por energia solar também conta com carregamento por USB, para você poder usá-la no inverno. 

Como escolher uma bateria power bank?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um dos critérios que você pode utilizar para escolher a sua bateria portátil é o número de ciclos de carregamento e descarga que ela vai suportar, ou seja, a vida útil dela; é óbvio que quanto mais ciclos ela fizer, mais cara ela vai ser. Outro fator fundamental é observar o número especificado em miliampere-hora, ou mAh, que deve ser, no mínimo, de igaula capacidade a do seu smartphpnes, mas preferencialmente maior. Em um momento em que o smartphones possuem entre 4.000 e 7.000 mAh, um power bank de 10.000 mAh já será o suficiente.

É importante ter em mente que o próprio processo de tirar a carga de um dispositivo para outro gasta uma quantidade de energia. Por isso, um pouco dela vai ser gasto nesse processo. Veja também se o seu aparelho vem com o selo da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Isso garante que ele estará de acordo com as normas de segurança, não terá problemas como curto circuito e sobrecarga. 

Por que uma power bank é importante?

  • Você terá como manter o celular com carga mesmo em dias que esquecer o carregador em casa; 
  • Você não precisará mais pedir o carregador emprestado para os amigos, conhecidos ou familiares;
  • Vai poder assistir filmes, séries e vídeos tranquilamente por mais tempo; 
  • Você pode utilizar a bateria portátil não só no celular, mas para carregar tablets, GPS e outros aparelhos. 

Aproveite também as promoções de celular pelo Promobit paga mais barato. Não deixe de conferir algum cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato e ficar atento durante a Black Friday!