Como funciona a prancha à vapor?
O aparelho promete devolver a hidratação dos fios e diminuir o frizz. Veja em detalhes como funciona a prancha à vapor.
Conteúdo da página
A chapinha tem a função de alisar ou modelar o cabelo, mas uma das suas desvantagens é deixar o cabelo mais seco do que o normal e as pontas um pouco espichadas. Para tentar mudar isso, surgiu no mercado a prancha à vapor, que promete deixar os cabelos hidratados e controlar o frizz. Veja como funciona a prancha à vapor e suas vantagens e desvantagens.
Como funciona a prancha à vapor?
As placas da prancha à vapor são de cerâmica ou turmalina, que têm a função de abrir as cutículas do cabelo para receberem o calor das pranchas, que alisam os fios. Sendo assim, o aparelho parece funcionar de uma maneira comum, mas tem um diferencial: ele solta jatos de vapor de água que servem para repor a hidratação perdida pelo calor da chapinha. Dependendo do tipo de aparelho que você comprar, ele ainda vai emitir íons negativos, que são responsáveis por selar a cutícula dos fios, fixar os nutrientes do cabelo e reduzir o frizz.
Como usar a prancha à vapor?
Para o melhor funcionamento da prancha à vapor, você deve lavar bem o cabelo com xampu e condicionador. Depois, tirar o excesso de umidade com a toalha e o secador e aplicar um protetor térmico para proteger os fios. Depois, é só passá-la nos cabelos, separando os fios em mechas finas. Não precisa passar o aparelho no cabelo muitas vezes (às vezes uma passada só é suficiente), porque a prancha à vapor alisa os cabelos mais rapidamente do que as chapinhas comuns, já que evita que os fios fiquem ressecados e sejam difíceis de modelar.
Vantagens da prancha à vapor
- Alisa os cabelos mais rapidamente do que uma chapinha comum;
- Deixa os fios mais hidratados;
- Diminui o frizz dos fios;
- Não é mais cara do que uma chapinha comum só por ser a vapor;
- O alisamento dura o mesmo tempo do que duraria se fosse feito com outro tipo de chapinha;
Desvantagens da prancha à vapor
- Por ter um compartimento específico para água, ela é maior e ocupa mais espaço do que as chapinhas comuns;
- Por essa razão, pode ser mais difícil modelar franjas ou cabelos muito curtos.