Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como economizar dinheiro no dia a dia? 12 dicas para você!

Economizar dinheiro no dia a dia não é fácil, mas trouxemos algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

12 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Certamente, economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente quando não sabemos quais recursos utilizar para conseguir este feito. Por isso, se você está precisando fazer o dinheiro durar mais tempo ou quer guardar dinheiro para aquela meta do final do ano, separamos algumas dicas que podem ajudar.

12 Dicas para você economizar dinheiro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Atualmente existem algumas formas de poupar dinheiro que muitas vezes não levamos em consideração, as vezes é por comodidade que não cogitamos outra forma de transporte, por exemplo. Então, separamos as principais maneiras de economizar dinheiro, espero que posso ajudar você. Veja.

1. Anote todos os seus gastos

Pode parecer simples até demais somente anotar seus gastos para economizar dinheiro. Contudo, esta é uma das máximas do controle financeiro “gastou, anotou”. Só assim você conseguirá saber exatamente para onde está indo seu dinheiro todo mês, conhecer seus gastos e até conhecer a si mesmo.

Para cumprir essa dica, você pode escolher o método que lhe é mais fácil, mais agradável e simples. Dá para anotar os gastos em aplicativos próprios para isso, montar planilhas no Excel (inclusive já existem alguns modelos prontos criados pelo próprio programa) ou até anotar em um caderno. Basicamente, assim que você gastar o dinheiro, já deve anotar, para não se esquecer e “pular” algo importante. Aos poucos, essa ação vai ficar automática e você acabará ficando orgulhoso de todo o seu progresso.

Depois de um mês anotando todos os seus gastos, você já vai ter uma média de quanto gasta em cada área da sua vida (transporte, alimentação, moradia, lazer, etc) e conseguirá perceber o que está consumindo o seu dinheiro e fazer cortes.

2. Analise todas as suas assinaturas e veja se valem a pena

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Junto as suas anotações de gastos, também é interessante analisar todos os seus planos, pacotes de assinatura, serviços de streaming e outras funcionalidades que estão levando o seu dinheiro, mas você não usa completamente ou com a frequência que deveria.

Atualmente existem diversos serviços de streaming como Netflix, Disney+, HBO etc. Perceba como você está utilizando estes serviços, se existe algum que você usa com mais frequência e qual só está recendo a cobrança automática, as vezes pode ser necessário cancelar algum por um período afim de economizar. Assim como as suas assinaturas de jornais, revistas, TV à cabo e de possíveis clubes, como os de livros, box’s e de comida.

Aqui, o ponto principal é entender que qualquer produto parado ou que ainda não foi consumido por você representa um dinheiro gasto desnecessariamente ou erroneamente, pelo menos até que ele seja usado pelo menos uma vez. Significa que ou você poderia ter adiado a compra (e assim economizando dinheiro) ou não precisava do produto (e teria economizado dinheiro ao não realizar a compra).

3. Opte por não comer fora

Outra dica para economizar dinheiro é diminuir a quantidade de vezes que você sai para comer fora durante a semana ou pede comida por aplicativo. Afinal, sai mais barato comprar os mantimentos no mercado e preparar a comida em casa.

Desta forma, você também garante que a comida sairá do seu jeito e com o tempero que você gosta. Para quem não tem tempo de preparar comida fresca todo dia para colocar na marmita, a dica é fazer tudo no fim de semana e congelar em potes já prontos para você tirar da geladeira e já levar consigo.

4. Faça compras no atacado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Essa dica pode ser mais complicada se você mora sozinho, mas comprar no atacado pode ser uma boa para economizar dinheiro no mercado (comprar em grande quantidade faz com que o preço individual de cada produto fique menor). Uma alternativa é perguntar para pessoas da sua família se eles estão precisando de algum produto, comprar no atacado e depois dividir o valor.

Além disso, crie uma rotina para garantir que você não chegue ao supermercado com fome (assim não fica com vontade de levar tudo o que vir pela frente, principalmente doces, salgadinhos e besteiras). Para ajudar, leve uma lista com os itens essenciais e que realmente estão faltando; isso vai te ajudar a focar em gastar somente com o necessário.

Outra dica é visitar o mercado somente uma vez por mês e em datas fora dos dias de pagamento que é quando existe um maior número de produtos com preço baixo, ao invés de semanalmente ou quinzenalmente, para você ficar menos tempo exposto às tentações dos produtos e de promoções que não são os produtos que você precisa.

5. Troque a academia por uma atividade ao ar livre ou em casa

Pagar a academia pode ser um incentivo para que a gente faça exercícios, já que estamos literalmente dando nosso dinheiro e, por isso, temos que usufruir de algo em troca. Da mesma forma, ela pode ser considerada um gasto desnecessário.

Atualmente já possuímos uma boa quantidade de parques disponíveis por aí para fazer caminhadas e até utilizar aparelhos de exercício disponibilizados pelas prefeituras. Ou até mesmo vídeos e aplicativos para realizar exercícios em casa. Por isso, deixar de pagar a academia pode ser uma opção para você que precisa economizar dinheiro, mas não quer parar de se exercitar.

6. Utilize outros meios de transporte

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Além dos já conhecidos gastos com automóveis como IPVA, manutenção, estacionamento, pedágio etc. Ainda contamos com o preço da gasolina cada vez mais alto. Para economizar dinheiro uma boa opção pode ser utilizar outros meios de transporte como o público, bicicletas ou ainda combinar caronas com os amigos do trabalho.

Pode ser um pouco difícil de se acostumar, porque andar de carro é mais confortável, mas conforme o tempo passar e você perceber que realmente está economizando ao utilizar outra opção de locomoção como o transporte público, ainda pode vender o seu carro parado na garagem e contar com esse dinheiro extra. Como o uso desse tipo de veículo será mais esporádico, em uma viagem você pode alugá-lo ou, em uma distância longa, utilizar carros da Uber, Cabify ou 99.  

7. Reúna os amigos em casa

Você quer economizar dinheiro, mas não quer deixar de ver os amigos por causa disso? Não tem problema. Combine com eles um dia para vocês se reunirem em casa, com muita música, conversa e as bebidas e comidas que quiserem, basta dividir o valor entre todos depois. Esse tipo de encontro sai mais barato do que sair para comer em algum restaurante ou pagar uma balada.

8. Pague a vista para obter desconto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Pagar em dinheiro é uma boa opção para fazer compras em lojas físicas, para que o produto fique mais barato. Isso porque as lojas são obrigadas a pagar uma pequena porcentagem por utilizar as máquinas de cartão a cada compra e, se esse não for o seu caso, elas podem tirar esse pequeno valor do preço cheio do produto que você estiver comprando e cobrar mais barato, basta negociar com o vendedor. Não deixe também de pedir desconto em qualquer compra, porque não é vantagem para a loja oferecer isso, então, se você não questionar, ela não vai.

Já se a compra for online, a vantagem é pagar no boleto, depósito ou pix, porque as lojas costumam oferecer descontos maiores nessas condições. Se você estiver inseguro sobre isso porque não conhece o produto, o truque é ir até a loja física, verificar as condições dele, anotar o modelo e depois comprar por e-commerce. Basta saber se você acha que este trâmite vale a pena.

9. Faça pesquisa de preços

Uma ferramenta muito importante é fazer pesquisas de preços, principalmente online existem diversas ferramentas como o Comparaí, que ajudam a comprar o preço de um mesmo produto em várias lojas, além de ver o histórico de preço para saber se está caro ou não.

10. Utilize o Promobit

Além de ficar de olho nas promoções para conseguir melhores ofertas em diversos produtos, aqui no Promobit você consegue economizar ainda mais dinheiro utilizando cupons de desconto para o valor chegar a um preço menor, conseguir frete grátis etc.

Até para ajudar você a encontrar os melhores preços disponibilizamos diversas ferramentas, como a Lista de Desejos, onde você cadastra os itens que tem interesse e recebe alertas quando o preço baixar, assim você não perde nenhuma promoção!

11. Diga não

Quando se quer poupar dinheiro, é necessário saber dizer não. Se você se planejou financeiramente e tem anotado todos os seus gastos, deve ter estabelecido um valor máximo que pode gastar por mês com lazer (encontros, cinema, rolês com os amigos, roupas novas, etc). Por isso, é legal saber recusar um convite de última hora para uma balada ou algo do tipo, quando seu orçamento para aquilo já tiver chegado ao limite.

Pode ser também que você veja uma roupa maravilhosa na vitrine e sinta vontade de comprar, mas é importante se controlar. Por isso, aprenda a recusar educadamente e não se preocupe tanto em agradar os outros.

12. Crie metas de incentivo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Por fim, para que todas as outras etapas que citamos deem certo, é importante você saber claramente porque você quer economizar dinheiro. Crie metas pequenas e alcançáveis que façam você chegar em um objetivo maior gradativamente. Assim, você não fica frustrado e se torna mais fácil e prazeroso economizar.


Não perca mais tempo e use o cupom Americanas e o cupom Extra para ter mais desconto nas compras do mês!