Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como escolher uma raquete de Beach Tennis?

Quem pratica beach tennis e deseja saber como escolher uma raquete para a prática de beach tennis, não deixa de conferir o artigo.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

19 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Protetor solar, canga, roupa de banho, toalha e, para algumas pessoas, qualquer coisa que te divirta enquanto pratica um esporte. Afinal, se está indo para a praia, por que não aproveitar como quiser sem pensar duas vezes? Para quem deseja saber como escolher uma raquete de beach tennis para levar consigo à praia e praticar a atividade que está em alta no verão, nós trouxemos algumas dicas ligadas as características da raquete.

Está em busca de uma raquete para a prática de beach tennis e não sabe onde procurar? Acrescente à sua lista de desejos e receba as notificações da disponibilidade da oferta!

Quais são os fatores mais importantes para escolher uma raquete de Beach Tennis?

Similar a um jogo tradicional de tênis, no Beach Tennis você precisa considerar o peso do equipamento, o comprimento do cabo, o material, entre outras características da raquete antes de comprá-la para conseguir jogar e evitar se machucar.

Mas vamos explorar mais o que considerar para escolher uma raquete de beach tennis.

Peso da raquete

Na hora de jogar o beach tennis, você pode preferir mais velocidade ou mais precisão e saber qual o seu estilo de jogo contribui para entender melhor se a raquete mais pesada é boa para você ou se a mais leve.

Lembre que a raquete não pode ser muito pesada a ponto de não conseguir carregá-la ou ela vai exigir muito esforço físico para conseguir jogar, afetando seu desempenho e possibilitando o surgimento de problemas de saúde e torções musculares. Então busque sempre um equilíbrio e conforto quando considerar o peso da raquete.

Comprimento do cabo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esta é uma das características principais na escolha de uma raquete de beach tennis, pois ela precisa ter um bom encaixe na mão. Raquetes mais curtas, entre 47cm, são mais fáceis de manobrar, enquanto as mais longas, cerca de 50cm, permitem ter mais alcance, sendo melhor para jogar distante da rede.

Espessura da Raquete

De acordo com a Federação Internacional de Tênis (IFT), o máximo de espessura que uma raquete de beach tennis pode ter é de 38 mm e existem vários modelos diferentes para saber se o mais adequado é esse ou um número menor.

A espessura de uma raquete vai interferir no desempenho e quanto mais próximo de 38 mm foi a espessura da raquete mais potente ela consegue ser. Lembre que quanto mais pesada for a raquete, mais força precisa para segurar e para rebater a bola.

Quantidade de furos

As raquetes de beach tênis também tem furos para diminuir a resistência do ar, então, se está indo para a praia jogar, busque um modelo que tenha muitos furos, caso não tenha tanta prática. Uma vez que isso diminui a força que é necessária para rebater a bola.

Somando-se a isso, também é importante verificar o tamanho desses furos para entender a relação entre a força, a resistência do ar e também seu estilo de jogo, porque existem modelos que têm uma quantidade menor de furos, porém eles são maiores.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Material

Fibra de vidro, carbono, a fibra sintética Kevlar e titânio são alguns dos materiais usados para fazer as raquetes. Cada um vai trazer vantagens e desvantagens, uma raquete com carbono é mais resistente, enquanto que a de fibra de vidro não é, porém é mais leve.

As raquetes mais baratas costumam ter uma mistura de materiais, o que pode ser ótimo para quem ainda está aprendendo.

Superfície lisa ou áspera

Considerar se está em busca de uma raquete com uma maior área de contato que contribua para um maior controle da bola, para isso opte pela raquete com superfície áspera. Agora, se isso não faz muita diferença, opte pelo que desejar.

Dicas gerais para iniciantes

Se você está começando a aprender a jogar tênis de praia, procure uma raquete mais simples e básica, pois elas costumam ser um pouco mais baratas do que os modelos intermediários e você pode ir testando e se aprimorando sem ter tanta “pressão” por ter pago um valor alto por algo que não vai usar tanto.

Começar a jogar e entender qual o seu estilo de jogo é primordial para saber se opta por uma raquete maior ou menor, que pesa mais ou menos. Ao longo do tempo pode ir investindo em um equipamento melhor e com qualidade superior.

Outra dica primordial é procurar equipamentos que proporcionem conforto para evitar lesões e machucar os músculos. Pois pode querer acelerar o processo de aprendizado para jogar melhor, porém vá com calma e foque em melhorar com o que tem e ir aprendendo aos poucos.


Aproveita para conferir as ofertas em esporte e lazer. Ainda dá para comprar a sua raquete com desconto utilizando um cupom da Centauro ou um cupom da Americanas.