Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Carteira RFID vale a pena? Entenda como ela funciona

Para proteger seus cartões e documentos de terem informações e dados roubados, saiba se a carteira RFID realmente vale a pena

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

31 de out de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Mesmo sendo muito popular atualmente, a tecnologia de pagamentos via aproximação ainda não caiu nas graças de algumas pessoas devido a sua preocupação quanto a questões de segurança. Cartões que possuem esta função são suscetíveis a furtos e transferências bancárias quando colocados nos bolsos ou em carteiras comuns. E apesar de não ser tão popular quanto a tecnologia em questão, a carteira RFID surge como uma opção segura para se proteger desses golpes. Logo, para quem está visando uma maior segurança, entenda o que é a carteira RFID e quais suas características. 

Compre agora carteira RFID na Amazon

O que é RFID? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para entender a utilidade da carteira em sua totalidade, vejamos antes o que é a tecnologia que o torna único. O RFID é uma tecnologia criada durante a Segunda Guerra Mundial que utiliza ondas de rádio para coletar informações de pessoas e de objetos. Seu funcionamento se dá através de um leitor que emite ondas eletromagnéticas para se comunicar com uma etiqueta que devolve o sinal com as informações requisitadas. Após essa troca de dados que é feita em milissegundos, as informações são transmitidas para um equipamento externo, como um computador, que armazena e, caso necessário, exibe os dados transferidos. 

O RFID é amplamente utilizado no varejo por ser uma alternativa mais rápida ao tradicional código de barras, facilitando processos de controle geral de estoque, remarcação e alteração automática de preços. E como citado anteriormente, a segurança é um dos principais destaques no uso dessa tecnologia. Controle de acesso e restrição a certas áreas, a utilização em bagagens de aeroporto como forma de prevenção que ela seja extraviada e rastreamento de animais de estimação são alguns dos principais modelos de uso do RFID voltados à segurança. 

Os principais destaques da tecnologia estão relacionados a sua velocidade e facilidade de leitura, além da sua durabilidade e a capacidade de automatizar processos a partir da sua troca de dados. Já os seus pontos negativos são o seu alto custo, no caso do uso de etiquetas, e por demandar uma atenção ao ser configurado por se tratar de um processo complexo. Atualmente, o NFC é uma alternativa mais completa, por poder atuar tanto como etiqueta quanto leitor, além de possuir um uso mais simples e prático por estar presente em boa parte dos smartphones da atualidade. Por conta disso, a utilização do RFID no dia a dia aparece apenas em meios específicos de uso, e é aí que surge a carteira RFID. 

Para que serve uma carteira RFID?

Conforme citado no início do texto, a principal função de uma carteira RFID é a proteção e a segurança de pertences que costumeiramente são guardados na carteira, como cartões de crédito. Também conhecida como carteira antifurto, utiliza da tecnologia RFID para impedir que meios de leitura sem contato acessem os dados dos documentos e cartões que estão dentro da carteira. A tecnologia está presente em uma camada de material que bloqueia as ondas de rádio, criando assim uma barreira que protege o que está no interior do acessório. 

Ou seja, a carteira RFID vale sim a pena, por ser uma alternativa prática e segura de proteger dados e informações privadas, permitindo uma maior tranquilidade ao utilizar cartões com pagamentos por aproximação estando fora de casa, além da utilização de demais documentos que geralmente estão sempre no bolso. 

Quais são os modelos de carteira RFID?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As variações de carteiras RFID são poucas, com cada modelo se diferenciando por apenas pequenos detalhes. Para quem busca por uma opção de carteira antifurto com vários slots para cartões em um modelo seguro para carregá-los, a carteira RFID com zíper é a escolha ideal que equilibra capacidade com segurança. 

Compre agora a carteira RFID com zíper na Amazon 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já para quem busca um modelo compacto, fácil de guardar e prático de usar, o modelo slim – também chamado de mini carteira RFID – é uma ótima opção. Para usos rápidos e frequentes, as carteiras slim costumam conter travas em botão para ejetar o cartão de forma utilitária. 

Compre agora a carteira RFID Slim na Amazon

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, caso a busca seja por uma carteira mais robusta e resistente, que também também se destaca pelo fator visual, os modelos de couro são os principais destaques, principalmente para quem prefere carteiras de flip em relação aos modelos com zíper ou botões.

Compre agora a carteira RFID de couro na Amazon


No Promobit você também encontra as melhores promoções de acessórios para smartphones, podendo economizar ao máximo utilizando também os cupons de desconto Amazon e Aliexpress