Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Como escolher o HD Externo ideal para você?

O mercado está repleto de opções de HD externo. Saiba como escolher o melhor modelo pela marca, velocidade e garantia!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

3 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Se você precisa de mais espaço em seu PC, notebook ou console para armazenar arquivos, fotos ou jogos, deve cogitar a compra de um HD externo. Esse tipo de produto é ideal para quem deseja mais armazenamento interno pagando pouco e a possibilidade de transportar o HD para qualquer lugar.

No entanto, as variações de marcas e modelos disponíveis no mercado e as diferentes funcionalidades embarcadas em cada produto podem deixar o comprador em dúvida: qual HD externo escolher?

Para optar pelo produto que melhor atenderá suas necessidades, é necessário levar em consideração as características do produto, a finalidade que será dada a ele, o histórico da fabricante, entre outros detalhes. Listamos a seguir os pontos mais importantes que deverão ser pesados nesta escolha.

Tipo de uso

Antes mesmo de começar a pesquisar por marcas e modelos de HD Externo, você deve decidir a finalidade que dará ao produto, ou seja, para que ele será usado.

Você precisa de um HD Externo para armazenar as fotos da família, vídeos de casamentos e festas ou jogos que não cabem mais na memória interna de seu console? Então lhe recomendamos um modelo básico, como o Seagate Expansion, WD Elements ou Toshiba Canvio Basics.

Você precisa de um HD Externo para utilizar de Backup que lhe ofereça segurança extra para proteger seus arquivos? Então lhe recomendamos modelos como o Seagate Backup Plus, WD My Passport e Toshiba Canvio Premium.

HD Externo Seagate Games

Quer um HD para armazenar fotos e vídeos gravados com seu Drone e que ofereça algum diferencial útil? Talvez o Seagate DJI Fly Drive seja interessante para você.

A partir de certo ponto, quando a transferência de dados for mais intensa ou sejam necessárias certificações de segurança adicionais, a compra de um HD Externo não fará mais sentido para você e um HD Interno específico para a tarefa realizada será o indicado. Vale destacar que, quanto mais específica for a função, mais cara será a unidade de armazenamento.

Capacidade do HD Externo

A capacidade do HD também tem relação direta com o seu tipo de uso. Saber quais arquivos que você planeja armazenar na unidade e o quão disposto você está a liberar espaço de tempos em tempos pode lhe ajudar na escolha.

Por exemplo, caso esteja planejando comprar um HD externo para usar em seu Xbox One X ou PlayStation 4 Pro, um modelo de 1 TB de espaço interno será pouco. Jogos atuais, com texturas em 4K, chegam a ocupar 100 GB do armazenamento, o que significa que você estará sem espaço após instalar 10 jogos. Nestes casos, considere a compra de um HD Externo de 2 ou 4 TB.

Já para fotos da família e arquivos pessoais, um HD de 1 TB deverá ser mais que o suficiente para a maioria das pessoas.

Modelos com mais de 4 TB são recomendados para usuários que realmente precisam armazenar e transportar grandes quantidades de arquivos, ou projetos e softwares pesados. Esses HD Externos também são indicados para pessoas que não estão dispostas a desinstalar jogos e liberar espaço interno.

Velocidade do HD Externo

A velocidade do HD Externo é um dos principais pontos que você deve considerar. Tais unidades são bem mais lentas do que qualquer tipo de SSD, e, dependendo das características, podem ser mais lentas do que um HD interno comum também.

Boa parte dos HDs Externos vendidos no Brasil são de 5.400 rpm (rotações por minuto). Esse número é referente à quantidade de rotações que o disco do HD é capaz de completar em um minuto. HDs internos geralmente entregam 7.200 rpm, um número maior que significa maior velocidade e, consequentemente, maior gasto energético.

HD Externo Toshiba

Caso não vá utilizar o HD de forma extensiva, um modelo de 5.400 rpm será mais do que o suficiente para você e a diferença para um de 7.200 rpm sequer será notada. Caso o uso seja mais específico e intendo, recomenda-se um modelo mais rápido e indicado para tal finalidade.

Outro detalhe importante na escolha do HD é a conexão USB do produto. Os modelos das principais marcas, vendidos atualmente no Brasil, contam com conexão USB 3.0, justamente aquela indicada para qualquer função que envolva transferência de dados. Modelos mais antigos, com conexão USB 2.0, ainda podem ser encontrados, portanto fique atento no momento da compra.

Marca do HD externo

Escolher a marca do HD externo, em teoria, não deverá ser problema. As principais do segmento — Seagate, Western Digital e Toshiba — possuem produtos de excelente qualidade, oferecem garantia de 12 meses para a unidade de armazenamento e de 24 meses para os acessórios e documentação, e suporte caso você precise .

HD Externo WD

Você encontrará relatos negativos de consumidores sobre todas as três marcas, mas considere em sua avaliação apenas possíveis problemas crônicos que uma linha pode estar apresentando, e não qualquer defeito que o HD pode estar sujeito. Vale notar também que é possível que muitas peças de um mesmo lote comecem a dar defeito, portanto, caso veja muitas reclamações de um mesmo produto num curto período de tempo, considere esperar um pouco antes de realizar a compra, para que a fabricante tenha tempo de tirar o lote defeituoso de circulação e as lojas reabasteçam o estoque com produtos novos.

Tratando-se de marca de HD Externo, a única ressalva fica em relação à Samsung. Embora seja uma das principais fabricantes de unidades de armazenamento e referência mundial em SSDs, a empresa não tem representação oficial no Brasil no segmento de HDs e SSDs. Caso compre um destes produtos da marca, saiba que a garantia (caso haja) será fornecida pelo vendedor, e todo o contato pós-venda terá de ser feito com ele.

Leia também:As principais marcas de HD Externo

Facilidade de uso

Dependendo do produto que você escolher, poderá ter algumas comodidades e facilidades oferecidas pela marca em seus HDs externos ou naquela linha específica. A linha Expansion da Seagate, por exemplo, possui modelos com base de apoio que oferecem mais segurança caso a superfície onde ele for ficar não seja absolutamente reta.

Os HDs externos mais populares, via de regra, são reconhecidos automaticamente pelo sistema operacional, seja o do computador, notebook ou do videogame. Essa é outra facilidade vantajosa principalmente para usuários leigos que não possuem conhecimento sobre formatação de HDs.

HD Externo Seagate Expansion

Estas são as dicas básicas sobre o que deve ser levado em conta no momento de escolher um HD Externo. A verdade é que não há muito onde errar, todas as marcas citadas contam com produtos de qualidade e todos eles entregam desempenho mais do que suficiente para as tarefas a que são designados.

Não se esqueça de adicionar a sua lista de desejos o HD Externo que está considerando comprar. O Promobit te notificará assim que uma nova promoção do modelo aparecer por aqui!

Agora você também pode seguir lojas e cupons de desconto de lojas específicas, para garantir sempre uma economia extra naquela loja que você sempre compra!